Propriedades psicométricas da prova de reconhecimento de palavras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Fernanda Leopoldina
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ribeiro, Iolanda, Maia, José, Santos, Sandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/63039
Resumo: Este estudo tem por objetivo apresentar dados relativos à fidelidade e validade da Prova de Reconhecimento de Palavras (PRP), destinada a alunos dos 4 primeiros anos de escolaridade. A prova é constituída por 40 palavras regulares de 2 e 3 sílabas. Realizaram-se dois estudos. Um primeiro, com 328 alunos, e um segundo com 3.131. Os coeficientes de consistência interna foram elevados nos 4 anos (variando entre 0,96 e 0,98). A diferença na média de desempenho entre anos foi estatisticamente significativa, com valores moderados de magnitude do efeito. Não se encontraram diferenças estatisticamente significativas entre sexos. As correlações com critérios externos foram positivas e estatisticamente significativas. Os dados da AFC são ambíguos, apontando para a necessidade de realização novos estudos.
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