Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Renato Gil Gomes
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Pocinho, Margarida, Silva, Carla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/192
Resumo: O papel do futuro no comportamento actual dos indivíduos, em particular dos jovens, tem sido alvo de atenção ao longo do tempo, destacando-se aquele que tem vindo a ser um efeito consistente de associação entre, por um lado, a perspectivação e a construção de planos de futuro – expressados pelo conceito de perspectiva temporal de futuro (PTF) – e, por outro, a expressão de comportamentos adaptativos, que contribuem para uma maior adaptação ao meio. Dois dos contextos de estudo em que essa relação é mais abordada são os da educação e da saúde, este último especificamente ao nível da promoção de comportamentos saudáveis e da prevenção de riscos. Tendo em conta estes dois contextos, o presente trabalho pretende sistematizar e discutir um conjunto de dados, resultantes de vários estudos, e que se consideram relevantes para a evidenciação dessa relação.
id RCAP_3864a127b2c245b035b55ee57e7ad187
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/192
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúdeAdaptive behaviour and future time perspective: some evidence from education and health settingsPerspetiva temporal de futuroMotivaçãoComportamento adaptativo.Centro de Artes e HumanidadesO papel do futuro no comportamento actual dos indivíduos, em particular dos jovens, tem sido alvo de atenção ao longo do tempo, destacando-se aquele que tem vindo a ser um efeito consistente de associação entre, por um lado, a perspectivação e a construção de planos de futuro – expressados pelo conceito de perspectiva temporal de futuro (PTF) – e, por outro, a expressão de comportamentos adaptativos, que contribuem para uma maior adaptação ao meio. Dois dos contextos de estudo em que essa relação é mais abordada são os da educação e da saúde, este último especificamente ao nível da promoção de comportamentos saudáveis e da prevenção de riscos. Tendo em conta estes dois contextos, o presente trabalho pretende sistematizar e discutir um conjunto de dados, resultantes de vários estudos, e que se consideram relevantes para a evidenciação dessa relação.DigitUMaCarvalho, Renato Gil GomesPocinho, MargaridaSilva, Carla2011-11-04T14:35:10Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/192porCARVALHO, R.G., POCINHO, M. & SILVA, C, (2010). Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúde, Psicologia: Reflexão e Crítica, 23 (3), 411-418. ISSN0102-7972info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:52:52Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/192Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:55.276166Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúde
Adaptive behaviour and future time perspective: some evidence from education and health settings
title Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúde
spellingShingle Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúde
Carvalho, Renato Gil Gomes
Perspetiva temporal de futuro
Motivação
Comportamento adaptativo
.
Centro de Artes e Humanidades
title_short Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúde
title_full Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúde
title_fullStr Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúde
title_full_unstemmed Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúde
title_sort Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúde
author Carvalho, Renato Gil Gomes
author_facet Carvalho, Renato Gil Gomes
Pocinho, Margarida
Silva, Carla
author_role author
author2 Pocinho, Margarida
Silva, Carla
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Renato Gil Gomes
Pocinho, Margarida
Silva, Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Perspetiva temporal de futuro
Motivação
Comportamento adaptativo
.
Centro de Artes e Humanidades
topic Perspetiva temporal de futuro
Motivação
Comportamento adaptativo
.
Centro de Artes e Humanidades
description O papel do futuro no comportamento actual dos indivíduos, em particular dos jovens, tem sido alvo de atenção ao longo do tempo, destacando-se aquele que tem vindo a ser um efeito consistente de associação entre, por um lado, a perspectivação e a construção de planos de futuro – expressados pelo conceito de perspectiva temporal de futuro (PTF) – e, por outro, a expressão de comportamentos adaptativos, que contribuem para uma maior adaptação ao meio. Dois dos contextos de estudo em que essa relação é mais abordada são os da educação e da saúde, este último especificamente ao nível da promoção de comportamentos saudáveis e da prevenção de riscos. Tendo em conta estes dois contextos, o presente trabalho pretende sistematizar e discutir um conjunto de dados, resultantes de vários estudos, e que se consideram relevantes para a evidenciação dessa relação.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010-01-01T00:00:00Z
2011-11-04T14:35:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/192
url http://hdl.handle.net/10400.13/192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CARVALHO, R.G., POCINHO, M. & SILVA, C, (2010). Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúde, Psicologia: Reflexão e Crítica, 23 (3), 411-418. ISSN
0102-7972
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129899168956416