Desenvolvimento da vida emocional durante o segundo ano de vida: narrativas e sistemas dinâmicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pantoja,Andréa P. F.
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Nelson-Goens,G. Christina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000200007
Resumo: Tradicionalmente, a emoção tem sido concebida como um estado interno e preexistente manifestado na face. Assim, a emoção tem sido analisada através do estudo detalhado da face. O presente trabalho propõe uma perspectiva alternativa, defendendo a utilidade teórica e metodológica dos conceitos de narrativas e sistemas dinâmicos para o estudo da emoção. Partindo desta perspectiva, a emoção é concebida enquanto emergente da interação do indivíduo com seu meio. Em nossas investigações, enfatizamos, simultaneamente, as ações corporais, vocais, e faciais de ambos parceiros bem como os contextos comunicativos construídos durante a interação. Utilizamos o método de análise de narrativas aplicado a dados longitudinais de uma díade mãe-bebê durante o segundo ano de vida. Procuramos ilustrar como o desenvolvimento das emoções emerge das sutis transformações que ocorrem no relacionamento social entre o bebê e sua mãe.
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