Diferenças nas percepções de crianças sobre cuidado parental real e ideal quando pais vivem juntos ou separados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000100011 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar se os filhos cujos pais vivem juntos percebem diferenças no cuidado parental (real e ideal) em relação àqueles cujos pais são separados. Participaram do estudo 213 crianças, de duas escolas da rede municipal de ensino de Florianópolis, com faixa etária compreendida entre 10 e 11 anos. Os instrumentos utilizados foram dois questionários, contendo perguntas fechadas. Os resultados indicam diferenças estatisticamente significativa entre a percepção que os filhos têm do pai real em relação ao ideal, quando os pais não vivem juntos. A percepção da mãe real está mais próxima da ideal nos dois casos: de crianças que vivem com pai e mãe e de crianças cujos pais são separados. Como conclusão geral, pode-se afirmar que as crianças percebem o pai real bastante afastado do ideal em aspectos referentes ao cuidado e à interação, principalmente quando os pais são separados. |
id |
UFRGS-5_e19e58214f2278db3dbc8d1fb1f51911 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722008000100011 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diferenças nas percepções de crianças sobre cuidado parental real e ideal quando pais vivem juntos ou separadosPercepçãofilhoscuidado parentalsistêmicaEsta pesquisa teve como objetivo principal identificar se os filhos cujos pais vivem juntos percebem diferenças no cuidado parental (real e ideal) em relação àqueles cujos pais são separados. Participaram do estudo 213 crianças, de duas escolas da rede municipal de ensino de Florianópolis, com faixa etária compreendida entre 10 e 11 anos. Os instrumentos utilizados foram dois questionários, contendo perguntas fechadas. Os resultados indicam diferenças estatisticamente significativa entre a percepção que os filhos têm do pai real em relação ao ideal, quando os pais não vivem juntos. A percepção da mãe real está mais próxima da ideal nos dois casos: de crianças que vivem com pai e mãe e de crianças cujos pais são separados. Como conclusão geral, pode-se afirmar que as crianças percebem o pai real bastante afastado do ideal em aspectos referentes ao cuidado e à interação, principalmente quando os pais são separados.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000100011Psicologia: Reflexão e Crítica v.21 n.1 2008reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722008000100011info:eu-repo/semantics/openAccessGoetz,Everley RosaneVieira,Mauro Luispor2008-06-19T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722008000100011Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2008-06-19T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diferenças nas percepções de crianças sobre cuidado parental real e ideal quando pais vivem juntos ou separados |
title |
Diferenças nas percepções de crianças sobre cuidado parental real e ideal quando pais vivem juntos ou separados |
spellingShingle |
Diferenças nas percepções de crianças sobre cuidado parental real e ideal quando pais vivem juntos ou separados Goetz,Everley Rosane Percepção filhos cuidado parental sistêmica |
title_short |
Diferenças nas percepções de crianças sobre cuidado parental real e ideal quando pais vivem juntos ou separados |
title_full |
Diferenças nas percepções de crianças sobre cuidado parental real e ideal quando pais vivem juntos ou separados |
title_fullStr |
Diferenças nas percepções de crianças sobre cuidado parental real e ideal quando pais vivem juntos ou separados |
title_full_unstemmed |
Diferenças nas percepções de crianças sobre cuidado parental real e ideal quando pais vivem juntos ou separados |
title_sort |
Diferenças nas percepções de crianças sobre cuidado parental real e ideal quando pais vivem juntos ou separados |
author |
Goetz,Everley Rosane |
author_facet |
Goetz,Everley Rosane Vieira,Mauro Luis |
author_role |
author |
author2 |
Vieira,Mauro Luis |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goetz,Everley Rosane Vieira,Mauro Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percepção filhos cuidado parental sistêmica |
topic |
Percepção filhos cuidado parental sistêmica |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar se os filhos cujos pais vivem juntos percebem diferenças no cuidado parental (real e ideal) em relação àqueles cujos pais são separados. Participaram do estudo 213 crianças, de duas escolas da rede municipal de ensino de Florianópolis, com faixa etária compreendida entre 10 e 11 anos. Os instrumentos utilizados foram dois questionários, contendo perguntas fechadas. Os resultados indicam diferenças estatisticamente significativa entre a percepção que os filhos têm do pai real em relação ao ideal, quando os pais não vivem juntos. A percepção da mãe real está mais próxima da ideal nos dois casos: de crianças que vivem com pai e mãe e de crianças cujos pais são separados. Como conclusão geral, pode-se afirmar que as crianças percebem o pai real bastante afastado do ideal em aspectos referentes ao cuidado e à interação, principalmente quando os pais são separados. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000100011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000100011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722008000100011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.21 n.1 2008 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134863494643712 |