A segregação sexual na interação de crianças de 8 e 9 anos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300004 |
Resumo: | A segregação sexual é observada na interação entre crianças em diferentes culturas e grupos sociais. O presente trabalho investigou, sob uma perspectiva etológica, o papel das variáveis situacionais na regulação da segregação sexual durante as interações lúdicas. Registrou-se o comportamento, em vídeo, de um grupo de crianças de 8 e 9 anos, participantes do movimento bandeirante de Colatina/ES, Brasil. O número de componentes oscilou entre 9 e 18. Frente a esta variação, a análise incidiu sobre os comportamentos expressos nos diferentes contextos. Os meninos apresentaram um padrão de comportamento mais agitado que o das meninas. Estas se mostraram mais calmas entre si e mais agitadas em dadas interações com eles. Várias foram as aproximações entre meninos e meninas e as interações não-agonísticas entre ambos. As variáveis situacionais e os estilos de brincadeira mostraram-se importantes na análise das diferentes categorias comportamentais, bem como na determinação da segregação sexual. |
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