Inteligência e criatividade na maturidade e velhice

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Adriana Aparecida Ferreira de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Wechsler,Solange Muglia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400004
Resumo: Este estudo se propôs a comparar as habilidades intelectuais e criativas entre pessoas na meia idade e idosos. Participaram 81 pessoas (61,73% de 45 a 59 anos e 38,27% acima de 60 anos). Para a coleta de dados foram utilizados a Bateria de Habilidades Intelectuais de Adultos e os testes Pensando Criativamente com Palavras e com Figuras, que foram aplicados individualmente. Os resultados demonstraram que os testes verbais, de processamento visual e criatividade foram influenciados significativamente pelo nível educacional. Os testes de memória sofreram influência significativa de escolaridade, com quedas na faixa etária maior. Inteligência demonstrou estar correlacionada significativamente com criatividade. Conclui-se que a escolaridade é fator significante no desempenho cognitivo e criativo tanto na meia idade quanto na velhice.
id UFRGS-5_d2013608ad1e7afd28ebd5572d6f9ef3
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722013000400004
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Inteligência e criatividade na maturidade e velhiceEnvelhecimentointeligênciahabilidadescriatividadeavaliação psicológicaEste estudo se propôs a comparar as habilidades intelectuais e criativas entre pessoas na meia idade e idosos. Participaram 81 pessoas (61,73% de 45 a 59 anos e 38,27% acima de 60 anos). Para a coleta de dados foram utilizados a Bateria de Habilidades Intelectuais de Adultos e os testes Pensando Criativamente com Palavras e com Figuras, que foram aplicados individualmente. Os resultados demonstraram que os testes verbais, de processamento visual e criatividade foram influenciados significativamente pelo nível educacional. Os testes de memória sofreram influência significativa de escolaridade, com quedas na faixa etária maior. Inteligência demonstrou estar correlacionada significativamente com criatividade. Conclui-se que a escolaridade é fator significante no desempenho cognitivo e criativo tanto na meia idade quanto na velhice.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400004Psicologia: Reflexão e Crítica v.26 n.4 2013reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722013000400004info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Adriana Aparecida Ferreira deWechsler,Solange Mugliapor2014-04-10T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722013000400004Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2014-04-10T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência e criatividade na maturidade e velhice
title Inteligência e criatividade na maturidade e velhice
spellingShingle Inteligência e criatividade na maturidade e velhice
Souza,Adriana Aparecida Ferreira de
Envelhecimento
inteligência
habilidades
criatividade
avaliação psicológica
title_short Inteligência e criatividade na maturidade e velhice
title_full Inteligência e criatividade na maturidade e velhice
title_fullStr Inteligência e criatividade na maturidade e velhice
title_full_unstemmed Inteligência e criatividade na maturidade e velhice
title_sort Inteligência e criatividade na maturidade e velhice
author Souza,Adriana Aparecida Ferreira de
author_facet Souza,Adriana Aparecida Ferreira de
Wechsler,Solange Muglia
author_role author
author2 Wechsler,Solange Muglia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Adriana Aparecida Ferreira de
Wechsler,Solange Muglia
dc.subject.por.fl_str_mv Envelhecimento
inteligência
habilidades
criatividade
avaliação psicológica
topic Envelhecimento
inteligência
habilidades
criatividade
avaliação psicológica
description Este estudo se propôs a comparar as habilidades intelectuais e criativas entre pessoas na meia idade e idosos. Participaram 81 pessoas (61,73% de 45 a 59 anos e 38,27% acima de 60 anos). Para a coleta de dados foram utilizados a Bateria de Habilidades Intelectuais de Adultos e os testes Pensando Criativamente com Palavras e com Figuras, que foram aplicados individualmente. Os resultados demonstraram que os testes verbais, de processamento visual e criatividade foram influenciados significativamente pelo nível educacional. Os testes de memória sofreram influência significativa de escolaridade, com quedas na faixa etária maior. Inteligência demonstrou estar correlacionada significativamente com criatividade. Conclui-se que a escolaridade é fator significante no desempenho cognitivo e criativo tanto na meia idade quanto na velhice.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722013000400004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.26 n.4 2013
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134865317068800