Práticas de narrativas escritas em estudantes do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pró-fono (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000400003 |
Resumo: | TEMA: promoção de um programa de narrativas escritas na terceira série do ensino fundamental. OBJETIVO: analisar duas propostas de trabalho com práticas de narrativas escritas com a finalidade de verificar quais recursos seriam mais eficientes para beneficiar estudantes de terceira série do Ensino Fundamental na elaboração da produção de textos. MÉTODO: foram selecionados 60 escolares de duas classes da terceira série de uma escola estadual da cidade de São Paulo. Para fins de análise, os escolares foram divididos em dois grupos (Grupo A e Grupo B); foram utilizados 14 livros de histórias infantis. No Grupo A, a história era contada oralmente de modo coloquial pelos pesquisadores, mantendo-se o papel de narrador e a estrutura original do autor. No Grupo B, a história era lida na íntegra. O livro era projetado numa tela por meio de recurso de retroprojeção e lido em voz alta para que os estudantes acompanhassem a leitura e observassem as ilustrações correspondentes. Recursos de mudança de voz nos diálogos dos personagens foram utilizados. RESULTADOS: na comparação geral, encontraram-se resultados estatisticamente significantes para o momento (inicial e final) e para interação entre grupos. Observou-se que em ambos os grupos houve um crescimento substancial entre início e final. CONCLUSÃO: o Programa de Promoção de Narrativas Escritas com base na leitura compartilhada dos livros infantis constitui-se em uma estratégia mais eficiente do que contar das histórias por meio de uma linguagem única. |
id |
PFPEF-1_a9c8a6ede1eefc9d953691d482c5bfcd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-56872010000400003 |
network_acronym_str |
PFPEF-1 |
network_name_str |
Pró-fono (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de narrativas escritas em estudantes do ensino fundamentalLinguagemNarraçãoEscrita ManualEducaçãoTEMA: promoção de um programa de narrativas escritas na terceira série do ensino fundamental. OBJETIVO: analisar duas propostas de trabalho com práticas de narrativas escritas com a finalidade de verificar quais recursos seriam mais eficientes para beneficiar estudantes de terceira série do Ensino Fundamental na elaboração da produção de textos. MÉTODO: foram selecionados 60 escolares de duas classes da terceira série de uma escola estadual da cidade de São Paulo. Para fins de análise, os escolares foram divididos em dois grupos (Grupo A e Grupo B); foram utilizados 14 livros de histórias infantis. No Grupo A, a história era contada oralmente de modo coloquial pelos pesquisadores, mantendo-se o papel de narrador e a estrutura original do autor. No Grupo B, a história era lida na íntegra. O livro era projetado numa tela por meio de recurso de retroprojeção e lido em voz alta para que os estudantes acompanhassem a leitura e observassem as ilustrações correspondentes. Recursos de mudança de voz nos diálogos dos personagens foram utilizados. RESULTADOS: na comparação geral, encontraram-se resultados estatisticamente significantes para o momento (inicial e final) e para interação entre grupos. Observou-se que em ambos os grupos houve um crescimento substancial entre início e final. CONCLUSÃO: o Programa de Promoção de Narrativas Escritas com base na leitura compartilhada dos livros infantis constitui-se em uma estratégia mais eficiente do que contar das histórias por meio de uma linguagem única.Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000400003Pró-Fono Revista de Atualização Científica v.22 n.4 2010reponame:Pró-fono (Online)instname:Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)instacron:PFPEF10.1590/S0104-56872010000400003info:eu-repo/semantics/openAccessRomano-Soares,SoraiaSoares,Aparecido José CoutoCárnio,Maria Silviapor2011-01-14T00:00:00Zoai:scielo:S0104-56872010000400003Revistahttps://www.scielo.br/j/pfono/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@profono.com.br1809-399X0104-5687opendoar:2011-01-14T00:00Pró-fono (Online) - Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de narrativas escritas em estudantes do ensino fundamental |
title |
Práticas de narrativas escritas em estudantes do ensino fundamental |
spellingShingle |
Práticas de narrativas escritas em estudantes do ensino fundamental Romano-Soares,Soraia Linguagem Narração Escrita Manual Educação |
title_short |
Práticas de narrativas escritas em estudantes do ensino fundamental |
title_full |
Práticas de narrativas escritas em estudantes do ensino fundamental |
title_fullStr |
Práticas de narrativas escritas em estudantes do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Práticas de narrativas escritas em estudantes do ensino fundamental |
title_sort |
Práticas de narrativas escritas em estudantes do ensino fundamental |
author |
Romano-Soares,Soraia |
author_facet |
Romano-Soares,Soraia Soares,Aparecido José Couto Cárnio,Maria Silvia |
author_role |
author |
author2 |
Soares,Aparecido José Couto Cárnio,Maria Silvia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Romano-Soares,Soraia Soares,Aparecido José Couto Cárnio,Maria Silvia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem Narração Escrita Manual Educação |
topic |
Linguagem Narração Escrita Manual Educação |
description |
TEMA: promoção de um programa de narrativas escritas na terceira série do ensino fundamental. OBJETIVO: analisar duas propostas de trabalho com práticas de narrativas escritas com a finalidade de verificar quais recursos seriam mais eficientes para beneficiar estudantes de terceira série do Ensino Fundamental na elaboração da produção de textos. MÉTODO: foram selecionados 60 escolares de duas classes da terceira série de uma escola estadual da cidade de São Paulo. Para fins de análise, os escolares foram divididos em dois grupos (Grupo A e Grupo B); foram utilizados 14 livros de histórias infantis. No Grupo A, a história era contada oralmente de modo coloquial pelos pesquisadores, mantendo-se o papel de narrador e a estrutura original do autor. No Grupo B, a história era lida na íntegra. O livro era projetado numa tela por meio de recurso de retroprojeção e lido em voz alta para que os estudantes acompanhassem a leitura e observassem as ilustrações correspondentes. Recursos de mudança de voz nos diálogos dos personagens foram utilizados. RESULTADOS: na comparação geral, encontraram-se resultados estatisticamente significantes para o momento (inicial e final) e para interação entre grupos. Observou-se que em ambos os grupos houve um crescimento substancial entre início e final. CONCLUSÃO: o Programa de Promoção de Narrativas Escritas com base na leitura compartilhada dos livros infantis constitui-se em uma estratégia mais eficiente do que contar das histórias por meio de uma linguagem única. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000400003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000400003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-56872010000400003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pró-Fono Revista de Atualização Científica v.22 n.4 2010 reponame:Pró-fono (Online) instname:Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF) instacron:PFPEF |
instname_str |
Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF) |
instacron_str |
PFPEF |
institution |
PFPEF |
reponame_str |
Pró-fono (Online) |
collection |
Pró-fono (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pró-fono (Online) - Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@profono.com.br |
_version_ |
1754821083689648128 |