"Menina não entra": um estudo da segregação sexual na interação ludica de crianças de 8 e 9 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Fabrício de
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3041
Resumo: A segregação sexual é um fenômeno comumente observado na interação entre as crianças em diferentes culturas e grupos sociais. A escolha por parceiros de mesmo sexo inicia-se antes dos três anos de idade, aumentando com o passar do tempo e mantendo-se notavelmente entre os seis e os onze anos. O presente trabalho estudou a segregação sexual sob uma perspectiva etológica buscando compreender o papel das variáveis situacionais na regulação deste comportamento durante as interações lúdicas. Registrou-se, em vídeo, o comportamento de um grupo de aproximadamente 12 crianças com idades entre oito e nove anos, participantes do movimento bandeirante de Colatina/ES. Frente à possibilidade de variação no número de crianças durante a coleta de dados, o foco de análise incidiu sobre os comportamentos expressos nos diferentes contextos. Os resultados demonstraram que os meninos detêm um padrão de comportamento mais agitado que o das meninas, sendo que essas mostraram-se mais calmas no contato entre elas e mais agitadas em dadas interações com os meninos. A despeito das diferenças, observou-se que muitos foram os contextos nos quais a aproximação entre meninos e meninas, assim como a manutenção das interações não-agonísticas entre ambos, evidenciaram-se. Variáveis situacionais são discutidas na análise das diferentes categorias comportamentais, ressaltando-se a importância dos estilos de brincadeira na determinação da segregação sexual.
id UFES_5eb64bc229b95b3813fc1400f671783e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/3041
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Rodrigues, Maria Margarida PereiraSouza, Fabrício de1º membro da banca2016-08-29T14:10:17Z2016-07-112016-08-29T14:10:17Z2000-11-24A segregação sexual é um fenômeno comumente observado na interação entre as crianças em diferentes culturas e grupos sociais. A escolha por parceiros de mesmo sexo inicia-se antes dos três anos de idade, aumentando com o passar do tempo e mantendo-se notavelmente entre os seis e os onze anos. O presente trabalho estudou a segregação sexual sob uma perspectiva etológica buscando compreender o papel das variáveis situacionais na regulação deste comportamento durante as interações lúdicas. Registrou-se, em vídeo, o comportamento de um grupo de aproximadamente 12 crianças com idades entre oito e nove anos, participantes do movimento bandeirante de Colatina/ES. Frente à possibilidade de variação no número de crianças durante a coleta de dados, o foco de análise incidiu sobre os comportamentos expressos nos diferentes contextos. Os resultados demonstraram que os meninos detêm um padrão de comportamento mais agitado que o das meninas, sendo que essas mostraram-se mais calmas no contato entre elas e mais agitadas em dadas interações com os meninos. A despeito das diferenças, observou-se que muitos foram os contextos nos quais a aproximação entre meninos e meninas, assim como a manutenção das interações não-agonísticas entre ambos, evidenciaram-se. Variáveis situacionais são discutidas na análise das diferentes categorias comportamentais, ressaltando-se a importância dos estilos de brincadeira na determinação da segregação sexual.TextSOUZA, Fabrício. "Menina não entra": um estudo da segregação sexual na interação ludica de crianças de 8 e 9 anos. 2000. 128 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Espirito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2000.http://repositorio.ufes.br/handle/10/3041porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaUFESBRCrianças - DesenvolvimentoInteração social em criançasSexo - DiferençasPsicologia159.9"Menina não entra": um estudo da segregação sexual na interação ludica de crianças de 8 e 9 anosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFES10/30412024-07-02 15:22:18.638oai:repositorio.ufes.br:10/3041http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-07-02T15:22:18Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv "Menina não entra": um estudo da segregação sexual na interação ludica de crianças de 8 e 9 anos
title "Menina não entra": um estudo da segregação sexual na interação ludica de crianças de 8 e 9 anos
spellingShingle "Menina não entra": um estudo da segregação sexual na interação ludica de crianças de 8 e 9 anos
Souza, Fabrício de
Psicologia
Crianças - Desenvolvimento
Interação social em crianças
Sexo - Diferenças
159.9
title_short "Menina não entra": um estudo da segregação sexual na interação ludica de crianças de 8 e 9 anos
title_full "Menina não entra": um estudo da segregação sexual na interação ludica de crianças de 8 e 9 anos
title_fullStr "Menina não entra": um estudo da segregação sexual na interação ludica de crianças de 8 e 9 anos
title_full_unstemmed "Menina não entra": um estudo da segregação sexual na interação ludica de crianças de 8 e 9 anos
title_sort "Menina não entra": um estudo da segregação sexual na interação ludica de crianças de 8 e 9 anos
author Souza, Fabrício de
author_facet Souza, Fabrício de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Maria Margarida Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Fabrício de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv 1º membro da banca
contributor_str_mv Rodrigues, Maria Margarida Pereira
1º membro da banca
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Psicologia
topic Psicologia
Crianças - Desenvolvimento
Interação social em crianças
Sexo - Diferenças
159.9
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv Crianças - Desenvolvimento
Interação social em crianças
Sexo - Diferenças
dc.subject.udc.none.fl_str_mv 159.9
description A segregação sexual é um fenômeno comumente observado na interação entre as crianças em diferentes culturas e grupos sociais. A escolha por parceiros de mesmo sexo inicia-se antes dos três anos de idade, aumentando com o passar do tempo e mantendo-se notavelmente entre os seis e os onze anos. O presente trabalho estudou a segregação sexual sob uma perspectiva etológica buscando compreender o papel das variáveis situacionais na regulação deste comportamento durante as interações lúdicas. Registrou-se, em vídeo, o comportamento de um grupo de aproximadamente 12 crianças com idades entre oito e nove anos, participantes do movimento bandeirante de Colatina/ES. Frente à possibilidade de variação no número de crianças durante a coleta de dados, o foco de análise incidiu sobre os comportamentos expressos nos diferentes contextos. Os resultados demonstraram que os meninos detêm um padrão de comportamento mais agitado que o das meninas, sendo que essas mostraram-se mais calmas no contato entre elas e mais agitadas em dadas interações com os meninos. A despeito das diferenças, observou-se que muitos foram os contextos nos quais a aproximação entre meninos e meninas, assim como a manutenção das interações não-agonísticas entre ambos, evidenciaram-se. Variáveis situacionais são discutidas na análise das diferentes categorias comportamentais, ressaltando-se a importância dos estilos de brincadeira na determinação da segregação sexual.
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000-11-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-29T14:10:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-11
2016-08-29T14:10:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Fabrício. "Menina não entra": um estudo da segregação sexual na interação ludica de crianças de 8 e 9 anos. 2000. 128 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Espirito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2000.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/3041
identifier_str_mv SOUZA, Fabrício. "Menina não entra": um estudo da segregação sexual na interação ludica de crianças de 8 e 9 anos. 2000. 128 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Espirito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2000.
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/3041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Psicologia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1804309210584842240