Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/192 |
Resumo: | O papel do futuro no comportamento actual dos indivíduos, em particular dos jovens, tem sido alvo de atenção ao longo do tempo, destacando-se aquele que tem vindo a ser um efeito consistente de associação entre, por um lado, a perspectivação e a construção de planos de futuro – expressados pelo conceito de perspectiva temporal de futuro (PTF) – e, por outro, a expressão de comportamentos adaptativos, que contribuem para uma maior adaptação ao meio. Dois dos contextos de estudo em que essa relação é mais abordada são os da educação e da saúde, este último especificamente ao nível da promoção de comportamentos saudáveis e da prevenção de riscos. Tendo em conta estes dois contextos, o presente trabalho pretende sistematizar e discutir um conjunto de dados, resultantes de vários estudos, e que se consideram relevantes para a evidenciação dessa relação. |
id |
RCAP_3864a127b2c245b035b55ee57e7ad187 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/192 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúdeAdaptive behaviour and future time perspective: some evidence from education and health settingsPerspetiva temporal de futuroMotivaçãoComportamento adaptativo.Centro de Artes e HumanidadesO papel do futuro no comportamento actual dos indivíduos, em particular dos jovens, tem sido alvo de atenção ao longo do tempo, destacando-se aquele que tem vindo a ser um efeito consistente de associação entre, por um lado, a perspectivação e a construção de planos de futuro – expressados pelo conceito de perspectiva temporal de futuro (PTF) – e, por outro, a expressão de comportamentos adaptativos, que contribuem para uma maior adaptação ao meio. Dois dos contextos de estudo em que essa relação é mais abordada são os da educação e da saúde, este último especificamente ao nível da promoção de comportamentos saudáveis e da prevenção de riscos. Tendo em conta estes dois contextos, o presente trabalho pretende sistematizar e discutir um conjunto de dados, resultantes de vários estudos, e que se consideram relevantes para a evidenciação dessa relação.DigitUMaCarvalho, Renato Gil GomesPocinho, MargaridaSilva, Carla2011-11-04T14:35:10Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/192porCARVALHO, R.G., POCINHO, M. & SILVA, C, (2010). Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúde, Psicologia: Reflexão e Crítica, 23 (3), 411-418. ISSN0102-7972info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:52:52Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/192Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:55.276166Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúde Adaptive behaviour and future time perspective: some evidence from education and health settings |
title |
Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúde |
spellingShingle |
Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúde Carvalho, Renato Gil Gomes Perspetiva temporal de futuro Motivação Comportamento adaptativo . Centro de Artes e Humanidades |
title_short |
Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúde |
title_full |
Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúde |
title_fullStr |
Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúde |
title_full_unstemmed |
Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúde |
title_sort |
Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúde |
author |
Carvalho, Renato Gil Gomes |
author_facet |
Carvalho, Renato Gil Gomes Pocinho, Margarida Silva, Carla |
author_role |
author |
author2 |
Pocinho, Margarida Silva, Carla |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Renato Gil Gomes Pocinho, Margarida Silva, Carla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perspetiva temporal de futuro Motivação Comportamento adaptativo . Centro de Artes e Humanidades |
topic |
Perspetiva temporal de futuro Motivação Comportamento adaptativo . Centro de Artes e Humanidades |
description |
O papel do futuro no comportamento actual dos indivíduos, em particular dos jovens, tem sido alvo de atenção ao longo do tempo, destacando-se aquele que tem vindo a ser um efeito consistente de associação entre, por um lado, a perspectivação e a construção de planos de futuro – expressados pelo conceito de perspectiva temporal de futuro (PTF) – e, por outro, a expressão de comportamentos adaptativos, que contribuem para uma maior adaptação ao meio. Dois dos contextos de estudo em que essa relação é mais abordada são os da educação e da saúde, este último especificamente ao nível da promoção de comportamentos saudáveis e da prevenção de riscos. Tendo em conta estes dois contextos, o presente trabalho pretende sistematizar e discutir um conjunto de dados, resultantes de vários estudos, e que se consideram relevantes para a evidenciação dessa relação. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010-01-01T00:00:00Z 2011-11-04T14:35:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/192 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
CARVALHO, R.G., POCINHO, M. & SILVA, C, (2010). Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúde, Psicologia: Reflexão e Crítica, 23 (3), 411-418. ISSN 0102-7972 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129899168956416 |