Processos de auto-regulação no curso de vida: controle primário e controle secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100019 |
Resumo: | Este artigo discute conceitos relevantes à perspectiva do curso de vida, porém pouco difundidos no Brasil: controle primário e controle secundário. O primeiro se refere aos esforços que o indivíduo empreende para adaptar o ambiente às suas necessidades; o segundo, para se adaptar ao ambiente. Apresenta-se a formulação original dos conceitos como modelo de dois processos de controle, em oposição a modelos de processo único, como o do desamparo aprendido. Em seguida, discute-se revisão conceitual que trouxe modificação e ampliação para estes construtos, concebendo-os em um modelo bidimensional que articula controle primário e secundário com os conceitos de seleção e compensação. Nesse processo, apresentam-se contribuições no intuito de estimular a reflexão e expandir a discussão teórico-conceitual que envolve estes construtos. |
id |
UFRGS-5_ce043c67086c1317aed49dfe4d4f502c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722009000100019 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Processos de auto-regulação no curso de vida: controle primário e controle secundárioControle pessoalpercepção de controlecurso de vidaauto-regulaçãocontrole primário e secundárioEste artigo discute conceitos relevantes à perspectiva do curso de vida, porém pouco difundidos no Brasil: controle primário e controle secundário. O primeiro se refere aos esforços que o indivíduo empreende para adaptar o ambiente às suas necessidades; o segundo, para se adaptar ao ambiente. Apresenta-se a formulação original dos conceitos como modelo de dois processos de controle, em oposição a modelos de processo único, como o do desamparo aprendido. Em seguida, discute-se revisão conceitual que trouxe modificação e ampliação para estes construtos, concebendo-os em um modelo bidimensional que articula controle primário e secundário com os conceitos de seleção e compensação. Nesse processo, apresentam-se contribuições no intuito de estimular a reflexão e expandir a discussão teórico-conceitual que envolve estes construtos.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2009-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100019Psicologia: Reflexão e Crítica v.22 n.1 2009reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722009000100019info:eu-repo/semantics/openAccessKhoury,Hilma Tereza TôrresGünther,Isolda de Araújopor2009-06-17T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722009000100019Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2009-06-17T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos de auto-regulação no curso de vida: controle primário e controle secundário |
title |
Processos de auto-regulação no curso de vida: controle primário e controle secundário |
spellingShingle |
Processos de auto-regulação no curso de vida: controle primário e controle secundário Khoury,Hilma Tereza Tôrres Controle pessoal percepção de controle curso de vida auto-regulação controle primário e secundário |
title_short |
Processos de auto-regulação no curso de vida: controle primário e controle secundário |
title_full |
Processos de auto-regulação no curso de vida: controle primário e controle secundário |
title_fullStr |
Processos de auto-regulação no curso de vida: controle primário e controle secundário |
title_full_unstemmed |
Processos de auto-regulação no curso de vida: controle primário e controle secundário |
title_sort |
Processos de auto-regulação no curso de vida: controle primário e controle secundário |
author |
Khoury,Hilma Tereza Tôrres |
author_facet |
Khoury,Hilma Tereza Tôrres Günther,Isolda de Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Günther,Isolda de Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Khoury,Hilma Tereza Tôrres Günther,Isolda de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Controle pessoal percepção de controle curso de vida auto-regulação controle primário e secundário |
topic |
Controle pessoal percepção de controle curso de vida auto-regulação controle primário e secundário |
description |
Este artigo discute conceitos relevantes à perspectiva do curso de vida, porém pouco difundidos no Brasil: controle primário e controle secundário. O primeiro se refere aos esforços que o indivíduo empreende para adaptar o ambiente às suas necessidades; o segundo, para se adaptar ao ambiente. Apresenta-se a formulação original dos conceitos como modelo de dois processos de controle, em oposição a modelos de processo único, como o do desamparo aprendido. Em seguida, discute-se revisão conceitual que trouxe modificação e ampliação para estes construtos, concebendo-os em um modelo bidimensional que articula controle primário e secundário com os conceitos de seleção e compensação. Nesse processo, apresentam-se contribuições no intuito de estimular a reflexão e expandir a discussão teórico-conceitual que envolve estes construtos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100019 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722009000100019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.22 n.1 2009 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134863862693888 |