Leitura contextual e processamento metalingüístico no português do Brasil: um estudo longitudinal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100014 |
Resumo: | Habilidade metalingüística é a habilidade de refletir sobre a linguagem como objeto do pensamento. Dentre as habilidades metalingüísticas duas parecem estar associadas à leitura e a escrita: a consciência morfológica e consciência fonológica. Consciência fonológica é a habilidade de refletir sobre os fonemas que compõem a fala e a consciência morfológica é a habilidade de refletir sobre os morfemas que compõem as palavras. Esta última parece ser particularmente importante para compreensão de texto e leitura contextual, visto que além das informações fonológicas, informações sintático-semânticas devem ser utilizadas. Este estudo se propôs a investigar a relação entre essas habilidades e a compreensão de texto medida pelo Cloze em um estudo longitudinal. Na primeira parte foi explorada a relação entre as tarefas de consciência morfológica e os escores no Cloze através de correlações simples e, na segunda, averiguou-se a especificidade desta relação utilizando-se regressões múltiplas. Os resultados dão certo apoio à hipótese de que a consciência morfológica contribui independentemente da fonológica para leitura contextual no português. |
id |
UFRGS-5_5afd350c5eb74eda81bd085140ebf999 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722012000100014 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura contextual e processamento metalingüístico no português do Brasil: um estudo longitudinalConsciência metalingüísticateste de Clozeleituraconsciência morfológicaconsciência fonológicaHabilidade metalingüística é a habilidade de refletir sobre a linguagem como objeto do pensamento. Dentre as habilidades metalingüísticas duas parecem estar associadas à leitura e a escrita: a consciência morfológica e consciência fonológica. Consciência fonológica é a habilidade de refletir sobre os fonemas que compõem a fala e a consciência morfológica é a habilidade de refletir sobre os morfemas que compõem as palavras. Esta última parece ser particularmente importante para compreensão de texto e leitura contextual, visto que além das informações fonológicas, informações sintático-semânticas devem ser utilizadas. Este estudo se propôs a investigar a relação entre essas habilidades e a compreensão de texto medida pelo Cloze em um estudo longitudinal. Na primeira parte foi explorada a relação entre as tarefas de consciência morfológica e os escores no Cloze através de correlações simples e, na segunda, averiguou-se a especificidade desta relação utilizando-se regressões múltiplas. Os resultados dão certo apoio à hipótese de que a consciência morfológica contribui independentemente da fonológica para leitura contextual no português.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100014Psicologia: Reflexão e Crítica v.25 n.1 2012reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722012000100014info:eu-repo/semantics/openAccessMota,Márcia Maria Peruzzi Elia daVieira,Marcel de ToledoBastos,Ronaldo RochaDias,JaquelinePaiva,NádiaMansur-Lisboa,StellaAndrade-Silva,Daniellepor2012-05-04T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722012000100014Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2012-05-04T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura contextual e processamento metalingüístico no português do Brasil: um estudo longitudinal |
title |
Leitura contextual e processamento metalingüístico no português do Brasil: um estudo longitudinal |
spellingShingle |
Leitura contextual e processamento metalingüístico no português do Brasil: um estudo longitudinal Mota,Márcia Maria Peruzzi Elia da Consciência metalingüística teste de Cloze leitura consciência morfológica consciência fonológica |
title_short |
Leitura contextual e processamento metalingüístico no português do Brasil: um estudo longitudinal |
title_full |
Leitura contextual e processamento metalingüístico no português do Brasil: um estudo longitudinal |
title_fullStr |
Leitura contextual e processamento metalingüístico no português do Brasil: um estudo longitudinal |
title_full_unstemmed |
Leitura contextual e processamento metalingüístico no português do Brasil: um estudo longitudinal |
title_sort |
Leitura contextual e processamento metalingüístico no português do Brasil: um estudo longitudinal |
author |
Mota,Márcia Maria Peruzzi Elia da |
author_facet |
Mota,Márcia Maria Peruzzi Elia da Vieira,Marcel de Toledo Bastos,Ronaldo Rocha Dias,Jaqueline Paiva,Nádia Mansur-Lisboa,Stella Andrade-Silva,Danielle |
author_role |
author |
author2 |
Vieira,Marcel de Toledo Bastos,Ronaldo Rocha Dias,Jaqueline Paiva,Nádia Mansur-Lisboa,Stella Andrade-Silva,Danielle |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota,Márcia Maria Peruzzi Elia da Vieira,Marcel de Toledo Bastos,Ronaldo Rocha Dias,Jaqueline Paiva,Nádia Mansur-Lisboa,Stella Andrade-Silva,Danielle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consciência metalingüística teste de Cloze leitura consciência morfológica consciência fonológica |
topic |
Consciência metalingüística teste de Cloze leitura consciência morfológica consciência fonológica |
description |
Habilidade metalingüística é a habilidade de refletir sobre a linguagem como objeto do pensamento. Dentre as habilidades metalingüísticas duas parecem estar associadas à leitura e a escrita: a consciência morfológica e consciência fonológica. Consciência fonológica é a habilidade de refletir sobre os fonemas que compõem a fala e a consciência morfológica é a habilidade de refletir sobre os morfemas que compõem as palavras. Esta última parece ser particularmente importante para compreensão de texto e leitura contextual, visto que além das informações fonológicas, informações sintático-semânticas devem ser utilizadas. Este estudo se propôs a investigar a relação entre essas habilidades e a compreensão de texto medida pelo Cloze em um estudo longitudinal. Na primeira parte foi explorada a relação entre as tarefas de consciência morfológica e os escores no Cloze através de correlações simples e, na segunda, averiguou-se a especificidade desta relação utilizando-se regressões múltiplas. Os resultados dão certo apoio à hipótese de que a consciência morfológica contribui independentemente da fonológica para leitura contextual no português. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722012000100014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.25 n.1 2012 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134864827383808 |