Responder por exclusão em crianças de 2 a 3 anos em uma situação de brincadeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000200021 |
Resumo: | O responder por "exclusão', que se supõe ser um dos mecanismos pelos quais crianças aprendem a relacionar palavras novas a objetos ou eventos, tem sido amplamente replicado em situação de laboratório. O presente estudo, conduzido com seis crianças, teve por objetivo investigar o responder por exclusão em um contexto de brincadeira, com estímulos manipuláveis, e verificar se este contexto favorece a aprendizagem da relação nome - objeto, após uma única tentativa de exclusão. Em cada tentativa o experimentador falava o nome de um brinquedo conhecido e a tarefa da criança era pegá-lo e jogá-lo dentro de uma caixa grande, disposta à frente da criança. Em meio a essas tentativas, eram introduzidas três sondas de exclusão (o nome falado era novo e havia um brinquedo novo exposto no ambiente); três outras sondas verificavam se a relação entre o nome e o brinquedo havia sido aprendida. Todas as crianças responderam por exclusão, mas somente uma mostrou aprendizagem após uma única tentativa. |
id |
UFRGS-5_91a4dcce3592c588e605852eb4bc3ac1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722007000200021 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Responder por exclusão em crianças de 2 a 3 anos em uma situação de brincadeiraResponder por exclusãoaprendizagem após uma única tentativacrianças pequenassituação de brincadeiraO responder por "exclusão', que se supõe ser um dos mecanismos pelos quais crianças aprendem a relacionar palavras novas a objetos ou eventos, tem sido amplamente replicado em situação de laboratório. O presente estudo, conduzido com seis crianças, teve por objetivo investigar o responder por exclusão em um contexto de brincadeira, com estímulos manipuláveis, e verificar se este contexto favorece a aprendizagem da relação nome - objeto, após uma única tentativa de exclusão. Em cada tentativa o experimentador falava o nome de um brinquedo conhecido e a tarefa da criança era pegá-lo e jogá-lo dentro de uma caixa grande, disposta à frente da criança. Em meio a essas tentativas, eram introduzidas três sondas de exclusão (o nome falado era novo e havia um brinquedo novo exposto no ambiente); três outras sondas verificavam se a relação entre o nome e o brinquedo havia sido aprendida. Todas as crianças responderam por exclusão, mas somente uma mostrou aprendizagem após uma única tentativa.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000200021Psicologia: Reflexão e Crítica v.20 n.2 2007reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722007000200021info:eu-repo/semantics/openAccessDomeniconi,CamilaCosta,Aline R. A.Souza,Deisy G. deRose,Júlio C. depor2007-12-14T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722007000200021Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2007-12-14T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Responder por exclusão em crianças de 2 a 3 anos em uma situação de brincadeira |
title |
Responder por exclusão em crianças de 2 a 3 anos em uma situação de brincadeira |
spellingShingle |
Responder por exclusão em crianças de 2 a 3 anos em uma situação de brincadeira Domeniconi,Camila Responder por exclusão aprendizagem após uma única tentativa crianças pequenas situação de brincadeira |
title_short |
Responder por exclusão em crianças de 2 a 3 anos em uma situação de brincadeira |
title_full |
Responder por exclusão em crianças de 2 a 3 anos em uma situação de brincadeira |
title_fullStr |
Responder por exclusão em crianças de 2 a 3 anos em uma situação de brincadeira |
title_full_unstemmed |
Responder por exclusão em crianças de 2 a 3 anos em uma situação de brincadeira |
title_sort |
Responder por exclusão em crianças de 2 a 3 anos em uma situação de brincadeira |
author |
Domeniconi,Camila |
author_facet |
Domeniconi,Camila Costa,Aline R. A. Souza,Deisy G. de Rose,Júlio C. de |
author_role |
author |
author2 |
Costa,Aline R. A. Souza,Deisy G. de Rose,Júlio C. de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domeniconi,Camila Costa,Aline R. A. Souza,Deisy G. de Rose,Júlio C. de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responder por exclusão aprendizagem após uma única tentativa crianças pequenas situação de brincadeira |
topic |
Responder por exclusão aprendizagem após uma única tentativa crianças pequenas situação de brincadeira |
description |
O responder por "exclusão', que se supõe ser um dos mecanismos pelos quais crianças aprendem a relacionar palavras novas a objetos ou eventos, tem sido amplamente replicado em situação de laboratório. O presente estudo, conduzido com seis crianças, teve por objetivo investigar o responder por exclusão em um contexto de brincadeira, com estímulos manipuláveis, e verificar se este contexto favorece a aprendizagem da relação nome - objeto, após uma única tentativa de exclusão. Em cada tentativa o experimentador falava o nome de um brinquedo conhecido e a tarefa da criança era pegá-lo e jogá-lo dentro de uma caixa grande, disposta à frente da criança. Em meio a essas tentativas, eram introduzidas três sondas de exclusão (o nome falado era novo e havia um brinquedo novo exposto no ambiente); três outras sondas verificavam se a relação entre o nome e o brinquedo havia sido aprendida. Todas as crianças responderam por exclusão, mas somente uma mostrou aprendizagem após uma única tentativa. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000200021 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000200021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722007000200021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.20 n.2 2007 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134863452700672 |