Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica: uma revisão sistemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/104781 |
Resumo: | As habilidades de escrita representam uma parte crítica da comunicação durante a trajetória acadêmica dos estudantes, uma vez que trata de uma competência imprescindível aos estudantes, pois é por meio dela que ocorre a socialização e o reconhecimento dos discentes em suas áreas. Sabe-se, no entanto, que a produção da escrita acadêmica não é uma tarefa fácil. Neste sentido, este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura que busca identificar os estudos relevantes no que tange à utilização da tecnologia conhecida como sistema tutor inteligente como forma de apoio à escrita acadêmica. Esta revisão foi fundamentada nas diretrizes propostas por Kitchenham, contemplando buscas em repositórios científicos relevantes. Foram encontradas lacunas capazes de representar um campo fértil de pesquisa e desenvolvimento, como a ausência de aplicação de sistemas tutores inteligentes para auxiliar a escrita de projetos de pesquisa. |
id |
UFRGS-7_1ef72464d635974cabebd19c57ad361b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/104781 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica: uma revisão sistemáticaEscrita acadêmicaSistemas tutores inteligentesRevisão sistemática da literaturaAs habilidades de escrita representam uma parte crítica da comunicação durante a trajetória acadêmica dos estudantes, uma vez que trata de uma competência imprescindível aos estudantes, pois é por meio dela que ocorre a socialização e o reconhecimento dos discentes em suas áreas. Sabe-se, no entanto, que a produção da escrita acadêmica não é uma tarefa fácil. Neste sentido, este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura que busca identificar os estudos relevantes no que tange à utilização da tecnologia conhecida como sistema tutor inteligente como forma de apoio à escrita acadêmica. Esta revisão foi fundamentada nas diretrizes propostas por Kitchenham, contemplando buscas em repositórios científicos relevantes. Foram encontradas lacunas capazes de representar um campo fértil de pesquisa e desenvolvimento, como a ausência de aplicação de sistemas tutores inteligentes para auxiliar a escrita de projetos de pesquisa.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/10478110.22456/1982-1654.104781Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 3 Set/Dez (2020): Recursos Didáticos, Tutores Inteligentes, AvaliaçãoInformática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 3 Set/Dez (2020): Recursos Didáticos, Tutores Inteligentes, Avaliação1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/104781/61036Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBastiani, EdersonMazzuco, AlexReategui, Eliseo Berni2022-01-06T18:25:34Zoai:seer.ufrgs.br:article/104781Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:25:34Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica: uma revisão sistemática |
title |
Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica: uma revisão sistemática |
spellingShingle |
Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica: uma revisão sistemática Bastiani, Ederson Escrita acadêmica Sistemas tutores inteligentes Revisão sistemática da literatura |
title_short |
Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica: uma revisão sistemática |
title_full |
Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica: uma revisão sistemática |
title_fullStr |
Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica: uma revisão sistemática |
title_full_unstemmed |
Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica: uma revisão sistemática |
title_sort |
Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica: uma revisão sistemática |
author |
Bastiani, Ederson |
author_facet |
Bastiani, Ederson Mazzuco, Alex Reategui, Eliseo Berni |
author_role |
author |
author2 |
Mazzuco, Alex Reategui, Eliseo Berni |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastiani, Ederson Mazzuco, Alex Reategui, Eliseo Berni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita acadêmica Sistemas tutores inteligentes Revisão sistemática da literatura |
topic |
Escrita acadêmica Sistemas tutores inteligentes Revisão sistemática da literatura |
description |
As habilidades de escrita representam uma parte crítica da comunicação durante a trajetória acadêmica dos estudantes, uma vez que trata de uma competência imprescindível aos estudantes, pois é por meio dela que ocorre a socialização e o reconhecimento dos discentes em suas áreas. Sabe-se, no entanto, que a produção da escrita acadêmica não é uma tarefa fácil. Neste sentido, este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura que busca identificar os estudos relevantes no que tange à utilização da tecnologia conhecida como sistema tutor inteligente como forma de apoio à escrita acadêmica. Esta revisão foi fundamentada nas diretrizes propostas por Kitchenham, contemplando buscas em repositórios científicos relevantes. Foram encontradas lacunas capazes de representar um campo fértil de pesquisa e desenvolvimento, como a ausência de aplicação de sistemas tutores inteligentes para auxiliar a escrita de projetos de pesquisa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/104781 10.22456/1982-1654.104781 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/104781 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.104781 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/104781/61036 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 3 Set/Dez (2020): Recursos Didáticos, Tutores Inteligentes, Avaliação Informática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 3 Set/Dez (2020): Recursos Didáticos, Tutores Inteligentes, Avaliação 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766184191590400 |