Desenvolvimento e contexto sociocultural: a gênese da atividade mediada nas interações iniciais mãe-bebê
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Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000200005 |
Resumo: | Questões relacionadas ao desenvolvimento humano no contexto sociocultural são discutidas, utilizando-se a noção de atividade mediada como unidade de análise dos processos psicológicos humanos que não dissocia o plano individual do social. A tendência de não se analisar suficientemente as implicações teóricas de um corpo crescente de evidências empíricas sobre as interações precoces mãe-bebê é questionada. A abordagem sócio cultural e um esboço de modelo de contexto sociocultural para estudos de desenvolvimento são apresentados como alternativa para integração de algumas dessas evidências. Argumenta-se que interações mãe-bebê constituem a matriz da atividade mediada e a gênese dos processos psicológicos. São interpretados alguns dados de um estudo observacional de 30 díades mãe-bebê. Acredita-se que esta articulação teórica e interpretação de dados empíricos pode ser fértil e contribuir para a compreensão do desenvolvimento infantil inicial. |
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