Processos de auto-regulação no curso de vida : controle primário e controle secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Khoury, Hilma Tereza Tôrres
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Günther, Isolda de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12408
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000100019
Resumo: Este artigo discute conceitos relevantes à perspectiva do curso de vida, porém pouco difundidos no Brasil: controle primário e controle secundário. O primeiro se refere aos esforços que o indivíduo empreende para adaptar o ambiente às suas necessidades; o segundo, para se adaptar ao ambiente. Apresenta-se a formulação original dos conceitos como modelo de dois processos de controle, em oposição a modelos de processo único, como o do desamparo aprendido. Em seguida, discute-se revisão conceitual que trouxe modificação e ampliação para estes construtos, concebendo-os em um modelo bidimensional que articula controle primário e secundário com os conceitos de seleção e compensação. Nesse processo, apresentam-se contribuições no intuito de estimular a reflexão e expandir a discussão teórico-conceitual que envolve estes construtos. ________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_9d5e64d9910e1194cbd130536c1c5a90
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12408
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Processos de auto-regulação no curso de vida : controle primário e controle secundárioSelf-regulation processes in the life-course : primary and secondary controlPersonalidadeAdaptabilidade (Psicologia)AutopercepçãoConscientizaçãoAjustamento (Psicologia)Este artigo discute conceitos relevantes à perspectiva do curso de vida, porém pouco difundidos no Brasil: controle primário e controle secundário. O primeiro se refere aos esforços que o indivíduo empreende para adaptar o ambiente às suas necessidades; o segundo, para se adaptar ao ambiente. Apresenta-se a formulação original dos conceitos como modelo de dois processos de controle, em oposição a modelos de processo único, como o do desamparo aprendido. Em seguida, discute-se revisão conceitual que trouxe modificação e ampliação para estes construtos, concebendo-os em um modelo bidimensional que articula controle primário e secundário com os conceitos de seleção e compensação. Nesse processo, apresentam-se contribuições no intuito de estimular a reflexão e expandir a discussão teórico-conceitual que envolve estes construtos. ________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis article discusses relevant concepts of life course perspective which are not very much diffused in Brazil: primary and secondary control. The former refers to efforts to change the environment so that it fits individual's needs. The latter involves efforts to fit in with the environment. The original definitions are presented as a two-process model of control in contrast to one-process models such as learned helplessness. Furthermore, it discusses a conceptual revision, which modified and expanded these constructs as a bi-dimensional model that relates primary and secondary control to the concepts of selection and compensation. In process of arguing about those, suggestions are presented for thinking and expanding the theoretical and conceptual discussion of these constructs.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-03-07T20:45:45Z2013-03-07T20:45:45Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfKHOURY, Hilma Tereza Tôrres; GÜNTHER, Isolda de Araújo. Processos de auto-regulação no curso de vida: controle primário e controle secundário. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, vol. 22, n. 1, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 7 mar. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000100019http://repositorio.unb.br/handle/10482/12408http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000100019Psicologia: Reflexão e Crítica - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 7 mar. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessKhoury, Hilma Tereza TôrresGünther, Isolda de Araújoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:47:00Zoai:repositorio.unb.br:10482/12408Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos de auto-regulação no curso de vida : controle primário e controle secundário
Self-regulation processes in the life-course : primary and secondary control
title Processos de auto-regulação no curso de vida : controle primário e controle secundário
spellingShingle Processos de auto-regulação no curso de vida : controle primário e controle secundário
Khoury, Hilma Tereza Tôrres
Personalidade
Adaptabilidade (Psicologia)
Autopercepção
Conscientização
Ajustamento (Psicologia)
title_short Processos de auto-regulação no curso de vida : controle primário e controle secundário
title_full Processos de auto-regulação no curso de vida : controle primário e controle secundário
title_fullStr Processos de auto-regulação no curso de vida : controle primário e controle secundário
title_full_unstemmed Processos de auto-regulação no curso de vida : controle primário e controle secundário
title_sort Processos de auto-regulação no curso de vida : controle primário e controle secundário
author Khoury, Hilma Tereza Tôrres
author_facet Khoury, Hilma Tereza Tôrres
Günther, Isolda de Araújo
author_role author
author2 Günther, Isolda de Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Khoury, Hilma Tereza Tôrres
Günther, Isolda de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Personalidade
Adaptabilidade (Psicologia)
Autopercepção
Conscientização
Ajustamento (Psicologia)
topic Personalidade
Adaptabilidade (Psicologia)
Autopercepção
Conscientização
Ajustamento (Psicologia)
description Este artigo discute conceitos relevantes à perspectiva do curso de vida, porém pouco difundidos no Brasil: controle primário e controle secundário. O primeiro se refere aos esforços que o indivíduo empreende para adaptar o ambiente às suas necessidades; o segundo, para se adaptar ao ambiente. Apresenta-se a formulação original dos conceitos como modelo de dois processos de controle, em oposição a modelos de processo único, como o do desamparo aprendido. Em seguida, discute-se revisão conceitual que trouxe modificação e ampliação para estes construtos, concebendo-os em um modelo bidimensional que articula controle primário e secundário com os conceitos de seleção e compensação. Nesse processo, apresentam-se contribuições no intuito de estimular a reflexão e expandir a discussão teórico-conceitual que envolve estes construtos. ________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2013-03-07T20:45:45Z
2013-03-07T20:45:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KHOURY, Hilma Tereza Tôrres; GÜNTHER, Isolda de Araújo. Processos de auto-regulação no curso de vida: controle primário e controle secundário. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, vol. 22, n. 1, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 7 mar. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000100019
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12408
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000100019
identifier_str_mv KHOURY, Hilma Tereza Tôrres; GÜNTHER, Isolda de Araújo. Processos de auto-regulação no curso de vida: controle primário e controle secundário. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, vol. 22, n. 1, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 7 mar. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000100019
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12408
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000100019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508349957341184