Propriedades psicométricas da prova de reconhecimento de palavras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000200003 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo apresentar dados relativos à fidelidade e validade da Prova de Reconhecimento de Palavras (PRP), destinada a alunos dos 4 primeiros anos de escolaridade. A prova é constituída por 40 palavras regulares de 2 e 3 sílabas. Realizaram-se dois estudos. Um primeiro, com 328 alunos, e um segundo com 3.131. Os coeficientes de consistência interna foram elevados nos 4 anos (variando entre 0,96 e 0,98). A diferença na média de desempenho entre anos foi estatisticamente significativa, com valores moderados de magnitude do efeito. Não se encontraram diferenças estatisticamente significativas entre sexos. As correlações com critérios externos foram positivas e estatisticamente significativas. Os dados da AFC são ambíguos, apontando para a necessidade de realização novos estudos. |
id |
UFRGS-5_93c8869daf3086f3269d727ec174aa96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722013000200003 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Propriedades psicométricas da prova de reconhecimento de palavrasLeiturareconhecimento de palavrasavaliação psicológicaEste estudo tem por objetivo apresentar dados relativos à fidelidade e validade da Prova de Reconhecimento de Palavras (PRP), destinada a alunos dos 4 primeiros anos de escolaridade. A prova é constituída por 40 palavras regulares de 2 e 3 sílabas. Realizaram-se dois estudos. Um primeiro, com 328 alunos, e um segundo com 3.131. Os coeficientes de consistência interna foram elevados nos 4 anos (variando entre 0,96 e 0,98). A diferença na média de desempenho entre anos foi estatisticamente significativa, com valores moderados de magnitude do efeito. Não se encontraram diferenças estatisticamente significativas entre sexos. As correlações com critérios externos foram positivas e estatisticamente significativas. Os dados da AFC são ambíguos, apontando para a necessidade de realização novos estudos.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000200003Psicologia: Reflexão e Crítica v.26 n.2 2013reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722013000200003info:eu-repo/semantics/openAccessViana,Fernanda LeopoldinaRibeiro,Iolanda da SilvaMaia,JoséSantos,Sandrapor2013-07-19T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722013000200003Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2013-07-19T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Propriedades psicométricas da prova de reconhecimento de palavras |
title |
Propriedades psicométricas da prova de reconhecimento de palavras |
spellingShingle |
Propriedades psicométricas da prova de reconhecimento de palavras Viana,Fernanda Leopoldina Leitura reconhecimento de palavras avaliação psicológica |
title_short |
Propriedades psicométricas da prova de reconhecimento de palavras |
title_full |
Propriedades psicométricas da prova de reconhecimento de palavras |
title_fullStr |
Propriedades psicométricas da prova de reconhecimento de palavras |
title_full_unstemmed |
Propriedades psicométricas da prova de reconhecimento de palavras |
title_sort |
Propriedades psicométricas da prova de reconhecimento de palavras |
author |
Viana,Fernanda Leopoldina |
author_facet |
Viana,Fernanda Leopoldina Ribeiro,Iolanda da Silva Maia,José Santos,Sandra |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro,Iolanda da Silva Maia,José Santos,Sandra |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana,Fernanda Leopoldina Ribeiro,Iolanda da Silva Maia,José Santos,Sandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura reconhecimento de palavras avaliação psicológica |
topic |
Leitura reconhecimento de palavras avaliação psicológica |
description |
Este estudo tem por objetivo apresentar dados relativos à fidelidade e validade da Prova de Reconhecimento de Palavras (PRP), destinada a alunos dos 4 primeiros anos de escolaridade. A prova é constituída por 40 palavras regulares de 2 e 3 sílabas. Realizaram-se dois estudos. Um primeiro, com 328 alunos, e um segundo com 3.131. Os coeficientes de consistência interna foram elevados nos 4 anos (variando entre 0,96 e 0,98). A diferença na média de desempenho entre anos foi estatisticamente significativa, com valores moderados de magnitude do efeito. Não se encontraram diferenças estatisticamente significativas entre sexos. As correlações com critérios externos foram positivas e estatisticamente significativas. Os dados da AFC são ambíguos, apontando para a necessidade de realização novos estudos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000200003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000200003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722013000200003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.26 n.2 2013 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134865259397120 |