Estado da Arte em ambientes de aprendizagem que consideram a afetividade do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jaques, Patrícia Augustin
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Vicari, Rosa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9627
Resumo: Este texto tem por objetivo apresentar o estado da arte em Ambientes Inteligentes de Aprendizagem que consideram a afetividade do aluno. Estes sistemas podem ser classificados em: (1) sistemas que inferem as emoções dos alunos; (2) sistemas que expressas emoções; e (3) sistemas que simulam emoções. Para cada tipo são apresentadas as perspectivas adotadas pelos pesquisadores para a solução de problemas (por exemplo, que tipo de ferramentas computacionais devem ser utilizadas para reconhecer as emoções do usuário) e são descritos alguns trabalhos mais conhecidos como exemplo. Também é apresentado o background necessário para entender estes estudos que envolvem alguns conceitos dos campos de pesquisa de Inteligência Artificial, Informática na Educação e Interação Homem-Computador, bem como uma breve introdução sobre as principais teorias de emoções. Finalmente, este artigo apresenta alguns desafios e as principais dificuldades encontradas na pesquisa sobre afetividade em Ambientes Inteligentes de Aprendizagens e algumas idéias de novos trabalhos sobre o assunto.
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