Estímulos visuais e produção escrita de escolares com e sem queixas de alterações na escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000300011 |
Resumo: | O presente estudo objetivou verificar a influência de estímulos visuais na produção escrita de escolares com e sem queixas de alterações na escrita. Para tanto, 50 escolares de 4º e 5º anos, divididos em G1 (sem queixas) e G2 (com queixas) foram instruídos a realizar produções escritas com base em dois diferentes estímulos visuais. Utilizou-se para análise dos dados as Competências Comunicativas, sendo que em relação à Genérica, predominou a narração para ambos os estímulos, nos dois grupos. Quanto à Competência Enciclopédica, somente para as figuras em sequência, houve diferença significante. No que diz respeito à Competência Linguística, houve diferença apenas para a Coesão Global. Não houve influência dos estímulos visuais para ambos os grupos. Entretanto, fatores individuais e sociais podem ter influenciado os resultados obtidos. |
id |
UFRGS-5_8ee0854781898db1757218f159d6675a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722013000300011 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estímulos visuais e produção escrita de escolares com e sem queixas de alterações na escritaEducaçãoescrita manualavaliaçãoescolaridadenarraçãoO presente estudo objetivou verificar a influência de estímulos visuais na produção escrita de escolares com e sem queixas de alterações na escrita. Para tanto, 50 escolares de 4º e 5º anos, divididos em G1 (sem queixas) e G2 (com queixas) foram instruídos a realizar produções escritas com base em dois diferentes estímulos visuais. Utilizou-se para análise dos dados as Competências Comunicativas, sendo que em relação à Genérica, predominou a narração para ambos os estímulos, nos dois grupos. Quanto à Competência Enciclopédica, somente para as figuras em sequência, houve diferença significante. No que diz respeito à Competência Linguística, houve diferença apenas para a Coesão Global. Não houve influência dos estímulos visuais para ambos os grupos. Entretanto, fatores individuais e sociais podem ter influenciado os resultados obtidos.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000300011Psicologia: Reflexão e Crítica v.26 n.3 2013reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722013000300011info:eu-repo/semantics/openAccessCárnio,Maria SilviaCasemiro,Juliana RamosRibeiro,Karen BarrosSoares,Aparecido José Coutopor2013-11-18T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722013000300011Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2013-11-18T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estímulos visuais e produção escrita de escolares com e sem queixas de alterações na escrita |
title |
Estímulos visuais e produção escrita de escolares com e sem queixas de alterações na escrita |
spellingShingle |
Estímulos visuais e produção escrita de escolares com e sem queixas de alterações na escrita Cárnio,Maria Silvia Educação escrita manual avaliação escolaridade narração |
title_short |
Estímulos visuais e produção escrita de escolares com e sem queixas de alterações na escrita |
title_full |
Estímulos visuais e produção escrita de escolares com e sem queixas de alterações na escrita |
title_fullStr |
Estímulos visuais e produção escrita de escolares com e sem queixas de alterações na escrita |
title_full_unstemmed |
Estímulos visuais e produção escrita de escolares com e sem queixas de alterações na escrita |
title_sort |
Estímulos visuais e produção escrita de escolares com e sem queixas de alterações na escrita |
author |
Cárnio,Maria Silvia |
author_facet |
Cárnio,Maria Silvia Casemiro,Juliana Ramos Ribeiro,Karen Barros Soares,Aparecido José Couto |
author_role |
author |
author2 |
Casemiro,Juliana Ramos Ribeiro,Karen Barros Soares,Aparecido José Couto |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cárnio,Maria Silvia Casemiro,Juliana Ramos Ribeiro,Karen Barros Soares,Aparecido José Couto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação escrita manual avaliação escolaridade narração |
topic |
Educação escrita manual avaliação escolaridade narração |
description |
O presente estudo objetivou verificar a influência de estímulos visuais na produção escrita de escolares com e sem queixas de alterações na escrita. Para tanto, 50 escolares de 4º e 5º anos, divididos em G1 (sem queixas) e G2 (com queixas) foram instruídos a realizar produções escritas com base em dois diferentes estímulos visuais. Utilizou-se para análise dos dados as Competências Comunicativas, sendo que em relação à Genérica, predominou a narração para ambos os estímulos, nos dois grupos. Quanto à Competência Enciclopédica, somente para as figuras em sequência, houve diferença significante. No que diz respeito à Competência Linguística, houve diferença apenas para a Coesão Global. Não houve influência dos estímulos visuais para ambos os grupos. Entretanto, fatores individuais e sociais podem ter influenciado os resultados obtidos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000300011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000300011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722013000300011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.26 n.3 2013 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134865300291584 |