Relação entre consciência morfológica e leitura contextual medida pelo teste de Cloze

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota,Márcia Maria Peruzzi Elia da
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Lisboa,Rafaela, Dias,Jaqueline, Gontijo,Rhaisa, Paiva,Nádia, Mansur-Lisboa,Stella, Silva,Danielle Andrade, Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000200008
Resumo: Consciência morfológica é a habilidade de refletir sobre os morfemas que compõem as palavras. Esta habilidade está associada à leitura e escrita e parece ser particularmente importante para compreensão de texto e leitura contextual, visto que além das informações fonológicas, informações sintático-semânticas devem ser utilizadas. Este estudo se propôs a investigar a relação entre a consciência morfológica e a compreensão de texto medida pelo Cloze. Na primeira parte foi explorada a relação entre as tarefas de consciência morfológica e os escores no Cloze através de correlações simples e, na segunda parte, averiguou-se a especificidade desta relação. Os resultados mostram que a consciência morfológica está associada à leitura contextual no português e que, até certo ponto, essa contribuição é independente do processamento fonológico.
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