Estágio na Formação de Professores no Contexto das Novas Tecnologias de Informação – Princípios Norteadores e Desafios a Serem Enfrentados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rela, Eliana
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Rocha, Karla, Carvalho, Marie Jane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4555
Resumo: This article aims to increase and to contribute to the debate and scientific production related to teacher’s education on distance learning courses, with the support from NTICs (new information and communication technologies). In this context, two major issues arise: a) how could the supervised training activities be properly placed at the course syllabus so that the teacher’s education happens in the same context as the profession itself?, and b) how to conceptualize training supervision in this context? The debate begins through the analysis of a project for the module of Supervised Training on the syllabus of Primary School Course – First Grades and Early Childhood Education at Universidade de Caxias do Sul.
id UFRGS-7_145aace34e50b6fe1480947b7eb4b844
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/4555
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Estágio na Formação de Professores no Contexto das Novas Tecnologias de Informação – Princípios Norteadores e Desafios a Serem Enfrentadosformação de professoresambiente virtual de aprendizagemestágiosupervisãoThis article aims to increase and to contribute to the debate and scientific production related to teacher’s education on distance learning courses, with the support from NTICs (new information and communication technologies). In this context, two major issues arise: a) how could the supervised training activities be properly placed at the course syllabus so that the teacher’s education happens in the same context as the profession itself?, and b) how to conceptualize training supervision in this context? The debate begins through the analysis of a project for the module of Supervised Training on the syllabus of Primary School Course – First Grades and Early Childhood Education at Universidade de Caxias do Sul.O presente artigo tem como principal objetivo ampliar e contribuir com o debate e a produção científica relacionada à formação de professores na modalidade à distância, com apoio das NTIC’s. Neste contexto surgem dois problemas em particular: Qual poderia ser a estruturação adequada das atividades de estágio curricular supervisionado na organização temporal do curso de forma que, a construção do profissional da educação se dê no contexto onde surge a própria profissão? Como conceituar supervisão de estágio neste mesmo contexto? O início do debate será construído por meio da análise do projeto para Estágio Curricular Supervisionado, do Curso de Licenciatura em Pedagogia - Séries Iniciais e Educação Infantil, da Universidade de Caxias do Sul.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2007-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/455510.22456/1982-1654.4555Computers in education: theory & practice; Vol. 10 No. 1 (2007): Learning, Interfaces and TechnologyInformática na educação: teoria & prática; v. 10 n. 1 (2007): Aprendizagens, Interfaces e Tecnologias1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4555/2895Rela, ElianaRocha, KarlaCarvalho, Marie Janeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T13:31:05Zoai:seer.ufrgs.br:article/4555Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-24T13:31:05Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio na Formação de Professores no Contexto das Novas Tecnologias de Informação – Princípios Norteadores e Desafios a Serem Enfrentados
title Estágio na Formação de Professores no Contexto das Novas Tecnologias de Informação – Princípios Norteadores e Desafios a Serem Enfrentados
spellingShingle Estágio na Formação de Professores no Contexto das Novas Tecnologias de Informação – Princípios Norteadores e Desafios a Serem Enfrentados
Rela, Eliana
formação de professores
ambiente virtual de aprendizagem
estágio
supervisão
title_short Estágio na Formação de Professores no Contexto das Novas Tecnologias de Informação – Princípios Norteadores e Desafios a Serem Enfrentados
title_full Estágio na Formação de Professores no Contexto das Novas Tecnologias de Informação – Princípios Norteadores e Desafios a Serem Enfrentados
title_fullStr Estágio na Formação de Professores no Contexto das Novas Tecnologias de Informação – Princípios Norteadores e Desafios a Serem Enfrentados
title_full_unstemmed Estágio na Formação de Professores no Contexto das Novas Tecnologias de Informação – Princípios Norteadores e Desafios a Serem Enfrentados
title_sort Estágio na Formação de Professores no Contexto das Novas Tecnologias de Informação – Princípios Norteadores e Desafios a Serem Enfrentados
author Rela, Eliana
author_facet Rela, Eliana
Rocha, Karla
Carvalho, Marie Jane
author_role author
author2 Rocha, Karla
Carvalho, Marie Jane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rela, Eliana
Rocha, Karla
Carvalho, Marie Jane
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
ambiente virtual de aprendizagem
estágio
supervisão
topic formação de professores
ambiente virtual de aprendizagem
estágio
supervisão
description This article aims to increase and to contribute to the debate and scientific production related to teacher’s education on distance learning courses, with the support from NTICs (new information and communication technologies). In this context, two major issues arise: a) how could the supervised training activities be properly placed at the course syllabus so that the teacher’s education happens in the same context as the profession itself?, and b) how to conceptualize training supervision in this context? The debate begins through the analysis of a project for the module of Supervised Training on the syllabus of Primary School Course – First Grades and Early Childhood Education at Universidade de Caxias do Sul.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4555
10.22456/1982-1654.4555
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4555
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.4555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4555/2895
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 10 No. 1 (2007): Learning, Interfaces and Technology
Informática na educação: teoria & prática; v. 10 n. 1 (2007): Aprendizagens, Interfaces e Tecnologias
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766181061591040