"Menina não entra": um estudo da segregação sexual na interação ludica de crianças de 8 e 9 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/3041 |
Resumo: | A segregação sexual é um fenômeno comumente observado na interação entre as crianças em diferentes culturas e grupos sociais. A escolha por parceiros de mesmo sexo inicia-se antes dos três anos de idade, aumentando com o passar do tempo e mantendo-se notavelmente entre os seis e os onze anos. O presente trabalho estudou a segregação sexual sob uma perspectiva etológica buscando compreender o papel das variáveis situacionais na regulação deste comportamento durante as interações lúdicas. Registrou-se, em vídeo, o comportamento de um grupo de aproximadamente 12 crianças com idades entre oito e nove anos, participantes do movimento bandeirante de Colatina/ES. Frente à possibilidade de variação no número de crianças durante a coleta de dados, o foco de análise incidiu sobre os comportamentos expressos nos diferentes contextos. Os resultados demonstraram que os meninos detêm um padrão de comportamento mais agitado que o das meninas, sendo que essas mostraram-se mais calmas no contato entre elas e mais agitadas em dadas interações com os meninos. A despeito das diferenças, observou-se que muitos foram os contextos nos quais a aproximação entre meninos e meninas, assim como a manutenção das interações não-agonísticas entre ambos, evidenciaram-se. Variáveis situacionais são discutidas na análise das diferentes categorias comportamentais, ressaltando-se a importância dos estilos de brincadeira na determinação da segregação sexual. |
id |
UFES_5eb64bc229b95b3813fc1400f671783e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/3041 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
"Menina não entra": um estudo da segregação sexual na interação ludica de crianças de 8 e 9 anosCrianças - DesenvolvimentoInteração social em criançasSexo - DiferençasPsicologia159.9A segregação sexual é um fenômeno comumente observado na interação entre as crianças em diferentes culturas e grupos sociais. A escolha por parceiros de mesmo sexo inicia-se antes dos três anos de idade, aumentando com o passar do tempo e mantendo-se notavelmente entre os seis e os onze anos. O presente trabalho estudou a segregação sexual sob uma perspectiva etológica buscando compreender o papel das variáveis situacionais na regulação deste comportamento durante as interações lúdicas. Registrou-se, em vídeo, o comportamento de um grupo de aproximadamente 12 crianças com idades entre oito e nove anos, participantes do movimento bandeirante de Colatina/ES. Frente à possibilidade de variação no número de crianças durante a coleta de dados, o foco de análise incidiu sobre os comportamentos expressos nos diferentes contextos. Os resultados demonstraram que os meninos detêm um padrão de comportamento mais agitado que o das meninas, sendo que essas mostraram-se mais calmas no contato entre elas e mais agitadas em dadas interações com os meninos. A despeito das diferenças, observou-se que muitos foram os contextos nos quais a aproximação entre meninos e meninas, assim como a manutenção das interações não-agonísticas entre ambos, evidenciaram-se. Variáveis situacionais são discutidas na análise das diferentes categorias comportamentais, ressaltando-se a importância dos estilos de brincadeira na determinação da segregação sexual.Universidade Federal do Espírito SantoBRMestrado em PsicologiaUFESPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaRodrigues, Maria Margarida Pereira1º membro da bancaSouza, Fabrício de2016-08-29T14:10:17Z2016-07-112016-08-29T14:10:17Z2000-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTextSOUZA, Fabrício. "Menina não entra": um estudo da segregação sexual na interação ludica de crianças de 8 e 9 anos. 2000. 128 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Espirito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2000.http://repositorio.ufes.br/handle/10/3041porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFES2024-07-02T15:22:18Zoai:repositorio.ufes.br:10/3041Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-07-02T15:22:18Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Menina não entra": um estudo da segregação sexual na interação ludica de crianças de 8 e 9 anos |
title |
"Menina não entra": um estudo da segregação sexual na interação ludica de crianças de 8 e 9 anos |
spellingShingle |
"Menina não entra": um estudo da segregação sexual na interação ludica de crianças de 8 e 9 anos Souza, Fabrício de Crianças - Desenvolvimento Interação social em crianças Sexo - Diferenças Psicologia 159.9 |
title_short |
"Menina não entra": um estudo da segregação sexual na interação ludica de crianças de 8 e 9 anos |
title_full |
"Menina não entra": um estudo da segregação sexual na interação ludica de crianças de 8 e 9 anos |
title_fullStr |
"Menina não entra": um estudo da segregação sexual na interação ludica de crianças de 8 e 9 anos |
title_full_unstemmed |
"Menina não entra": um estudo da segregação sexual na interação ludica de crianças de 8 e 9 anos |
title_sort |
"Menina não entra": um estudo da segregação sexual na interação ludica de crianças de 8 e 9 anos |
author |
Souza, Fabrício de |
author_facet |
Souza, Fabrício de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Maria Margarida Pereira 1º membro da banca |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Fabrício de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças - Desenvolvimento Interação social em crianças Sexo - Diferenças Psicologia 159.9 |
topic |
Crianças - Desenvolvimento Interação social em crianças Sexo - Diferenças Psicologia 159.9 |
description |
A segregação sexual é um fenômeno comumente observado na interação entre as crianças em diferentes culturas e grupos sociais. A escolha por parceiros de mesmo sexo inicia-se antes dos três anos de idade, aumentando com o passar do tempo e mantendo-se notavelmente entre os seis e os onze anos. O presente trabalho estudou a segregação sexual sob uma perspectiva etológica buscando compreender o papel das variáveis situacionais na regulação deste comportamento durante as interações lúdicas. Registrou-se, em vídeo, o comportamento de um grupo de aproximadamente 12 crianças com idades entre oito e nove anos, participantes do movimento bandeirante de Colatina/ES. Frente à possibilidade de variação no número de crianças durante a coleta de dados, o foco de análise incidiu sobre os comportamentos expressos nos diferentes contextos. Os resultados demonstraram que os meninos detêm um padrão de comportamento mais agitado que o das meninas, sendo que essas mostraram-se mais calmas no contato entre elas e mais agitadas em dadas interações com os meninos. A despeito das diferenças, observou-se que muitos foram os contextos nos quais a aproximação entre meninos e meninas, assim como a manutenção das interações não-agonísticas entre ambos, evidenciaram-se. Variáveis situacionais são discutidas na análise das diferentes categorias comportamentais, ressaltando-se a importância dos estilos de brincadeira na determinação da segregação sexual. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-11-24 2016-08-29T14:10:17Z 2016-07-11 2016-08-29T14:10:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Fabrício. "Menina não entra": um estudo da segregação sexual na interação ludica de crianças de 8 e 9 anos. 2000. 128 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Espirito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2000. http://repositorio.ufes.br/handle/10/3041 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Fabrício. "Menina não entra": um estudo da segregação sexual na interação ludica de crianças de 8 e 9 anos. 2000. 128 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Espirito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2000. |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/3041 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo BR Mestrado em Psicologia UFES Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo BR Mestrado em Psicologia UFES Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1818368058583941120 |