Efeitos de um treino de atenção, memória e funções executivas na cognição de idosos saudáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Irigaray,Tatiana Quarti
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gomes Filho,Irenio, Schneider,Rodolfo Herberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100023
Resumo: INTRODUÇÃO: Estudos mostram declínio significativo em funções cognitivas, como memória, atenção e funções executivas ao longo do processo de envelhecimento normal. OBJETIVO: Verificar os efeitos de um treino de atenção, memória e funções executivas na cognição de idosos saudáveis. MÉTODOS: 76 idosos saudáveis, divididos em grupo experimental (GE) e grupo controle (GC), cada um com 38 indivíduos. O GE recebeu doze sessões de treino de atenção, memória e funções executivas. RESULTADOS: O GE no pós-teste apresentou melhor desempenho em tarefas de atenção, memória de trabalho, linguagem (inferências e escrita espontânea), praxia construcional, resolução de problemas e funções executivas. Conclusão: O treino revelou resultados significativos para uma intervenção de doze sessões, indicando que idosos saudáveis podem melhorar seu desempenho cognitivo.
id UFRGS-5_efd04dab3b9c2b8cddf63d18ab30c5b9
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722012000100023
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Efeitos de um treino de atenção, memória e funções executivas na cognição de idosos saudáveisTreino cognitivoidososmemóriaatençãofunções executivasINTRODUÇÃO: Estudos mostram declínio significativo em funções cognitivas, como memória, atenção e funções executivas ao longo do processo de envelhecimento normal. OBJETIVO: Verificar os efeitos de um treino de atenção, memória e funções executivas na cognição de idosos saudáveis. MÉTODOS: 76 idosos saudáveis, divididos em grupo experimental (GE) e grupo controle (GC), cada um com 38 indivíduos. O GE recebeu doze sessões de treino de atenção, memória e funções executivas. RESULTADOS: O GE no pós-teste apresentou melhor desempenho em tarefas de atenção, memória de trabalho, linguagem (inferências e escrita espontânea), praxia construcional, resolução de problemas e funções executivas. Conclusão: O treino revelou resultados significativos para uma intervenção de doze sessões, indicando que idosos saudáveis podem melhorar seu desempenho cognitivo.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100023Psicologia: Reflexão e Crítica v.25 n.1 2012reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722012000100023info:eu-repo/semantics/openAccessIrigaray,Tatiana QuartiGomes Filho,IrenioSchneider,Rodolfo Herbertopor2012-05-04T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722012000100023Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2012-05-04T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos de um treino de atenção, memória e funções executivas na cognição de idosos saudáveis
title Efeitos de um treino de atenção, memória e funções executivas na cognição de idosos saudáveis
spellingShingle Efeitos de um treino de atenção, memória e funções executivas na cognição de idosos saudáveis
Irigaray,Tatiana Quarti
Treino cognitivo
idosos
memória
atenção
funções executivas
title_short Efeitos de um treino de atenção, memória e funções executivas na cognição de idosos saudáveis
title_full Efeitos de um treino de atenção, memória e funções executivas na cognição de idosos saudáveis
title_fullStr Efeitos de um treino de atenção, memória e funções executivas na cognição de idosos saudáveis
title_full_unstemmed Efeitos de um treino de atenção, memória e funções executivas na cognição de idosos saudáveis
title_sort Efeitos de um treino de atenção, memória e funções executivas na cognição de idosos saudáveis
author Irigaray,Tatiana Quarti
author_facet Irigaray,Tatiana Quarti
Gomes Filho,Irenio
Schneider,Rodolfo Herberto
author_role author
author2 Gomes Filho,Irenio
Schneider,Rodolfo Herberto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Irigaray,Tatiana Quarti
Gomes Filho,Irenio
Schneider,Rodolfo Herberto
dc.subject.por.fl_str_mv Treino cognitivo
idosos
memória
atenção
funções executivas
topic Treino cognitivo
idosos
memória
atenção
funções executivas
description INTRODUÇÃO: Estudos mostram declínio significativo em funções cognitivas, como memória, atenção e funções executivas ao longo do processo de envelhecimento normal. OBJETIVO: Verificar os efeitos de um treino de atenção, memória e funções executivas na cognição de idosos saudáveis. MÉTODOS: 76 idosos saudáveis, divididos em grupo experimental (GE) e grupo controle (GC), cada um com 38 indivíduos. O GE recebeu doze sessões de treino de atenção, memória e funções executivas. RESULTADOS: O GE no pós-teste apresentou melhor desempenho em tarefas de atenção, memória de trabalho, linguagem (inferências e escrita espontânea), praxia construcional, resolução de problemas e funções executivas. Conclusão: O treino revelou resultados significativos para uma intervenção de doze sessões, indicando que idosos saudáveis podem melhorar seu desempenho cognitivo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100023
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722012000100023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.25 n.1 2012
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134864839966720