As contribuições das atividades de consciência fonológica no processo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria Lúcia Pinto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233993
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
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spelling As contribuições das atividades de consciência fonológica no processo de alfabetizaçãoAlfabetização e LetramentoConsciência fonológicaSistema de Escrita AlfabéticoLeitura e escritaDidáticaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.O presente trabalho tem como finalidade investigar as contribuições das atividades de consciência fonológica no processo de alfabetização de crianças no processo de ensino e aprendizagem do sistema de escrita alfabético. Para isso, apresentamos um inventário das atividades de consciência fonológica realizadas pelas professoras entrevistadas. Como abordagem teórica e metodológica, utilizamos a pesquisa bibliográfica e qualitativa para discutir sobre o conceito de alfabetização e letramento, leitura, escrita e consciência fonológica, consciência fonológica e suas denominações, visando adensar o repertório de interpretação e compreensão acerca das atividades de consciência fonológica no processo de alfabetização. A partir da análise das entrevistas acerca do discurso produzido pelas professoras, são problemativas as contribuições das atividades de consciência fonológica no processo de alfabetização para o aprendizado do sistema de escrita alfabético. Os resultados apontam que, ao manipular com grafemas e fonemas (letras e sons e vice-versa), com vistas ao desenvolvimento da consciência fonológica, as professoras criam contextos educativos amplos que ultrapassam a mera repetição de atividades que isolam a unidade mínima da palavra, tanto do ponto de vista do aspecto fonético quanto gráfico da língua portuguesa.Florianópolis, SCBazzo, Jilvania Lima dos SantosUniversidade Federal de Santa CatarinaMartins, Maria Lúcia Pinto2022-04-12T22:50:20Z2022-04-12T22:50:20Z2021-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis40application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233993info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-04-12T22:50:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/233993Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-04-12T22:50:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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