Estágio na Formação de Professores no Contexto das Novas Tecnologias de Informação – Princípios Norteadores e Desafios a Serem Enfrentados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4555 |
Resumo: | This article aims to increase and to contribute to the debate and scientific production related to teacher’s education on distance learning courses, with the support from NTICs (new information and communication technologies). In this context, two major issues arise: a) how could the supervised training activities be properly placed at the course syllabus so that the teacher’s education happens in the same context as the profession itself?, and b) how to conceptualize training supervision in this context? The debate begins through the analysis of a project for the module of Supervised Training on the syllabus of Primary School Course – First Grades and Early Childhood Education at Universidade de Caxias do Sul. |
id |
UFRGS-7_145aace34e50b6fe1480947b7eb4b844 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/4555 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Estágio na Formação de Professores no Contexto das Novas Tecnologias de Informação – Princípios Norteadores e Desafios a Serem Enfrentadosformação de professoresambiente virtual de aprendizagemestágiosupervisãoThis article aims to increase and to contribute to the debate and scientific production related to teacher’s education on distance learning courses, with the support from NTICs (new information and communication technologies). In this context, two major issues arise: a) how could the supervised training activities be properly placed at the course syllabus so that the teacher’s education happens in the same context as the profession itself?, and b) how to conceptualize training supervision in this context? The debate begins through the analysis of a project for the module of Supervised Training on the syllabus of Primary School Course – First Grades and Early Childhood Education at Universidade de Caxias do Sul.O presente artigo tem como principal objetivo ampliar e contribuir com o debate e a produção científica relacionada à formação de professores na modalidade à distância, com apoio das NTIC’s. Neste contexto surgem dois problemas em particular: Qual poderia ser a estruturação adequada das atividades de estágio curricular supervisionado na organização temporal do curso de forma que, a construção do profissional da educação se dê no contexto onde surge a própria profissão? Como conceituar supervisão de estágio neste mesmo contexto? O início do debate será construído por meio da análise do projeto para Estágio Curricular Supervisionado, do Curso de Licenciatura em Pedagogia - Séries Iniciais e Educação Infantil, da Universidade de Caxias do Sul.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2007-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/455510.22456/1982-1654.4555Computers in education: theory & practice; Vol. 10 No. 1 (2007): Learning, Interfaces and TechnologyInformática na educação: teoria & prática; v. 10 n. 1 (2007): Aprendizagens, Interfaces e Tecnologias1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4555/2895Rela, ElianaRocha, KarlaCarvalho, Marie Janeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T13:31:05Zoai:seer.ufrgs.br:article/4555Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-24T13:31:05Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio na Formação de Professores no Contexto das Novas Tecnologias de Informação – Princípios Norteadores e Desafios a Serem Enfrentados |
title |
Estágio na Formação de Professores no Contexto das Novas Tecnologias de Informação – Princípios Norteadores e Desafios a Serem Enfrentados |
spellingShingle |
Estágio na Formação de Professores no Contexto das Novas Tecnologias de Informação – Princípios Norteadores e Desafios a Serem Enfrentados Rela, Eliana formação de professores ambiente virtual de aprendizagem estágio supervisão |
title_short |
Estágio na Formação de Professores no Contexto das Novas Tecnologias de Informação – Princípios Norteadores e Desafios a Serem Enfrentados |
title_full |
Estágio na Formação de Professores no Contexto das Novas Tecnologias de Informação – Princípios Norteadores e Desafios a Serem Enfrentados |
title_fullStr |
Estágio na Formação de Professores no Contexto das Novas Tecnologias de Informação – Princípios Norteadores e Desafios a Serem Enfrentados |
title_full_unstemmed |
Estágio na Formação de Professores no Contexto das Novas Tecnologias de Informação – Princípios Norteadores e Desafios a Serem Enfrentados |
title_sort |
Estágio na Formação de Professores no Contexto das Novas Tecnologias de Informação – Princípios Norteadores e Desafios a Serem Enfrentados |
author |
Rela, Eliana |
author_facet |
Rela, Eliana Rocha, Karla Carvalho, Marie Jane |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Karla Carvalho, Marie Jane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rela, Eliana Rocha, Karla Carvalho, Marie Jane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores ambiente virtual de aprendizagem estágio supervisão |
topic |
formação de professores ambiente virtual de aprendizagem estágio supervisão |
description |
This article aims to increase and to contribute to the debate and scientific production related to teacher’s education on distance learning courses, with the support from NTICs (new information and communication technologies). In this context, two major issues arise: a) how could the supervised training activities be properly placed at the course syllabus so that the teacher’s education happens in the same context as the profession itself?, and b) how to conceptualize training supervision in this context? The debate begins through the analysis of a project for the module of Supervised Training on the syllabus of Primary School Course – First Grades and Early Childhood Education at Universidade de Caxias do Sul. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4555 10.22456/1982-1654.4555 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4555 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.4555 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4555/2895 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 10 No. 1 (2007): Learning, Interfaces and Technology Informática na educação: teoria & prática; v. 10 n. 1 (2007): Aprendizagens, Interfaces e Tecnologias 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766181061591040 |