Efeitos de um treino de atenção, memória e funções executivas na cognição de idosos saudáveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100023 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: Estudos mostram declínio significativo em funções cognitivas, como memória, atenção e funções executivas ao longo do processo de envelhecimento normal. OBJETIVO: Verificar os efeitos de um treino de atenção, memória e funções executivas na cognição de idosos saudáveis. MÉTODOS: 76 idosos saudáveis, divididos em grupo experimental (GE) e grupo controle (GC), cada um com 38 indivíduos. O GE recebeu doze sessões de treino de atenção, memória e funções executivas. RESULTADOS: O GE no pós-teste apresentou melhor desempenho em tarefas de atenção, memória de trabalho, linguagem (inferências e escrita espontânea), praxia construcional, resolução de problemas e funções executivas. Conclusão: O treino revelou resultados significativos para uma intervenção de doze sessões, indicando que idosos saudáveis podem melhorar seu desempenho cognitivo. |
id |
UFRGS-5_efd04dab3b9c2b8cddf63d18ab30c5b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722012000100023 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeitos de um treino de atenção, memória e funções executivas na cognição de idosos saudáveisTreino cognitivoidososmemóriaatençãofunções executivasINTRODUÇÃO: Estudos mostram declínio significativo em funções cognitivas, como memória, atenção e funções executivas ao longo do processo de envelhecimento normal. OBJETIVO: Verificar os efeitos de um treino de atenção, memória e funções executivas na cognição de idosos saudáveis. MÉTODOS: 76 idosos saudáveis, divididos em grupo experimental (GE) e grupo controle (GC), cada um com 38 indivíduos. O GE recebeu doze sessões de treino de atenção, memória e funções executivas. RESULTADOS: O GE no pós-teste apresentou melhor desempenho em tarefas de atenção, memória de trabalho, linguagem (inferências e escrita espontânea), praxia construcional, resolução de problemas e funções executivas. Conclusão: O treino revelou resultados significativos para uma intervenção de doze sessões, indicando que idosos saudáveis podem melhorar seu desempenho cognitivo.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100023Psicologia: Reflexão e Crítica v.25 n.1 2012reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722012000100023info:eu-repo/semantics/openAccessIrigaray,Tatiana QuartiGomes Filho,IrenioSchneider,Rodolfo Herbertopor2012-05-04T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722012000100023Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2012-05-04T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos de um treino de atenção, memória e funções executivas na cognição de idosos saudáveis |
title |
Efeitos de um treino de atenção, memória e funções executivas na cognição de idosos saudáveis |
spellingShingle |
Efeitos de um treino de atenção, memória e funções executivas na cognição de idosos saudáveis Irigaray,Tatiana Quarti Treino cognitivo idosos memória atenção funções executivas |
title_short |
Efeitos de um treino de atenção, memória e funções executivas na cognição de idosos saudáveis |
title_full |
Efeitos de um treino de atenção, memória e funções executivas na cognição de idosos saudáveis |
title_fullStr |
Efeitos de um treino de atenção, memória e funções executivas na cognição de idosos saudáveis |
title_full_unstemmed |
Efeitos de um treino de atenção, memória e funções executivas na cognição de idosos saudáveis |
title_sort |
Efeitos de um treino de atenção, memória e funções executivas na cognição de idosos saudáveis |
author |
Irigaray,Tatiana Quarti |
author_facet |
Irigaray,Tatiana Quarti Gomes Filho,Irenio Schneider,Rodolfo Herberto |
author_role |
author |
author2 |
Gomes Filho,Irenio Schneider,Rodolfo Herberto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Irigaray,Tatiana Quarti Gomes Filho,Irenio Schneider,Rodolfo Herberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Treino cognitivo idosos memória atenção funções executivas |
topic |
Treino cognitivo idosos memória atenção funções executivas |
description |
INTRODUÇÃO: Estudos mostram declínio significativo em funções cognitivas, como memória, atenção e funções executivas ao longo do processo de envelhecimento normal. OBJETIVO: Verificar os efeitos de um treino de atenção, memória e funções executivas na cognição de idosos saudáveis. MÉTODOS: 76 idosos saudáveis, divididos em grupo experimental (GE) e grupo controle (GC), cada um com 38 indivíduos. O GE recebeu doze sessões de treino de atenção, memória e funções executivas. RESULTADOS: O GE no pós-teste apresentou melhor desempenho em tarefas de atenção, memória de trabalho, linguagem (inferências e escrita espontânea), praxia construcional, resolução de problemas e funções executivas. Conclusão: O treino revelou resultados significativos para uma intervenção de doze sessões, indicando que idosos saudáveis podem melhorar seu desempenho cognitivo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100023 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722012000100023 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.25 n.1 2012 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134864839966720 |