Inteligência emocional como mecanismo para qualidade de vida no trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9944 |
Resumo: | O objetivo geral desta monografia foi analisar a inteligência emocional como mecanismo influenciador da qualidade de vida no trabalho. Conceituou-se inteligência emocional e qualidade de vida, relacionou-se os dois conceitos e foi realizada uma pesquisa qualitativa para auxiliar na análise e discussão dos dados. A metodologia para a elaboração deste trabalho foi de caráter exploratório e utilizou-se como técnicas de pesquisa a realização de entrevista, para verificar a situação do ambiente de trabalho na Gerencia Regional de apoio ao Comércio Exterior do Banco do Brasil, e aplicação de um questionário para identificar a capacidade de aplicar a inteligência emocional dos funcionários desse local. Na análise dos dados algumas considerações foram feitas e constatou-se que o ambiente de trabalho pesquisado possuía um clima desfavorável e que seus funcionários tinham um baixo índice de controle de suas emoções. Assim tornou-se possível concluir que o desenvolvimento de um programa de inteligência emocional pode contribuir no âmbito individual e coletivo para que o indivíduo possa desenvolver sua função em um ambiente harmônico e prazeroso, levando a uma qualidade de vida no trabalho. |
id |
CEUB_7b268c7730f6ac7723ade124f106d61b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:235/9944 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Santos, Dayane Landim2016-12-13T17:42:48Z2016-12-13T17:42:48Z20092009SANTOS, Dayane Landim. Inteligência emocional como mecanismo para qualidade de vida no trabalho. 2009. 42 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9944Reis, HomeroO objetivo geral desta monografia foi analisar a inteligência emocional como mecanismo influenciador da qualidade de vida no trabalho. Conceituou-se inteligência emocional e qualidade de vida, relacionou-se os dois conceitos e foi realizada uma pesquisa qualitativa para auxiliar na análise e discussão dos dados. A metodologia para a elaboração deste trabalho foi de caráter exploratório e utilizou-se como técnicas de pesquisa a realização de entrevista, para verificar a situação do ambiente de trabalho na Gerencia Regional de apoio ao Comércio Exterior do Banco do Brasil, e aplicação de um questionário para identificar a capacidade de aplicar a inteligência emocional dos funcionários desse local. Na análise dos dados algumas considerações foram feitas e constatou-se que o ambiente de trabalho pesquisado possuía um clima desfavorável e que seus funcionários tinham um baixo índice de controle de suas emoções. Assim tornou-se possível concluir que o desenvolvimento de um programa de inteligência emocional pode contribuir no âmbito individual e coletivo para que o indivíduo possa desenvolver sua função em um ambiente harmônico e prazeroso, levando a uma qualidade de vida no trabalho.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2016-10-24T19:00:04Z No. of bitstreams: 1 20534298.pdf: 189994 bytes, checksum: 6024882d2b0b428931c3c761d6b312b0 (MD5)Approved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-13T17:42:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20534298.pdf: 189994 bytes, checksum: 6024882d2b0b428931c3c761d6b312b0 (MD5)Made available in DSpace on 2016-12-13T17:42:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20534298.pdf: 189994 bytes, checksum: 6024882d2b0b428931c3c761d6b312b0 (MD5) Previous issue date: 2009EmoçãoInteligência emocionalQualidade de vida no trabalhoInteligência emocional como mecanismo para qualidade de vida no trabalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL20534298.pdf20534298.pdfapplication/pdf189994https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9944/1/20534298.pdf6024882d2b0b428931c3c761d6b312b0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9944/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT20534298.pdf.txt20534298.pdf.txtExtracted texttext/plain66249https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9944/3/20534298.pdf.txt4e02e529892650c1aef76c0742710c8fMD53235/99442019-04-08 19:44:09.281oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-04-08T19:44:09Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inteligência emocional como mecanismo para qualidade de vida no trabalho |
title |
Inteligência emocional como mecanismo para qualidade de vida no trabalho |
spellingShingle |
Inteligência emocional como mecanismo para qualidade de vida no trabalho Santos, Dayane Landim Emoção Inteligência emocional Qualidade de vida no trabalho |
title_short |
Inteligência emocional como mecanismo para qualidade de vida no trabalho |
title_full |
Inteligência emocional como mecanismo para qualidade de vida no trabalho |
title_fullStr |
Inteligência emocional como mecanismo para qualidade de vida no trabalho |
title_full_unstemmed |
Inteligência emocional como mecanismo para qualidade de vida no trabalho |
title_sort |
Inteligência emocional como mecanismo para qualidade de vida no trabalho |
author |
Santos, Dayane Landim |
author_facet |
Santos, Dayane Landim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Dayane Landim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Emoção Inteligência emocional Qualidade de vida no trabalho |
topic |
Emoção Inteligência emocional Qualidade de vida no trabalho |
description |
O objetivo geral desta monografia foi analisar a inteligência emocional como mecanismo influenciador da qualidade de vida no trabalho. Conceituou-se inteligência emocional e qualidade de vida, relacionou-se os dois conceitos e foi realizada uma pesquisa qualitativa para auxiliar na análise e discussão dos dados. A metodologia para a elaboração deste trabalho foi de caráter exploratório e utilizou-se como técnicas de pesquisa a realização de entrevista, para verificar a situação do ambiente de trabalho na Gerencia Regional de apoio ao Comércio Exterior do Banco do Brasil, e aplicação de um questionário para identificar a capacidade de aplicar a inteligência emocional dos funcionários desse local. Na análise dos dados algumas considerações foram feitas e constatou-se que o ambiente de trabalho pesquisado possuía um clima desfavorável e que seus funcionários tinham um baixo índice de controle de suas emoções. Assim tornou-se possível concluir que o desenvolvimento de um programa de inteligência emocional pode contribuir no âmbito individual e coletivo para que o indivíduo possa desenvolver sua função em um ambiente harmônico e prazeroso, levando a uma qualidade de vida no trabalho. |
publishDate |
2009 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-12-13T17:42:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-12-13T17:42:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Dayane Landim. Inteligência emocional como mecanismo para qualidade de vida no trabalho. 2009. 42 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9944 |
dc.identifier.orientador.pt_BR.fl_str_mv |
Reis, Homero |
identifier_str_mv |
SANTOS, Dayane Landim. Inteligência emocional como mecanismo para qualidade de vida no trabalho. 2009. 42 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009. Reis, Homero |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9944 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9944/1/20534298.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9944/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9944/3/20534298.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6024882d2b0b428931c3c761d6b312b0 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 4e02e529892650c1aef76c0742710c8f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903890889441280 |