Inteligência emocional como mecanismo para qualidade de vida no trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Dayane Landim
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9944
Resumo: O objetivo geral desta monografia foi analisar a inteligência emocional como mecanismo influenciador da qualidade de vida no trabalho. Conceituou-se inteligência emocional e qualidade de vida, relacionou-se os dois conceitos e foi realizada uma pesquisa qualitativa para auxiliar na análise e discussão dos dados. A metodologia para a elaboração deste trabalho foi de caráter exploratório e utilizou-se como técnicas de pesquisa a realização de entrevista, para verificar a situação do ambiente de trabalho na Gerencia Regional de apoio ao Comércio Exterior do Banco do Brasil, e aplicação de um questionário para identificar a capacidade de aplicar a inteligência emocional dos funcionários desse local. Na análise dos dados algumas considerações foram feitas e constatou-se que o ambiente de trabalho pesquisado possuía um clima desfavorável e que seus funcionários tinham um baixo índice de controle de suas emoções. Assim tornou-se possível concluir que o desenvolvimento de um programa de inteligência emocional pode contribuir no âmbito individual e coletivo para que o indivíduo possa desenvolver sua função em um ambiente harmônico e prazeroso, levando a uma qualidade de vida no trabalho.
id CEUB_7b268c7730f6ac7723ade124f106d61b
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/9944
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Santos, Dayane Landim2016-12-13T17:42:48Z2016-12-13T17:42:48Z20092009SANTOS, Dayane Landim. Inteligência emocional como mecanismo para qualidade de vida no trabalho. 2009. 42 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9944Reis, HomeroO objetivo geral desta monografia foi analisar a inteligência emocional como mecanismo influenciador da qualidade de vida no trabalho. Conceituou-se inteligência emocional e qualidade de vida, relacionou-se os dois conceitos e foi realizada uma pesquisa qualitativa para auxiliar na análise e discussão dos dados. A metodologia para a elaboração deste trabalho foi de caráter exploratório e utilizou-se como técnicas de pesquisa a realização de entrevista, para verificar a situação do ambiente de trabalho na Gerencia Regional de apoio ao Comércio Exterior do Banco do Brasil, e aplicação de um questionário para identificar a capacidade de aplicar a inteligência emocional dos funcionários desse local. Na análise dos dados algumas considerações foram feitas e constatou-se que o ambiente de trabalho pesquisado possuía um clima desfavorável e que seus funcionários tinham um baixo índice de controle de suas emoções. Assim tornou-se possível concluir que o desenvolvimento de um programa de inteligência emocional pode contribuir no âmbito individual e coletivo para que o indivíduo possa desenvolver sua função em um ambiente harmônico e prazeroso, levando a uma qualidade de vida no trabalho.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2016-10-24T19:00:04Z No. of bitstreams: 1 20534298.pdf: 189994 bytes, checksum: 6024882d2b0b428931c3c761d6b312b0 (MD5)Approved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-13T17:42:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20534298.pdf: 189994 bytes, checksum: 6024882d2b0b428931c3c761d6b312b0 (MD5)Made available in DSpace on 2016-12-13T17:42:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20534298.pdf: 189994 bytes, checksum: 6024882d2b0b428931c3c761d6b312b0 (MD5) Previous issue date: 2009EmoçãoInteligência emocionalQualidade de vida no trabalhoInteligência emocional como mecanismo para qualidade de vida no trabalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL20534298.pdf20534298.pdfapplication/pdf189994https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9944/1/20534298.pdf6024882d2b0b428931c3c761d6b312b0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9944/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT20534298.pdf.txt20534298.pdf.txtExtracted texttext/plain66249https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9944/3/20534298.pdf.txt4e02e529892650c1aef76c0742710c8fMD53235/99442019-04-08 19:44:09.281oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-04-08T19:44:09Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inteligência emocional como mecanismo para qualidade de vida no trabalho
title Inteligência emocional como mecanismo para qualidade de vida no trabalho
spellingShingle Inteligência emocional como mecanismo para qualidade de vida no trabalho
Santos, Dayane Landim
Emoção
Inteligência emocional
Qualidade de vida no trabalho
title_short Inteligência emocional como mecanismo para qualidade de vida no trabalho
title_full Inteligência emocional como mecanismo para qualidade de vida no trabalho
title_fullStr Inteligência emocional como mecanismo para qualidade de vida no trabalho
title_full_unstemmed Inteligência emocional como mecanismo para qualidade de vida no trabalho
title_sort Inteligência emocional como mecanismo para qualidade de vida no trabalho
author Santos, Dayane Landim
author_facet Santos, Dayane Landim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Dayane Landim
dc.subject.por.fl_str_mv Emoção
Inteligência emocional
Qualidade de vida no trabalho
topic Emoção
Inteligência emocional
Qualidade de vida no trabalho
description O objetivo geral desta monografia foi analisar a inteligência emocional como mecanismo influenciador da qualidade de vida no trabalho. Conceituou-se inteligência emocional e qualidade de vida, relacionou-se os dois conceitos e foi realizada uma pesquisa qualitativa para auxiliar na análise e discussão dos dados. A metodologia para a elaboração deste trabalho foi de caráter exploratório e utilizou-se como técnicas de pesquisa a realização de entrevista, para verificar a situação do ambiente de trabalho na Gerencia Regional de apoio ao Comércio Exterior do Banco do Brasil, e aplicação de um questionário para identificar a capacidade de aplicar a inteligência emocional dos funcionários desse local. Na análise dos dados algumas considerações foram feitas e constatou-se que o ambiente de trabalho pesquisado possuía um clima desfavorável e que seus funcionários tinham um baixo índice de controle de suas emoções. Assim tornou-se possível concluir que o desenvolvimento de um programa de inteligência emocional pode contribuir no âmbito individual e coletivo para que o indivíduo possa desenvolver sua função em um ambiente harmônico e prazeroso, levando a uma qualidade de vida no trabalho.
publishDate 2009
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-12-13T17:42:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-12-13T17:42:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Dayane Landim. Inteligência emocional como mecanismo para qualidade de vida no trabalho. 2009. 42 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9944
dc.identifier.orientador.pt_BR.fl_str_mv Reis, Homero
identifier_str_mv SANTOS, Dayane Landim. Inteligência emocional como mecanismo para qualidade de vida no trabalho. 2009. 42 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.
Reis, Homero
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9944/1/20534298.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9944/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9944/3/20534298.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6024882d2b0b428931c3c761d6b312b0
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
4e02e529892650c1aef76c0742710c8f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903890889441280