Um Assistente Pessoal de Aprendizagem Continuada na WEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12324 |
Resumo: | O conhecimento de uma pessoa pode tornar-se obsoleto ou incompleto rapidamente, visto que na chamada sociedade da informação e do conhecimento, a todo instante surgem novas teorias e tecnologias, que são rapidamente publicadas e disseminadas pelos novos meios de comunica- ção e informação, notadamente a Internet. Visando contribuir para a atenuação desse problema, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um ambiente baseado na Web que dê apoio à aprendizagem continuada de um indivíduo dentro de algum campo de interesse, facilitando, assim, a atualização de seus conhecimentos. Do ponto de vista tecnológico, o trabalho se apóia na recu- peração de informações em contexto e na tecnologia de agentes de software; do ponto de vista pedagógico, inspira-se na pedagogia de projetos de aprendizagem. |
id |
UFRGS-7_0b2487bd167e62fb83b453d29d01669b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/12324 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Um Assistente Pessoal de Aprendizagem Continuada na WEBO conhecimento de uma pessoa pode tornar-se obsoleto ou incompleto rapidamente, visto que na chamada sociedade da informação e do conhecimento, a todo instante surgem novas teorias e tecnologias, que são rapidamente publicadas e disseminadas pelos novos meios de comunica- ção e informação, notadamente a Internet. Visando contribuir para a atenuação desse problema, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um ambiente baseado na Web que dê apoio à aprendizagem continuada de um indivíduo dentro de algum campo de interesse, facilitando, assim, a atualização de seus conhecimentos. Do ponto de vista tecnológico, o trabalho se apóia na recu- peração de informações em contexto e na tecnologia de agentes de software; do ponto de vista pedagógico, inspira-se na pedagogia de projetos de aprendizagem.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2010-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionResumo de Teseapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/1232410.22456/1982-1654.12324Computers in education: theory & practice; Vol. 12 No. 2 (2009): Autopoiesis, Enaction and TechnologiesInformática na educação: teoria & prática; v. 12 n. 2 (2009): Autopoiese, Enação e Tecnologias1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12324/7278Fonseca, Luis Carlos Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-17T13:42:24Zoai:seer.ufrgs.br:article/12324Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-06-17T13:42:24Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um Assistente Pessoal de Aprendizagem Continuada na WEB |
title |
Um Assistente Pessoal de Aprendizagem Continuada na WEB |
spellingShingle |
Um Assistente Pessoal de Aprendizagem Continuada na WEB Fonseca, Luis Carlos Costa |
title_short |
Um Assistente Pessoal de Aprendizagem Continuada na WEB |
title_full |
Um Assistente Pessoal de Aprendizagem Continuada na WEB |
title_fullStr |
Um Assistente Pessoal de Aprendizagem Continuada na WEB |
title_full_unstemmed |
Um Assistente Pessoal de Aprendizagem Continuada na WEB |
title_sort |
Um Assistente Pessoal de Aprendizagem Continuada na WEB |
author |
Fonseca, Luis Carlos Costa |
author_facet |
Fonseca, Luis Carlos Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Luis Carlos Costa |
description |
O conhecimento de uma pessoa pode tornar-se obsoleto ou incompleto rapidamente, visto que na chamada sociedade da informação e do conhecimento, a todo instante surgem novas teorias e tecnologias, que são rapidamente publicadas e disseminadas pelos novos meios de comunica- ção e informação, notadamente a Internet. Visando contribuir para a atenuação desse problema, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um ambiente baseado na Web que dê apoio à aprendizagem continuada de um indivíduo dentro de algum campo de interesse, facilitando, assim, a atualização de seus conhecimentos. Do ponto de vista tecnológico, o trabalho se apóia na recu- peração de informações em contexto e na tecnologia de agentes de software; do ponto de vista pedagógico, inspira-se na pedagogia de projetos de aprendizagem. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Resumo de Tese |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12324 10.22456/1982-1654.12324 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12324 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.12324 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12324/7278 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 12 No. 2 (2009): Autopoiesis, Enaction and Technologies Informática na educação: teoria & prática; v. 12 n. 2 (2009): Autopoiese, Enação e Tecnologias 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766182244384768 |