Avaliação do repertório de habilidades sociais de adolescentes com Síndrome de Down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angélico,Antonio Paulo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Del Prette,Almir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000200001
Resumo: Objetivou-se investigar, a partir da metodologia observacional direta (filmagens), o repertório de habilidades sociais de um grupo de dez adolescentes com síndrome de Down. A classe de desempenhos pró-sociais predominou no repertório dos sujeitos em relação à classe de respostas de enfrentamento exibidas, não havendo, portanto, uma associação significativa entre estas duas classes de habilidades. Este fato pode ser explicado por se tratar de comportamentos distintos adquiridos em contingências específicas de aprendizagem e pelo número maior de categorias que compuseram a primeira classe. A maioria dos sujeitos apresentou déficit de respostas de enfrentamento, o que poderia ser indicativo da necessidade de intervenções preventivas e educacionais que contribuam para um melhor desempenho em situações com essas demandas.
id UFRGS-5_d0ec25fa744390d2e443dce9b1d7886d
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722011000200001
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Avaliação do repertório de habilidades sociais de adolescentes com Síndrome de DownHabilidades sociaisAdolescentesSíndrome de DownObjetivou-se investigar, a partir da metodologia observacional direta (filmagens), o repertório de habilidades sociais de um grupo de dez adolescentes com síndrome de Down. A classe de desempenhos pró-sociais predominou no repertório dos sujeitos em relação à classe de respostas de enfrentamento exibidas, não havendo, portanto, uma associação significativa entre estas duas classes de habilidades. Este fato pode ser explicado por se tratar de comportamentos distintos adquiridos em contingências específicas de aprendizagem e pelo número maior de categorias que compuseram a primeira classe. A maioria dos sujeitos apresentou déficit de respostas de enfrentamento, o que poderia ser indicativo da necessidade de intervenções preventivas e educacionais que contribuam para um melhor desempenho em situações com essas demandas.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000200001Psicologia: Reflexão e Crítica v.24 n.2 2011reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722011000200001info:eu-repo/semantics/openAccessAngélico,Antonio PauloDel Prette,Almirpor2011-08-08T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722011000200001Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2011-08-08T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do repertório de habilidades sociais de adolescentes com Síndrome de Down
title Avaliação do repertório de habilidades sociais de adolescentes com Síndrome de Down
spellingShingle Avaliação do repertório de habilidades sociais de adolescentes com Síndrome de Down
Angélico,Antonio Paulo
Habilidades sociais
Adolescentes
Síndrome de Down
title_short Avaliação do repertório de habilidades sociais de adolescentes com Síndrome de Down
title_full Avaliação do repertório de habilidades sociais de adolescentes com Síndrome de Down
title_fullStr Avaliação do repertório de habilidades sociais de adolescentes com Síndrome de Down
title_full_unstemmed Avaliação do repertório de habilidades sociais de adolescentes com Síndrome de Down
title_sort Avaliação do repertório de habilidades sociais de adolescentes com Síndrome de Down
author Angélico,Antonio Paulo
author_facet Angélico,Antonio Paulo
Del Prette,Almir
author_role author
author2 Del Prette,Almir
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Angélico,Antonio Paulo
Del Prette,Almir
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades sociais
Adolescentes
Síndrome de Down
topic Habilidades sociais
Adolescentes
Síndrome de Down
description Objetivou-se investigar, a partir da metodologia observacional direta (filmagens), o repertório de habilidades sociais de um grupo de dez adolescentes com síndrome de Down. A classe de desempenhos pró-sociais predominou no repertório dos sujeitos em relação à classe de respostas de enfrentamento exibidas, não havendo, portanto, uma associação significativa entre estas duas classes de habilidades. Este fato pode ser explicado por se tratar de comportamentos distintos adquiridos em contingências específicas de aprendizagem e pelo número maior de categorias que compuseram a primeira classe. A maioria dos sujeitos apresentou déficit de respostas de enfrentamento, o que poderia ser indicativo da necessidade de intervenções preventivas e educacionais que contribuam para um melhor desempenho em situações com essas demandas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000200001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000200001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722011000200001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.24 n.2 2011
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134864421584896