Pensamento e linguagem: a língua de sinais na resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fávero,Maria Helena
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Pimenta,Meireluce Leite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000200008
Resumo: Discute-se a relação pensamento/linguagem e a língua de sinais, num estudo sobre a resolução de problemas matemáticos, do qual participaram surdos entre 18 e 30 anos, alunos de séries iniciais da Educação de Jovens e Adultos de escola pública do Distrito Federal (DF), e desenvolvido em três fases: avaliação das competências matemáticas dos sujeitos sobre a lógica do sistema de numeração e sua notação; pesquisa em LIBRAS para as expressões "n a mais que" e "n a menos que" em situação de comparação de conjuntos; investigação da resolução de problemas matemáticos de comparação em duas situações: a resolução individual sem intervenção e com ela. Os resultados sugerem que a dificuldade dos surdos frente a problemas de matemática advém do processo de escolarização que prima pela aquisição de regras de procedimentos de resolução, em detrimento da aquisição conceitual e pelo uso inadequado da LIBRAS como instrumento para a organização de significados semióticos e aquisição de conhecimentos.
id UFRGS-5_f6c19a9dafe97d5a78b319994b334adc
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722006000200008
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Pensamento e linguagem: a língua de sinais na resolução de problemasPensamento e linguagemresolução de problemassurdezcompetências numéricaslíngua de sinaisDiscute-se a relação pensamento/linguagem e a língua de sinais, num estudo sobre a resolução de problemas matemáticos, do qual participaram surdos entre 18 e 30 anos, alunos de séries iniciais da Educação de Jovens e Adultos de escola pública do Distrito Federal (DF), e desenvolvido em três fases: avaliação das competências matemáticas dos sujeitos sobre a lógica do sistema de numeração e sua notação; pesquisa em LIBRAS para as expressões "n a mais que" e "n a menos que" em situação de comparação de conjuntos; investigação da resolução de problemas matemáticos de comparação em duas situações: a resolução individual sem intervenção e com ela. Os resultados sugerem que a dificuldade dos surdos frente a problemas de matemática advém do processo de escolarização que prima pela aquisição de regras de procedimentos de resolução, em detrimento da aquisição conceitual e pelo uso inadequado da LIBRAS como instrumento para a organização de significados semióticos e aquisição de conhecimentos.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2006-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000200008Psicologia: Reflexão e Crítica v.19 n.2 2006reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722006000200008info:eu-repo/semantics/openAccessFávero,Maria HelenaPimenta,Meireluce Leitepor2007-04-10T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722006000200008Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2007-04-10T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensamento e linguagem: a língua de sinais na resolução de problemas
title Pensamento e linguagem: a língua de sinais na resolução de problemas
spellingShingle Pensamento e linguagem: a língua de sinais na resolução de problemas
Fávero,Maria Helena
Pensamento e linguagem
resolução de problemas
surdez
competências numéricas
língua de sinais
title_short Pensamento e linguagem: a língua de sinais na resolução de problemas
title_full Pensamento e linguagem: a língua de sinais na resolução de problemas
title_fullStr Pensamento e linguagem: a língua de sinais na resolução de problemas
title_full_unstemmed Pensamento e linguagem: a língua de sinais na resolução de problemas
title_sort Pensamento e linguagem: a língua de sinais na resolução de problemas
author Fávero,Maria Helena
author_facet Fávero,Maria Helena
Pimenta,Meireluce Leite
author_role author
author2 Pimenta,Meireluce Leite
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fávero,Maria Helena
Pimenta,Meireluce Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento e linguagem
resolução de problemas
surdez
competências numéricas
língua de sinais
topic Pensamento e linguagem
resolução de problemas
surdez
competências numéricas
língua de sinais
description Discute-se a relação pensamento/linguagem e a língua de sinais, num estudo sobre a resolução de problemas matemáticos, do qual participaram surdos entre 18 e 30 anos, alunos de séries iniciais da Educação de Jovens e Adultos de escola pública do Distrito Federal (DF), e desenvolvido em três fases: avaliação das competências matemáticas dos sujeitos sobre a lógica do sistema de numeração e sua notação; pesquisa em LIBRAS para as expressões "n a mais que" e "n a menos que" em situação de comparação de conjuntos; investigação da resolução de problemas matemáticos de comparação em duas situações: a resolução individual sem intervenção e com ela. Os resultados sugerem que a dificuldade dos surdos frente a problemas de matemática advém do processo de escolarização que prima pela aquisição de regras de procedimentos de resolução, em detrimento da aquisição conceitual e pelo uso inadequado da LIBRAS como instrumento para a organização de significados semióticos e aquisição de conhecimentos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000200008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722006000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.19 n.2 2006
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134863079407616