As Contribuições da Psicologia Cognitiva e a Atuação do Psicólogo no Contexto Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722001000300010 |
Resumo: | Este artigo propõe uma discussão acerca do papel do psicólogo no contexto escolar, a partir da análise das principais teorias que hoje permeiam o debate em educação. Os psicólogos escolares têm, ao longo do seu tempo de inserção nesse contexto, centrado suas preocupações principalmente nas dificuldades de aprendizagem dos alunos, numa atuação individualizada e setorizada. Contudo, este papel necessita ser redimensionado, uma vez que aquele deveria ter formação teórica que instrumentalizasse a sua participação ativa nas discussões acerca do processo ensino-aprendizagem, atuando na "situação didática" - com alunos, com professores; enfim, com toda a comunidade escolar, dentro de um tempo historicamente determinado. |
id |
UFRGS-5_e4e773d1c908633f9853fe84979fc7ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722001000300010 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As Contribuições da Psicologia Cognitiva e a Atuação do Psicólogo no Contexto EscolarAtuação do psicólogocontexto escolarteorias psicogenéticasEste artigo propõe uma discussão acerca do papel do psicólogo no contexto escolar, a partir da análise das principais teorias que hoje permeiam o debate em educação. Os psicólogos escolares têm, ao longo do seu tempo de inserção nesse contexto, centrado suas preocupações principalmente nas dificuldades de aprendizagem dos alunos, numa atuação individualizada e setorizada. Contudo, este papel necessita ser redimensionado, uma vez que aquele deveria ter formação teórica que instrumentalizasse a sua participação ativa nas discussões acerca do processo ensino-aprendizagem, atuando na "situação didática" - com alunos, com professores; enfim, com toda a comunidade escolar, dentro de um tempo historicamente determinado.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2001-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722001000300010Psicologia: Reflexão e Crítica v.14 n.3 2001reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722001000300010info:eu-repo/semantics/openAccessCorreia,Mônica F. B.Lima,Anna Paula BritoAraújo,Claudia Roberta depor2002-05-03T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722001000300010Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2002-05-03T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Contribuições da Psicologia Cognitiva e a Atuação do Psicólogo no Contexto Escolar |
title |
As Contribuições da Psicologia Cognitiva e a Atuação do Psicólogo no Contexto Escolar |
spellingShingle |
As Contribuições da Psicologia Cognitiva e a Atuação do Psicólogo no Contexto Escolar Correia,Mônica F. B. Atuação do psicólogo contexto escolar teorias psicogenéticas |
title_short |
As Contribuições da Psicologia Cognitiva e a Atuação do Psicólogo no Contexto Escolar |
title_full |
As Contribuições da Psicologia Cognitiva e a Atuação do Psicólogo no Contexto Escolar |
title_fullStr |
As Contribuições da Psicologia Cognitiva e a Atuação do Psicólogo no Contexto Escolar |
title_full_unstemmed |
As Contribuições da Psicologia Cognitiva e a Atuação do Psicólogo no Contexto Escolar |
title_sort |
As Contribuições da Psicologia Cognitiva e a Atuação do Psicólogo no Contexto Escolar |
author |
Correia,Mônica F. B. |
author_facet |
Correia,Mônica F. B. Lima,Anna Paula Brito Araújo,Claudia Roberta de |
author_role |
author |
author2 |
Lima,Anna Paula Brito Araújo,Claudia Roberta de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia,Mônica F. B. Lima,Anna Paula Brito Araújo,Claudia Roberta de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atuação do psicólogo contexto escolar teorias psicogenéticas |
topic |
Atuação do psicólogo contexto escolar teorias psicogenéticas |
description |
Este artigo propõe uma discussão acerca do papel do psicólogo no contexto escolar, a partir da análise das principais teorias que hoje permeiam o debate em educação. Os psicólogos escolares têm, ao longo do seu tempo de inserção nesse contexto, centrado suas preocupações principalmente nas dificuldades de aprendizagem dos alunos, numa atuação individualizada e setorizada. Contudo, este papel necessita ser redimensionado, uma vez que aquele deveria ter formação teórica que instrumentalizasse a sua participação ativa nas discussões acerca do processo ensino-aprendizagem, atuando na "situação didática" - com alunos, com professores; enfim, com toda a comunidade escolar, dentro de um tempo historicamente determinado. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722001000300010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722001000300010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722001000300010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.14 n.3 2001 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134862213283840 |