Status sociométrico e avaliação de características comportamentais: um estudo de competência social em pré-escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais,Maria de Lima Salum e
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Otta,Emma, Scala,Cristiana Tieppo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722001000100010
Resumo: Neste estudo, investigaram-se correlatos entre escolhas sociométricas positivas e negativas e atribuição de características comportamentais por parte de companheiros de uma classe de pré-escola. Testou-se a adequação de um instrumento elaborado com essa finalidade para a aplicação em crianças de cinco anos de idade, empregando-se figuras ilustrativas com os propósitos de facilitar a compreensão da tarefa e de motivar os participantes a se manterem interessados durante a prova. As características comportamentais pesquisadas foram, na esfera social: aceitação/isolamento social, participação/não-participação nas atividades, dependência/independência da professora e dominância/ submissão; e na esfera afetiva, tristeza/alegria e medo/coragem. O instrumento mostrou-se adequado para avaliação desses atributos em pré-escolares. Verificou-se que as crianças foram capazes de discriminar a maior parte das características dos colegas, associando escolhas positivas a atributos social e afetivamente positivos. Foram constatadas diferenças de gênero: os meninos foram mais avaliados por características sociais e as meninas por atributos afetivos.
id UFRGS-5_fa9be8007d804670b877fb26439e252a
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722001000100010
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Status sociométrico e avaliação de características comportamentais: um estudo de competência social em pré-escolaresCompetência socialstatus sociométricopreferência por companheirosavaliação de características comportamentaiscaracterísticas sociais e afetivasNeste estudo, investigaram-se correlatos entre escolhas sociométricas positivas e negativas e atribuição de características comportamentais por parte de companheiros de uma classe de pré-escola. Testou-se a adequação de um instrumento elaborado com essa finalidade para a aplicação em crianças de cinco anos de idade, empregando-se figuras ilustrativas com os propósitos de facilitar a compreensão da tarefa e de motivar os participantes a se manterem interessados durante a prova. As características comportamentais pesquisadas foram, na esfera social: aceitação/isolamento social, participação/não-participação nas atividades, dependência/independência da professora e dominância/ submissão; e na esfera afetiva, tristeza/alegria e medo/coragem. O instrumento mostrou-se adequado para avaliação desses atributos em pré-escolares. Verificou-se que as crianças foram capazes de discriminar a maior parte das características dos colegas, associando escolhas positivas a atributos social e afetivamente positivos. Foram constatadas diferenças de gênero: os meninos foram mais avaliados por características sociais e as meninas por atributos afetivos.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2001-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722001000100010Psicologia: Reflexão e Crítica v.14 n.1 2001reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722001000100010info:eu-repo/semantics/openAccessMorais,Maria de Lima Salum eOtta,EmmaScala,Cristiana Tieppopor2001-08-16T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722001000100010Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2001-08-16T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Status sociométrico e avaliação de características comportamentais: um estudo de competência social em pré-escolares
title Status sociométrico e avaliação de características comportamentais: um estudo de competência social em pré-escolares
spellingShingle Status sociométrico e avaliação de características comportamentais: um estudo de competência social em pré-escolares
Morais,Maria de Lima Salum e
Competência social
status sociométrico
preferência por companheiros
avaliação de características comportamentais
características sociais e afetivas
title_short Status sociométrico e avaliação de características comportamentais: um estudo de competência social em pré-escolares
title_full Status sociométrico e avaliação de características comportamentais: um estudo de competência social em pré-escolares
title_fullStr Status sociométrico e avaliação de características comportamentais: um estudo de competência social em pré-escolares
title_full_unstemmed Status sociométrico e avaliação de características comportamentais: um estudo de competência social em pré-escolares
title_sort Status sociométrico e avaliação de características comportamentais: um estudo de competência social em pré-escolares
author Morais,Maria de Lima Salum e
author_facet Morais,Maria de Lima Salum e
Otta,Emma
Scala,Cristiana Tieppo
author_role author
author2 Otta,Emma
Scala,Cristiana Tieppo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais,Maria de Lima Salum e
Otta,Emma
Scala,Cristiana Tieppo
dc.subject.por.fl_str_mv Competência social
status sociométrico
preferência por companheiros
avaliação de características comportamentais
características sociais e afetivas
topic Competência social
status sociométrico
preferência por companheiros
avaliação de características comportamentais
características sociais e afetivas
description Neste estudo, investigaram-se correlatos entre escolhas sociométricas positivas e negativas e atribuição de características comportamentais por parte de companheiros de uma classe de pré-escola. Testou-se a adequação de um instrumento elaborado com essa finalidade para a aplicação em crianças de cinco anos de idade, empregando-se figuras ilustrativas com os propósitos de facilitar a compreensão da tarefa e de motivar os participantes a se manterem interessados durante a prova. As características comportamentais pesquisadas foram, na esfera social: aceitação/isolamento social, participação/não-participação nas atividades, dependência/independência da professora e dominância/ submissão; e na esfera afetiva, tristeza/alegria e medo/coragem. O instrumento mostrou-se adequado para avaliação desses atributos em pré-escolares. Verificou-se que as crianças foram capazes de discriminar a maior parte das características dos colegas, associando escolhas positivas a atributos social e afetivamente positivos. Foram constatadas diferenças de gênero: os meninos foram mais avaliados por características sociais e as meninas por atributos afetivos.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722001000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722001000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722001000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.14 n.1 2001
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134861880885248