Enação e metodologias de primeira pessoa: o reencantamento do concreto das investigações da experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9604 |
Resumo: | Nos últimos vinte anos tem se ressaltado nas ciências cognitivas o interesse por metodologias de primeira pessoa para investigar a experiência. Queremos neste artigo interrogar o estatuto epistemológico dessas metodologias, a partir da abordagem da enação. Utilizaremos trabalhos de Varela e de comentadores de sua obra, como Evan Thompson e Antoine Lutz, sobre as metodologias de primeira pessoa. O reencantamento do concreto proposto por Varela para os estudos da cognição se coloca, a nosso ver, para as metodologias de primeira pessoa, a partir da abordagem pragmática da fenomenologia formulada por Depraz, Varela e Vermersch. Buscamos demonstrar que as metodologias de primeira pessoa, assim como toda atividade de conhecimento, possuem um caráter enativo. |
id |
UFRGS-7_0c034561cf4afefdc3b9376f70d5d423 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/9604 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Enação e metodologias de primeira pessoa: o reencantamento do concreto das investigações da experiênciacogniçãoexperiênciametodologias de primeira pessoaenaçãoVarelaPsicologia cognitivaNos últimos vinte anos tem se ressaltado nas ciências cognitivas o interesse por metodologias de primeira pessoa para investigar a experiência. Queremos neste artigo interrogar o estatuto epistemológico dessas metodologias, a partir da abordagem da enação. Utilizaremos trabalhos de Varela e de comentadores de sua obra, como Evan Thompson e Antoine Lutz, sobre as metodologias de primeira pessoa. O reencantamento do concreto proposto por Varela para os estudos da cognição se coloca, a nosso ver, para as metodologias de primeira pessoa, a partir da abordagem pragmática da fenomenologia formulada por Depraz, Varela e Vermersch. Buscamos demonstrar que as metodologias de primeira pessoa, assim como toda atividade de conhecimento, possuem um caráter enativo.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2010-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/960410.22456/1982-1654.9604Computers in education: theory & practice; Vol. 12 No. 2 (2009): Autopoiesis, Enaction and TechnologiesInformática na educação: teoria & prática; v. 12 n. 2 (2009): Autopoiese, Enação e Tecnologias1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9604/7239https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9604/7240Sade, Christianinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-17T13:42:24Zoai:seer.ufrgs.br:article/9604Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-06-17T13:42:24Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Enação e metodologias de primeira pessoa: o reencantamento do concreto das investigações da experiência |
title |
Enação e metodologias de primeira pessoa: o reencantamento do concreto das investigações da experiência |
spellingShingle |
Enação e metodologias de primeira pessoa: o reencantamento do concreto das investigações da experiência Sade, Christian cognição experiência metodologias de primeira pessoa enação Varela Psicologia cognitiva |
title_short |
Enação e metodologias de primeira pessoa: o reencantamento do concreto das investigações da experiência |
title_full |
Enação e metodologias de primeira pessoa: o reencantamento do concreto das investigações da experiência |
title_fullStr |
Enação e metodologias de primeira pessoa: o reencantamento do concreto das investigações da experiência |
title_full_unstemmed |
Enação e metodologias de primeira pessoa: o reencantamento do concreto das investigações da experiência |
title_sort |
Enação e metodologias de primeira pessoa: o reencantamento do concreto das investigações da experiência |
author |
Sade, Christian |
author_facet |
Sade, Christian |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sade, Christian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cognição experiência metodologias de primeira pessoa enação Varela Psicologia cognitiva |
topic |
cognição experiência metodologias de primeira pessoa enação Varela Psicologia cognitiva |
description |
Nos últimos vinte anos tem se ressaltado nas ciências cognitivas o interesse por metodologias de primeira pessoa para investigar a experiência. Queremos neste artigo interrogar o estatuto epistemológico dessas metodologias, a partir da abordagem da enação. Utilizaremos trabalhos de Varela e de comentadores de sua obra, como Evan Thompson e Antoine Lutz, sobre as metodologias de primeira pessoa. O reencantamento do concreto proposto por Varela para os estudos da cognição se coloca, a nosso ver, para as metodologias de primeira pessoa, a partir da abordagem pragmática da fenomenologia formulada por Depraz, Varela e Vermersch. Buscamos demonstrar que as metodologias de primeira pessoa, assim como toda atividade de conhecimento, possuem um caráter enativo. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9604 10.22456/1982-1654.9604 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9604 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.9604 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9604/7239 https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9604/7240 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 12 No. 2 (2009): Autopoiesis, Enaction and Technologies Informática na educação: teoria & prática; v. 12 n. 2 (2009): Autopoiese, Enação e Tecnologias 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766181705416704 |