Treino de memória episódica com ênfase em categorização para idosos sem demência e depressão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,Fabiana Castillo Roda
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Neri,Anita Liberalesso, Yassuda,Mônica Sanches
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200014
Resumo: Com o envelhecimento, podem ocorrer alterações cognitivas, especialmente, na memória. Ao mesmo tempo, as pesquisas apontam a possibilidade de melhorar a capacidade da memória por meio de treino cognitivo. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do treino de memória episódica com idosos saudáveis brasileiros. Cinqüenta e sete idosos recrutados foram divididos aleatoriamente em grupo controle (GCO= 26) e grupo experimental (GEX= 31). Os participantes do grupo GEX participaram do pré-teste, seguido de cinco sessões de treino de memória episódica, nas quais foram instruídos a categorizar listas de supermercado e figuras, e do pós-teste. Os resultados indicaram que o treino de memória episódica envolvendo a aprendizagem e a prática com a estratégia de categorização promoveu melhora significativa no desempenho em tarefa de memória episódica e um maior uso da estratégia treinada.
id UFRGS-5_a81a0e39b2b425b51454abbebdfc1ad1
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722010000200014
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Treino de memória episódica com ênfase em categorização para idosos sem demência e depressãoMemóriaTreino de memóriaIdosoCategorizaçãoCom o envelhecimento, podem ocorrer alterações cognitivas, especialmente, na memória. Ao mesmo tempo, as pesquisas apontam a possibilidade de melhorar a capacidade da memória por meio de treino cognitivo. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do treino de memória episódica com idosos saudáveis brasileiros. Cinqüenta e sete idosos recrutados foram divididos aleatoriamente em grupo controle (GCO= 26) e grupo experimental (GEX= 31). Os participantes do grupo GEX participaram do pré-teste, seguido de cinco sessões de treino de memória episódica, nas quais foram instruídos a categorizar listas de supermercado e figuras, e do pós-teste. Os resultados indicaram que o treino de memória episódica envolvendo a aprendizagem e a prática com a estratégia de categorização promoveu melhora significativa no desempenho em tarefa de memória episódica e um maior uso da estratégia treinada.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200014Psicologia: Reflexão e Crítica v.23 n.2 2010reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722010000200014info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Fabiana Castillo RodaNeri,Anita LiberalessoYassuda,Mônica Sanchespor2010-09-17T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722010000200014Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2010-09-17T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Treino de memória episódica com ênfase em categorização para idosos sem demência e depressão
title Treino de memória episódica com ênfase em categorização para idosos sem demência e depressão
spellingShingle Treino de memória episódica com ênfase em categorização para idosos sem demência e depressão
Carvalho,Fabiana Castillo Roda
Memória
Treino de memória
Idoso
Categorização
title_short Treino de memória episódica com ênfase em categorização para idosos sem demência e depressão
title_full Treino de memória episódica com ênfase em categorização para idosos sem demência e depressão
title_fullStr Treino de memória episódica com ênfase em categorização para idosos sem demência e depressão
title_full_unstemmed Treino de memória episódica com ênfase em categorização para idosos sem demência e depressão
title_sort Treino de memória episódica com ênfase em categorização para idosos sem demência e depressão
author Carvalho,Fabiana Castillo Roda
author_facet Carvalho,Fabiana Castillo Roda
Neri,Anita Liberalesso
Yassuda,Mônica Sanches
author_role author
author2 Neri,Anita Liberalesso
Yassuda,Mônica Sanches
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,Fabiana Castillo Roda
Neri,Anita Liberalesso
Yassuda,Mônica Sanches
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Treino de memória
Idoso
Categorização
topic Memória
Treino de memória
Idoso
Categorização
description Com o envelhecimento, podem ocorrer alterações cognitivas, especialmente, na memória. Ao mesmo tempo, as pesquisas apontam a possibilidade de melhorar a capacidade da memória por meio de treino cognitivo. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do treino de memória episódica com idosos saudáveis brasileiros. Cinqüenta e sete idosos recrutados foram divididos aleatoriamente em grupo controle (GCO= 26) e grupo experimental (GEX= 31). Os participantes do grupo GEX participaram do pré-teste, seguido de cinco sessões de treino de memória episódica, nas quais foram instruídos a categorizar listas de supermercado e figuras, e do pós-teste. Os resultados indicaram que o treino de memória episódica envolvendo a aprendizagem e a prática com a estratégia de categorização promoveu melhora significativa no desempenho em tarefa de memória episódica e um maior uso da estratégia treinada.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722010000200014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.23 n.2 2010
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134864340844544