Um Assistente Pessoal de Aprendizagem Continuada na WEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Luis Carlos Costa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12324
Resumo: O conhecimento de uma pessoa pode tornar-se obsoleto ou incompleto rapidamente, visto que na chamada sociedade da informação e do conhecimento, a todo instante surgem novas teorias e tecnologias, que são rapidamente publicadas e disseminadas pelos novos meios de comunica- ção e informação, notadamente a Internet. Visando contribuir para a atenuação desse problema, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um ambiente baseado na Web que dê apoio à aprendizagem continuada de um indivíduo dentro de algum campo de interesse, facilitando, assim, a atualização de seus conhecimentos. Do ponto de vista tecnológico, o trabalho se apóia na recu- peração de informações em contexto e na tecnologia de agentes de software; do ponto de vista pedagógico, inspira-se na pedagogia de projetos de aprendizagem.
id UFRGS-7_0b2487bd167e62fb83b453d29d01669b
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/12324
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Um Assistente Pessoal de Aprendizagem Continuada na WEBO conhecimento de uma pessoa pode tornar-se obsoleto ou incompleto rapidamente, visto que na chamada sociedade da informação e do conhecimento, a todo instante surgem novas teorias e tecnologias, que são rapidamente publicadas e disseminadas pelos novos meios de comunica- ção e informação, notadamente a Internet. Visando contribuir para a atenuação desse problema, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um ambiente baseado na Web que dê apoio à aprendizagem continuada de um indivíduo dentro de algum campo de interesse, facilitando, assim, a atualização de seus conhecimentos. Do ponto de vista tecnológico, o trabalho se apóia na recu- peração de informações em contexto e na tecnologia de agentes de software; do ponto de vista pedagógico, inspira-se na pedagogia de projetos de aprendizagem.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2010-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionResumo de Teseapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/1232410.22456/1982-1654.12324Computers in education: theory & practice; Vol. 12 No. 2 (2009): Autopoiesis, Enaction and TechnologiesInformática na educação: teoria & prática; v. 12 n. 2 (2009): Autopoiese, Enação e Tecnologias1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12324/7278Fonseca, Luis Carlos Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-17T13:42:24Zoai:seer.ufrgs.br:article/12324Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-06-17T13:42:24Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Um Assistente Pessoal de Aprendizagem Continuada na WEB
title Um Assistente Pessoal de Aprendizagem Continuada na WEB
spellingShingle Um Assistente Pessoal de Aprendizagem Continuada na WEB
Fonseca, Luis Carlos Costa
title_short Um Assistente Pessoal de Aprendizagem Continuada na WEB
title_full Um Assistente Pessoal de Aprendizagem Continuada na WEB
title_fullStr Um Assistente Pessoal de Aprendizagem Continuada na WEB
title_full_unstemmed Um Assistente Pessoal de Aprendizagem Continuada na WEB
title_sort Um Assistente Pessoal de Aprendizagem Continuada na WEB
author Fonseca, Luis Carlos Costa
author_facet Fonseca, Luis Carlos Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Luis Carlos Costa
description O conhecimento de uma pessoa pode tornar-se obsoleto ou incompleto rapidamente, visto que na chamada sociedade da informação e do conhecimento, a todo instante surgem novas teorias e tecnologias, que são rapidamente publicadas e disseminadas pelos novos meios de comunica- ção e informação, notadamente a Internet. Visando contribuir para a atenuação desse problema, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um ambiente baseado na Web que dê apoio à aprendizagem continuada de um indivíduo dentro de algum campo de interesse, facilitando, assim, a atualização de seus conhecimentos. Do ponto de vista tecnológico, o trabalho se apóia na recu- peração de informações em contexto e na tecnologia de agentes de software; do ponto de vista pedagógico, inspira-se na pedagogia de projetos de aprendizagem.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Resumo de Tese
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12324
10.22456/1982-1654.12324
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12324
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.12324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12324/7278
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 12 No. 2 (2009): Autopoiesis, Enaction and Technologies
Informática na educação: teoria & prática; v. 12 n. 2 (2009): Autopoiese, Enação e Tecnologias
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766182244384768