Estratégias didático-metodológicas para o uso de software educativos gratuitos na educação matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
DOI: | 10.22456/1982-1654.86161 |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86161 |
Resumo: | Há muitas dúvidas quanto ao uso de recursos digitais no ensino de matemática. É preciso escolher o software adequado aos conteúdos e aos propósitos de ensino. O objetivo foi elaborar estratégias didático-metodológicas para o uso de software gratuitos no ensino de Matemática (6º ao 9º ano), assim como validá-las. As estratégias foram elaboradas conjuntamente com professores que as aplicaram com seus alunos. Duas turmas resolveram os mesmos exercícios em 4 diferentes situações avaliativas para a estratégia validada. O percentual de acertos foi analisado pelo teste Kruskal Wallis. Cinco software para conteúdos problemáticos do ponto de vista docente, identificados pelos professores de matemática, e três das etapas da Teoria dos Modelos Genéricos foram considerados na elaboração de 19 estratégias. Dentre as 11 estratégias validadas, pode-se afirmar que a maioria foi favorável ao aprendizado do aluno. Principalmente, quando as estratégias são inseridas após o conteúdo ser trabalhado em sala de aula. |
id |
UFRGS-7_11b777097ce7822787f377b65470103d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/86161 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
spelling |
Estratégias didático-metodológicas para o uso de software educativos gratuitos na educação matemáticaEstratégias didáticasSoftware gratuitosEnsino de matemáticaInformática na Prática DocenteHá muitas dúvidas quanto ao uso de recursos digitais no ensino de matemática. É preciso escolher o software adequado aos conteúdos e aos propósitos de ensino. O objetivo foi elaborar estratégias didático-metodológicas para o uso de software gratuitos no ensino de Matemática (6º ao 9º ano), assim como validá-las. As estratégias foram elaboradas conjuntamente com professores que as aplicaram com seus alunos. Duas turmas resolveram os mesmos exercícios em 4 diferentes situações avaliativas para a estratégia validada. O percentual de acertos foi analisado pelo teste Kruskal Wallis. Cinco software para conteúdos problemáticos do ponto de vista docente, identificados pelos professores de matemática, e três das etapas da Teoria dos Modelos Genéricos foram considerados na elaboração de 19 estratégias. Dentre as 11 estratégias validadas, pode-se afirmar que a maioria foi favorável ao aprendizado do aluno. Principalmente, quando as estratégias são inseridas após o conteúdo ser trabalhado em sala de aula.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8616110.22456/1982-1654.86161Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes SociaisInformática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86161/54528Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueira-Sampaio, Aleandra da SilvaSantos, Eliane Elias Ferreira dosCarrijo, Gilberto ArantesNomelini, Quintiliano Siqueira Schroden2021-03-14T20:40:42Zoai:seer.ufrgs.br:article/86161Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-03-14T20:40:42Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias didático-metodológicas para o uso de software educativos gratuitos na educação matemática |
title |
Estratégias didático-metodológicas para o uso de software educativos gratuitos na educação matemática |
spellingShingle |
Estratégias didático-metodológicas para o uso de software educativos gratuitos na educação matemática Estratégias didático-metodológicas para o uso de software educativos gratuitos na educação matemática Figueira-Sampaio, Aleandra da Silva Estratégias didáticas Software gratuitos Ensino de matemática Informática na Prática Docente Figueira-Sampaio, Aleandra da Silva Estratégias didáticas Software gratuitos Ensino de matemática Informática na Prática Docente |
title_short |
Estratégias didático-metodológicas para o uso de software educativos gratuitos na educação matemática |
title_full |
Estratégias didático-metodológicas para o uso de software educativos gratuitos na educação matemática |
title_fullStr |
Estratégias didático-metodológicas para o uso de software educativos gratuitos na educação matemática Estratégias didático-metodológicas para o uso de software educativos gratuitos na educação matemática |
title_full_unstemmed |
Estratégias didático-metodológicas para o uso de software educativos gratuitos na educação matemática Estratégias didático-metodológicas para o uso de software educativos gratuitos na educação matemática |
title_sort |
Estratégias didático-metodológicas para o uso de software educativos gratuitos na educação matemática |
author |
Figueira-Sampaio, Aleandra da Silva |
author_facet |
Figueira-Sampaio, Aleandra da Silva Figueira-Sampaio, Aleandra da Silva Santos, Eliane Elias Ferreira dos Carrijo, Gilberto Arantes Nomelini, Quintiliano Siqueira Schroden Santos, Eliane Elias Ferreira dos Carrijo, Gilberto Arantes Nomelini, Quintiliano Siqueira Schroden |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Eliane Elias Ferreira dos Carrijo, Gilberto Arantes Nomelini, Quintiliano Siqueira Schroden |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueira-Sampaio, Aleandra da Silva Santos, Eliane Elias Ferreira dos Carrijo, Gilberto Arantes Nomelini, Quintiliano Siqueira Schroden |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias didáticas Software gratuitos Ensino de matemática Informática na Prática Docente |
topic |
Estratégias didáticas Software gratuitos Ensino de matemática Informática na Prática Docente |
description |
Há muitas dúvidas quanto ao uso de recursos digitais no ensino de matemática. É preciso escolher o software adequado aos conteúdos e aos propósitos de ensino. O objetivo foi elaborar estratégias didático-metodológicas para o uso de software gratuitos no ensino de Matemática (6º ao 9º ano), assim como validá-las. As estratégias foram elaboradas conjuntamente com professores que as aplicaram com seus alunos. Duas turmas resolveram os mesmos exercícios em 4 diferentes situações avaliativas para a estratégia validada. O percentual de acertos foi analisado pelo teste Kruskal Wallis. Cinco software para conteúdos problemáticos do ponto de vista docente, identificados pelos professores de matemática, e três das etapas da Teoria dos Modelos Genéricos foram considerados na elaboração de 19 estratégias. Dentre as 11 estratégias validadas, pode-se afirmar que a maioria foi favorável ao aprendizado do aluno. Principalmente, quando as estratégias são inseridas após o conteúdo ser trabalhado em sala de aula. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86161 10.22456/1982-1654.86161 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86161 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.86161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86161/54528 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais Informática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1822182845477552128 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22456/1982-1654.86161 |