Construção de uma tarefa de leitura em voz alta de palavras: análise psicométrica dos itens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lúcio,Patrícia Silva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Moura,Ricardo José de, Nascimento,Elizabeth do, Pinheiro,Ângela Maria Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000400005
Resumo: O estudo descreve a análise dos itens que irão compor uma tarefa de leitura em voz alta de palavras isoladas. Um grupo de crianças do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental leu, por meio de microcomputadores, uma lista contendo 323 palavras de baixa frequência. Foram selecionados 112 itens-candidatos que apresentaram índices adequados de dificuldade, discriminação, correlação item-total e consistência interna. A análise mostrou que a maioria das palavras apresentou níveis de dificuldade baixos, mas paralelamente produziu níveis adequados de discriminação e de correlação item-total. Elevados índices de consistência interna foram obtidos, indicando a homogeneidade da tarefa e a unidimensionalidade do construto avaliado. Considerações de Embretson (1983) sobre as pesquisas de representação do construto e de intervalo nomotético são discutidas.
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