Educar igual a motivar o conhecimento criativo (e=mc2): a inteligência como patrimônio universal
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38580 |
Resumo: | A incidência de altas habilidades/superdotação implica a participação de fatores genéticos na determinação das capacidades, assegurando a presença de potencial superior em homens e mulheres de todas as raças, credos e classes socioeconômicas, formando um grupo heterogêneo, com características bastante diversificadas. Deve-se, portanto, ressaltar a existência das variadas manifestações da inteligência e conscientizar o educador que esses alunos se encontram igualmente distribuídos em homens e mulheres de todos os estratos sociais, numa proporção estimada em 3 a 5% da população mundial. Para os talentosos, a proporção é maior, sendo calculada em 25% da população mundial. Contudo, a estimulação do meio físico e social se mostra imprescindível para a preservação e desenvolvimento das capacidades: nenhum potencial, portanto, pode se desenvolver sozinho (BRASIL, 1995, 1999a, 1999b; GUENTHER, 2000; WINNER, 1998). [...] |
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