Estatus Sociométrico de Participantes Involucrados en el Bullying en la Escuela
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/172184 |
Resumo: | A situação de vulnerabilidade social dificulta os processos de integração e com isso pode fomentar problemas nas interações interpessoais na escola. Este estudo objetivou analisar o status sociométrico e as suas relações com o sexo, a idade e os perfis de participação no bullying em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Participaram 409 estudantes do terceiro ao sétimo anos do Ensino Fundamental de duas escolas públicas de Florianópolis-SC. O status positivo foi maior para os meninos (M = 11,07; DP = 8,52) e os adolescentes (M = 11,46; DP = 8,19) em relação às meninas (M = 8,55; DP = 5,60) e às crianças (M = 8,83; DP = 6,56). O status positivo dos agressores foi maior, com diferença significativa, em relação às vítimas e não participantes no bullying (p = 0,008). No contexto do bullying, o status elevado dos agressores pode colaborar para que eles utilizem a violência na solução de conflitos ou para obtenção de popularidade entre os pares. |
id |
USP-22_16b2ac51ffb95045e57436f95b7d2b77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/172184 |
network_acronym_str |
USP-22 |
network_name_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estatus Sociométrico de Participantes Involucrados en el Bullying en la EscuelaStatus Sociométrico de Participantes Envolvidos em Bullying EscolarSociometric Status of Participants Involved in School BullyingbullyingstatusvictimizationvulnerabilitysociometrybullyingnivelesvictimizaciónvulnerabilidadesociometríabullyingstatusvitimizaçãovulnerabilidadesociometriaA situação de vulnerabilidade social dificulta os processos de integração e com isso pode fomentar problemas nas interações interpessoais na escola. Este estudo objetivou analisar o status sociométrico e as suas relações com o sexo, a idade e os perfis de participação no bullying em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Participaram 409 estudantes do terceiro ao sétimo anos do Ensino Fundamental de duas escolas públicas de Florianópolis-SC. O status positivo foi maior para os meninos (M = 11,07; DP = 8,52) e os adolescentes (M = 11,46; DP = 8,19) em relação às meninas (M = 8,55; DP = 5,60) e às crianças (M = 8,83; DP = 6,56). O status positivo dos agressores foi maior, com diferença significativa, em relação às vítimas e não participantes no bullying (p = 0,008). No contexto do bullying, o status elevado dos agressores pode colaborar para que eles utilizem a violência na solução de conflitos ou para obtenção de popularidade entre os pares.The situation of social vulnerability hinders the integration processes and thus can foster problems in interpersonal interactions in school. This study aimed to analyze the sociometric status and its relationships with sex, age and profiles of bullying participation in children and adolescents in situations of social vulnerability. A total of 409 students between the third and seventh grades of two public elementary schools in Florianópolis-SC participated in this study. The positive status was higher for boys (M = 11.07; SD = 8.52) and adolescents (M = 11.46; SD = 8.19) compared to girls (M = 8.55; SD = 5.60) and children (M = 8.83; SD = 6.56). The aggressors’ positive status was higher, with significant difference, compared to victims and non-participants of bullying (p = 0.008). In the context of bullying, aggressors’ high status can collaborate to their use of violence in conflict resolution or to gain peer popularity.La situación de vulnerabilidad social dificulta los procesos de integración, lo que puede ocasionar problemas en las interacciones interpersonales en la escuela. Este estudio tuvo como objetivo analizar el estatus sociométrico y sus relaciones con el sexo, la edad y los perfiles de participación en el bullying en niños y adolescentes en situación de vulnerabilidad social. Participaron 409 estudiantes del 3.º al 7.º grados de la educación primaria de dos escuelas públicas en Florianópolis (SC, Brasil). El estatus positivo fue mayor para los chicos (M = 11,07; DE = 8,52) y los adolescentes (M = 11,46; DE = 8,19) en comparación con las chicas (M = 8,55; DE = 5,60) y los niños (M = 8,83; DE = 6,56). El estatus positivo de los agresores fue mayor, con una diferencia significativa, que el de las víctimas y los no participantes en el bullying (p = 0,008). El estatus elevado de los agresores en el bullying puede colaborar con la utilización de la violencia para resolver conflictos o ganar popularidad entre sus pares.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2020-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/17218410.1590/1982-4327e3011Paidéia (Ribeirão Preto); v. 30 (2020); e3011Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 30 (2020); e3011Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 30 (2020); e30111982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/172184/161848https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/172184/161849Copyright (c) 2020 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessZequinão, Marcela AlmeidaMedeiros, Pâmella deSilva, Jorge Luiz daPereira, Beatriz OliveiraCardoso, Fernando Luiz2020-07-08T00:40:10Zoai:revistas.usp.br:article/172184Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2020-07-08T00:40:10Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estatus Sociométrico de Participantes Involucrados en el Bullying en la Escuela Status Sociométrico de Participantes Envolvidos em Bullying Escolar Sociometric Status of Participants Involved in School Bullying |
title |
Estatus Sociométrico de Participantes Involucrados en el Bullying en la Escuela |
spellingShingle |
Estatus Sociométrico de Participantes Involucrados en el Bullying en la Escuela Zequinão, Marcela Almeida bullying status victimization vulnerability sociometry bullying niveles victimización vulnerabilidade sociometría bullying status vitimização vulnerabilidade sociometria |
title_short |
Estatus Sociométrico de Participantes Involucrados en el Bullying en la Escuela |
title_full |
Estatus Sociométrico de Participantes Involucrados en el Bullying en la Escuela |
title_fullStr |
Estatus Sociométrico de Participantes Involucrados en el Bullying en la Escuela |
title_full_unstemmed |
Estatus Sociométrico de Participantes Involucrados en el Bullying en la Escuela |
title_sort |
Estatus Sociométrico de Participantes Involucrados en el Bullying en la Escuela |
author |
Zequinão, Marcela Almeida |
author_facet |
Zequinão, Marcela Almeida Medeiros, Pâmella de Silva, Jorge Luiz da Pereira, Beatriz Oliveira Cardoso, Fernando Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros, Pâmella de Silva, Jorge Luiz da Pereira, Beatriz Oliveira Cardoso, Fernando Luiz |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zequinão, Marcela Almeida Medeiros, Pâmella de Silva, Jorge Luiz da Pereira, Beatriz Oliveira Cardoso, Fernando Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
bullying status victimization vulnerability sociometry bullying niveles victimización vulnerabilidade sociometría bullying status vitimização vulnerabilidade sociometria |
topic |
bullying status victimization vulnerability sociometry bullying niveles victimización vulnerabilidade sociometría bullying status vitimização vulnerabilidade sociometria |
description |
A situação de vulnerabilidade social dificulta os processos de integração e com isso pode fomentar problemas nas interações interpessoais na escola. Este estudo objetivou analisar o status sociométrico e as suas relações com o sexo, a idade e os perfis de participação no bullying em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Participaram 409 estudantes do terceiro ao sétimo anos do Ensino Fundamental de duas escolas públicas de Florianópolis-SC. O status positivo foi maior para os meninos (M = 11,07; DP = 8,52) e os adolescentes (M = 11,46; DP = 8,19) em relação às meninas (M = 8,55; DP = 5,60) e às crianças (M = 8,83; DP = 6,56). O status positivo dos agressores foi maior, com diferença significativa, em relação às vítimas e não participantes no bullying (p = 0,008). No contexto do bullying, o status elevado dos agressores pode colaborar para que eles utilizem a violência na solução de conflitos ou para obtenção de popularidade entre os pares. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/172184 10.1590/1982-4327e3011 |
url |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/172184 |
identifier_str_mv |
10.1590/1982-4327e3011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/172184/161848 https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/172184/161849 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Paidéia (Ribeirão Preto) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Paidéia (Ribeirão Preto) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto); v. 30 (2020); e3011 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 30 (2020); e3011 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 30 (2020); e3011 1982-4327 0103-863X reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
collection |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||paideia@usp.br |
_version_ |
1800221836078743552 |