Leitura Literária: uma experiência gamificada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/79622 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a experiência de trabalho literário desenvolvido com alunos de 7º ano do Ensino Fundamental visando à uma proposta gamificada de exploração e vivência da obra “O Espelho dos Nomes” de Marcos Bagno. O objetivo do presente texto é oferecer o relato da atividade fundamentada na visão interacionista de leitura e de gamificação; considerando que um processo gamificado segue caraterísticas advindas dos games, tais como, narrativas, recompensas e feedbaks, cooperação, competição, níveis, missões, interatividade e diversão. Como principais aspectos advindos desta experiência gamificada, desatacam-se a interatividade no processo de leitura, a co-construção de sentidos entre texto-autor-leitor e uma proposta diferenciada e inovadora que estimula e incentiva os alunos à leitura literária. |
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Leitura Literária: uma experiência gamificadaGamificação. Literatura. Leitura Literária.gamificaçãoEste artigo apresenta um estudo de caso sobre a experiência de trabalho literário desenvolvido com alunos de 7º ano do Ensino Fundamental visando à uma proposta gamificada de exploração e vivência da obra “O Espelho dos Nomes” de Marcos Bagno. O objetivo do presente texto é oferecer o relato da atividade fundamentada na visão interacionista de leitura e de gamificação; considerando que um processo gamificado segue caraterísticas advindas dos games, tais como, narrativas, recompensas e feedbaks, cooperação, competição, níveis, missões, interatividade e diversão. Como principais aspectos advindos desta experiência gamificada, desatacam-se a interatividade no processo de leitura, a co-construção de sentidos entre texto-autor-leitor e uma proposta diferenciada e inovadora que estimula e incentiva os alunos à leitura literária.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7962210.22456/1982-1654.79622Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 3 set/dez (2017): JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO E SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃOInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 3 set/dez (2017): JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO E SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/79622/47108Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMüller, Carolina2022-01-06T18:35:11Zoai:seer.ufrgs.br:article/79622Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:35:11Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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