Validação da Escala de Abordagens de Aprendizagem (EABAP) em uma amostra Brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000100004 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo validar a Escala de Abordagens de Aprendizagem (EABAP), construída para mensurar a dimensão Superficial e Profunda, em uma amostra brasileira. Fizeram parte da pesquisa 716 estudantes do ensino fundamental e médio de uma escola de Belo Horizonte. A análise fatorial exploratória foi utilizada para a identificação das dimensões e seleção dos melhores itens. Dos 27 itens estipulados, foram mantidos 17. A Análise Fatorial Confirmatória indicou a adequação da solução de um fator geral e de dois fatores específicos que representam a Abordagem Superficial e a Profunda (χ2=281,50; gl=116; CFI=0,94; GFI=0,95 e RMSEA=0,05). São discutidas implicações dos resultados para a teoria das abordagens, assim como algumas potencialidades do EABAP para a Psicologia Educacional. |
id |
UFRGS-5_fe52a7e34a58954720f2b155be7325eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722011000100004 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Validação da Escala de Abordagens de Aprendizagem (EABAP) em uma amostra BrasileiraAbordagem profundaAprendizagemValidaçãoO presente estudo teve como objetivo validar a Escala de Abordagens de Aprendizagem (EABAP), construída para mensurar a dimensão Superficial e Profunda, em uma amostra brasileira. Fizeram parte da pesquisa 716 estudantes do ensino fundamental e médio de uma escola de Belo Horizonte. A análise fatorial exploratória foi utilizada para a identificação das dimensões e seleção dos melhores itens. Dos 27 itens estipulados, foram mantidos 17. A Análise Fatorial Confirmatória indicou a adequação da solução de um fator geral e de dois fatores específicos que representam a Abordagem Superficial e a Profunda (χ2=281,50; gl=116; CFI=0,94; GFI=0,95 e RMSEA=0,05). São discutidas implicações dos resultados para a teoria das abordagens, assim como algumas potencialidades do EABAP para a Psicologia Educacional.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000100004Psicologia: Reflexão e Crítica v.24 n.1 2011reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722011000100004info:eu-repo/semantics/openAccessGomes,Cristiano Mauro AssisGolino,Hudson FernandesPinheiro,Carlos Alberto RibeiroMiranda,Gregório RibeiroSoares,Juliana Marina Tavarespor2011-06-21T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722011000100004Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2011-06-21T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Validação da Escala de Abordagens de Aprendizagem (EABAP) em uma amostra Brasileira |
title |
Validação da Escala de Abordagens de Aprendizagem (EABAP) em uma amostra Brasileira |
spellingShingle |
Validação da Escala de Abordagens de Aprendizagem (EABAP) em uma amostra Brasileira Gomes,Cristiano Mauro Assis Abordagem profunda Aprendizagem Validação |
title_short |
Validação da Escala de Abordagens de Aprendizagem (EABAP) em uma amostra Brasileira |
title_full |
Validação da Escala de Abordagens de Aprendizagem (EABAP) em uma amostra Brasileira |
title_fullStr |
Validação da Escala de Abordagens de Aprendizagem (EABAP) em uma amostra Brasileira |
title_full_unstemmed |
Validação da Escala de Abordagens de Aprendizagem (EABAP) em uma amostra Brasileira |
title_sort |
Validação da Escala de Abordagens de Aprendizagem (EABAP) em uma amostra Brasileira |
author |
Gomes,Cristiano Mauro Assis |
author_facet |
Gomes,Cristiano Mauro Assis Golino,Hudson Fernandes Pinheiro,Carlos Alberto Ribeiro Miranda,Gregório Ribeiro Soares,Juliana Marina Tavares |
author_role |
author |
author2 |
Golino,Hudson Fernandes Pinheiro,Carlos Alberto Ribeiro Miranda,Gregório Ribeiro Soares,Juliana Marina Tavares |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes,Cristiano Mauro Assis Golino,Hudson Fernandes Pinheiro,Carlos Alberto Ribeiro Miranda,Gregório Ribeiro Soares,Juliana Marina Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abordagem profunda Aprendizagem Validação |
topic |
Abordagem profunda Aprendizagem Validação |
description |
O presente estudo teve como objetivo validar a Escala de Abordagens de Aprendizagem (EABAP), construída para mensurar a dimensão Superficial e Profunda, em uma amostra brasileira. Fizeram parte da pesquisa 716 estudantes do ensino fundamental e médio de uma escola de Belo Horizonte. A análise fatorial exploratória foi utilizada para a identificação das dimensões e seleção dos melhores itens. Dos 27 itens estipulados, foram mantidos 17. A Análise Fatorial Confirmatória indicou a adequação da solução de um fator geral e de dois fatores específicos que representam a Abordagem Superficial e a Profunda (χ2=281,50; gl=116; CFI=0,94; GFI=0,95 e RMSEA=0,05). São discutidas implicações dos resultados para a teoria das abordagens, assim como algumas potencialidades do EABAP para a Psicologia Educacional. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000100004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000100004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722011000100004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.24 n.1 2011 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134864392224768 |