Seqüência de estímulos durante o fortalecimento da resposta de bicar: efeitos sobre a aquisição de desempenhos em matching e oddity
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Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300002 |
Resumo: | Este estudo investigou o efeito da seqüência de apresentação de estímulos durante o fortalecimento da resposta (pré-treino) de bicar em pombos, sobre a aquisição do matching de identidade (IMTS) e oddity-from-sample (OFS) com 3 cores como estímulos e 2 escolhas. O problema se remete à disparidade no desempenho inicial em OFS em relação aos níveis do acaso, reiteradamente relatado na literatura. Durante o pré-treino, apenas uma cor era apresentada em qualquer uma de 3 chaves de resposta. O sorteio da seqüência de estímulos nas tentativas foi realizado com a restrição de que a probabilidade de 2 estímulos iguais serem apresentados em tentativas consecutivas foi semelhante à probabilidade de 2 estímulos diferentes serem apresentados em tentativas consecutivas. Em seguida, os sujeitos foram submetidos ou ao treino IMTS ou ao OFS. Os resultados replicaram aqueles descritos na literatura, indicando que o controle realizado sobre a seqüência de tentativas no pré-treino não teve efeito sobre a aquisição do IMTS e OFS. |
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Seqüência de estímulos durante o fortalecimento da resposta de bicar: efeitos sobre a aquisição de desempenhos em matching e oddityDiscriminação condicionalmatching-to-sampleoddity-from-sampleEste estudo investigou o efeito da seqüência de apresentação de estímulos durante o fortalecimento da resposta (pré-treino) de bicar em pombos, sobre a aquisição do matching de identidade (IMTS) e oddity-from-sample (OFS) com 3 cores como estímulos e 2 escolhas. O problema se remete à disparidade no desempenho inicial em OFS em relação aos níveis do acaso, reiteradamente relatado na literatura. Durante o pré-treino, apenas uma cor era apresentada em qualquer uma de 3 chaves de resposta. O sorteio da seqüência de estímulos nas tentativas foi realizado com a restrição de que a probabilidade de 2 estímulos iguais serem apresentados em tentativas consecutivas foi semelhante à probabilidade de 2 estímulos diferentes serem apresentados em tentativas consecutivas. Em seguida, os sujeitos foram submetidos ou ao treino IMTS ou ao OFS. Os resultados replicaram aqueles descritos na literatura, indicando que o controle realizado sobre a seqüência de tentativas no pré-treino não teve efeito sobre a aquisição do IMTS e OFS.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300002Psicologia: Reflexão e Crítica v.15 n.3 2002reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722002000300002info:eu-repo/semantics/openAccessDamiani,KatiaPassos,Maria de Lourdes Rodrigues da FonsecaMatos,Maria Ameliapor2003-07-18T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722002000300002Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2003-07-18T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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