Resolução de problemas aritméticos: efeito de relações de equivalência entre três diferentes formas de apresentação dos problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000100007 |
Resumo: | O paradigma da equivalência de estímulos tem sido usado para o desenvolvimento de diversos procedimentos aplicáveis ao ensino de leitura, escrita e aritmética. O objetivo do presente estudo foi o de investigar o efeito do ensino de relações de equivalência entre três formas de apresentação de problemas aritméticos de adição sobre o comportamento de resolver problemas. Sete alunos da 1ª série do ensino fundamental foram submetidos a um pré-teste e pós-teste com problemas de adição impressos nas formas de balança (A), operação (B) e sentença lingüística (C). O treino de equivalência de estímulos estabeleceu relações entre A-B e A-C. Seis dos sete participantes responderam de acordo com as classes estabelecidas. O desempenho dos participantes no pós-teste foi superior ao apresentado no pré-teste. Conclui-se que o estabelecimento de relações de equivalência entre problemas aritméticos de adição em forma de balança, operação e sentença lingüística melhorou o desempenho na resolução problemas desses tipos. |
id |
UFRGS-5_d854f9bb14c60a555a22e0af54d013cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722006000100007 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Resolução de problemas aritméticos: efeito de relações de equivalência entre três diferentes formas de apresentação dos problemasResolução de problemas aritméticosadiçãoequivalência de estímulosdiscriminação condicionalO paradigma da equivalência de estímulos tem sido usado para o desenvolvimento de diversos procedimentos aplicáveis ao ensino de leitura, escrita e aritmética. O objetivo do presente estudo foi o de investigar o efeito do ensino de relações de equivalência entre três formas de apresentação de problemas aritméticos de adição sobre o comportamento de resolver problemas. Sete alunos da 1ª série do ensino fundamental foram submetidos a um pré-teste e pós-teste com problemas de adição impressos nas formas de balança (A), operação (B) e sentença lingüística (C). O treino de equivalência de estímulos estabeleceu relações entre A-B e A-C. Seis dos sete participantes responderam de acordo com as classes estabelecidas. O desempenho dos participantes no pós-teste foi superior ao apresentado no pré-teste. Conclui-se que o estabelecimento de relações de equivalência entre problemas aritméticos de adição em forma de balança, operação e sentença lingüística melhorou o desempenho na resolução problemas desses tipos.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2006-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000100007Psicologia: Reflexão e Crítica v.19 n.1 2006reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722006000100007info:eu-repo/semantics/openAccessHaydu,Verônica BenderCosta,Lucita Portela daPullin,Elsa Maria Mendes Pessoapor2006-09-22T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722006000100007Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2006-09-22T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resolução de problemas aritméticos: efeito de relações de equivalência entre três diferentes formas de apresentação dos problemas |
title |
Resolução de problemas aritméticos: efeito de relações de equivalência entre três diferentes formas de apresentação dos problemas |
spellingShingle |
Resolução de problemas aritméticos: efeito de relações de equivalência entre três diferentes formas de apresentação dos problemas Haydu,Verônica Bender Resolução de problemas aritméticos adição equivalência de estímulos discriminação condicional |
title_short |
Resolução de problemas aritméticos: efeito de relações de equivalência entre três diferentes formas de apresentação dos problemas |
title_full |
Resolução de problemas aritméticos: efeito de relações de equivalência entre três diferentes formas de apresentação dos problemas |
title_fullStr |
Resolução de problemas aritméticos: efeito de relações de equivalência entre três diferentes formas de apresentação dos problemas |
title_full_unstemmed |
Resolução de problemas aritméticos: efeito de relações de equivalência entre três diferentes formas de apresentação dos problemas |
title_sort |
Resolução de problemas aritméticos: efeito de relações de equivalência entre três diferentes formas de apresentação dos problemas |
author |
Haydu,Verônica Bender |
author_facet |
Haydu,Verônica Bender Costa,Lucita Portela da Pullin,Elsa Maria Mendes Pessoa |
author_role |
author |
author2 |
Costa,Lucita Portela da Pullin,Elsa Maria Mendes Pessoa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Haydu,Verônica Bender Costa,Lucita Portela da Pullin,Elsa Maria Mendes Pessoa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de problemas aritméticos adição equivalência de estímulos discriminação condicional |
topic |
Resolução de problemas aritméticos adição equivalência de estímulos discriminação condicional |
description |
O paradigma da equivalência de estímulos tem sido usado para o desenvolvimento de diversos procedimentos aplicáveis ao ensino de leitura, escrita e aritmética. O objetivo do presente estudo foi o de investigar o efeito do ensino de relações de equivalência entre três formas de apresentação de problemas aritméticos de adição sobre o comportamento de resolver problemas. Sete alunos da 1ª série do ensino fundamental foram submetidos a um pré-teste e pós-teste com problemas de adição impressos nas formas de balança (A), operação (B) e sentença lingüística (C). O treino de equivalência de estímulos estabeleceu relações entre A-B e A-C. Seis dos sete participantes responderam de acordo com as classes estabelecidas. O desempenho dos participantes no pós-teste foi superior ao apresentado no pré-teste. Conclui-se que o estabelecimento de relações de equivalência entre problemas aritméticos de adição em forma de balança, operação e sentença lingüística melhorou o desempenho na resolução problemas desses tipos. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000100007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000100007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722006000100007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.19 n.1 2006 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134863051096064 |