Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastiani, Ederson
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mazzuco, Alex, Reategui, Eliseo Berni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/104781
Resumo: As habilidades de escrita representam uma parte crítica da comunicação durante a trajetória acadêmica dos estudantes, uma vez que trata de uma competência imprescindível aos estudantes, pois é por meio dela que ocorre a socialização e o reconhecimento dos discentes em suas áreas. Sabe-se, no entanto, que a produção da escrita acadêmica não é uma tarefa fácil. Neste sentido, este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura que busca identificar os estudos relevantes no que tange à utilização da tecnologia conhecida como sistema tutor inteligente como forma de apoio à escrita acadêmica. Esta revisão foi fundamentada nas diretrizes propostas por Kitchenham, contemplando buscas em repositórios científicos relevantes. Foram encontradas lacunas capazes de representar um campo fértil de pesquisa e desenvolvimento, como a ausência de aplicação de sistemas tutores inteligentes para auxiliar a escrita de projetos de pesquisa.
id UFRGS-7_1ef72464d635974cabebd19c57ad361b
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/104781
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica: uma revisão sistemáticaEscrita acadêmicaSistemas tutores inteligentesRevisão sistemática da literaturaAs habilidades de escrita representam uma parte crítica da comunicação durante a trajetória acadêmica dos estudantes, uma vez que trata de uma competência imprescindível aos estudantes, pois é por meio dela que ocorre a socialização e o reconhecimento dos discentes em suas áreas. Sabe-se, no entanto, que a produção da escrita acadêmica não é uma tarefa fácil. Neste sentido, este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura que busca identificar os estudos relevantes no que tange à utilização da tecnologia conhecida como sistema tutor inteligente como forma de apoio à escrita acadêmica. Esta revisão foi fundamentada nas diretrizes propostas por Kitchenham, contemplando buscas em repositórios científicos relevantes. Foram encontradas lacunas capazes de representar um campo fértil de pesquisa e desenvolvimento, como a ausência de aplicação de sistemas tutores inteligentes para auxiliar a escrita de projetos de pesquisa.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/10478110.22456/1982-1654.104781Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 3 Set/Dez (2020): Recursos Didáticos, Tutores Inteligentes, AvaliaçãoInformática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 3 Set/Dez (2020): Recursos Didáticos, Tutores Inteligentes, Avaliação1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/104781/61036Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBastiani, EdersonMazzuco, AlexReategui, Eliseo Berni2022-01-06T18:25:34Zoai:seer.ufrgs.br:article/104781Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:25:34Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica: uma revisão sistemática
title Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica: uma revisão sistemática
spellingShingle Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica: uma revisão sistemática
Bastiani, Ederson
Escrita acadêmica
Sistemas tutores inteligentes
Revisão sistemática da literatura
title_short Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica: uma revisão sistemática
title_full Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica: uma revisão sistemática
title_fullStr Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica: uma revisão sistemática
title_full_unstemmed Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica: uma revisão sistemática
title_sort Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica: uma revisão sistemática
author Bastiani, Ederson
author_facet Bastiani, Ederson
Mazzuco, Alex
Reategui, Eliseo Berni
author_role author
author2 Mazzuco, Alex
Reategui, Eliseo Berni
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastiani, Ederson
Mazzuco, Alex
Reategui, Eliseo Berni
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita acadêmica
Sistemas tutores inteligentes
Revisão sistemática da literatura
topic Escrita acadêmica
Sistemas tutores inteligentes
Revisão sistemática da literatura
description As habilidades de escrita representam uma parte crítica da comunicação durante a trajetória acadêmica dos estudantes, uma vez que trata de uma competência imprescindível aos estudantes, pois é por meio dela que ocorre a socialização e o reconhecimento dos discentes em suas áreas. Sabe-se, no entanto, que a produção da escrita acadêmica não é uma tarefa fácil. Neste sentido, este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura que busca identificar os estudos relevantes no que tange à utilização da tecnologia conhecida como sistema tutor inteligente como forma de apoio à escrita acadêmica. Esta revisão foi fundamentada nas diretrizes propostas por Kitchenham, contemplando buscas em repositórios científicos relevantes. Foram encontradas lacunas capazes de representar um campo fértil de pesquisa e desenvolvimento, como a ausência de aplicação de sistemas tutores inteligentes para auxiliar a escrita de projetos de pesquisa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/104781
10.22456/1982-1654.104781
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/104781
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.104781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/104781/61036
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 3 Set/Dez (2020): Recursos Didáticos, Tutores Inteligentes, Avaliação
Informática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 3 Set/Dez (2020): Recursos Didáticos, Tutores Inteligentes, Avaliação
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766184191590400