Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica : uma revisão sistemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/237136 |
Resumo: | As habilidades de escrita representam uma parte crítica da comunicação durante a trajetória acadêmica dos estudantes, uma vez que trata de uma competência imprescindível aos estudantes, pois é por meio dela que ocorre a socialização e o reconhecimento dos discentes em suas áreas. Sabe-se, no entanto, que a produção da escrita acadêmica não é uma tarefa fácil. Neste sentido, este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura que busca identificar os estudos relevantes no que tange à utilização da tecnologia conhecida como sistema tutor inteligente como forma de apoio à escrita acadêmica. Esta revisão foi fundamentada nas diretrizes propostas por Kitchenham, contemplando buscas em repositórios científicos relevantes. Foram encontradas lacunas capazes de representar um campo fértil de pesquisa e desenvolvimento, como a ausência de aplicação de sistemas tutores inteligentes para auxiliar a escrita de projetos de pesquisa. |
id |
UFRGS-2_adabccbdbad4b176d54529f0979e997e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237136 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bastiani, EdersonMazzuco, Alex Eder da RochaReategui, Eliseo Berni2022-04-13T04:51:21Z20201516-084Xhttp://hdl.handle.net/10183/237136001137880As habilidades de escrita representam uma parte crítica da comunicação durante a trajetória acadêmica dos estudantes, uma vez que trata de uma competência imprescindível aos estudantes, pois é por meio dela que ocorre a socialização e o reconhecimento dos discentes em suas áreas. Sabe-se, no entanto, que a produção da escrita acadêmica não é uma tarefa fácil. Neste sentido, este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura que busca identificar os estudos relevantes no que tange à utilização da tecnologia conhecida como sistema tutor inteligente como forma de apoio à escrita acadêmica. Esta revisão foi fundamentada nas diretrizes propostas por Kitchenham, contemplando buscas em repositórios científicos relevantes. Foram encontradas lacunas capazes de representar um campo fértil de pesquisa e desenvolvimento, como a ausência de aplicação de sistemas tutores inteligentes para auxiliar a escrita de projetos de pesquisa.Writing skills represent a critical part of communication during the students' academic trajectory, since it is an essential competence for students, as it is through it that socialization and recognition of students in their areas. It is known, however, that the production of academic writing is not an easy task. In this sense, this article presents a systematic review of the literature that seeks to identify the relevant studies regarding the use of technology known as the intelligent tutoring system as a way of supporting academic writing. This review, which was based on the guidelines proposed by Kitchenham and carried out with searches in relevant scientific repositories. We found gaps that may represent a fertile field of research and development, such as the absence of the application of intelligent tutoring systems to assist the writing of research projects.application/pdfporInformática na educação : teoria & prática [recurso eletrônico]. Porto Alegre : UFRGS, Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologia na Educação, Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Vol. 23, n. 3 (2020), p. 85-99Tecnologia educacionalAcademic writingIntelligent tutoring systemsSystematic literature reviewSistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica : uma revisão sistemáticaIntelligent Tutoring Systems applied to academic writing : a systematic reviewinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137880.pdf.txt001137880.pdf.txtExtracted Texttext/plain48328http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237136/2/001137880.pdf.txt491fe58a529d174b80510d2428733dbfMD52ORIGINAL001137880.pdfTexto completoapplication/pdf594681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237136/1/001137880.pdfdf7554871d00b28bf325a2816c815e0fMD5110183/2371362022-04-20 04:51:01.851346oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237136Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:51:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica : uma revisão sistemática |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Intelligent Tutoring Systems applied to academic writing : a systematic review |
title |
Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica : uma revisão sistemática |
spellingShingle |
Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica : uma revisão sistemática Bastiani, Ederson Tecnologia educacional Academic writing Intelligent tutoring systems Systematic literature review |
title_short |
Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica : uma revisão sistemática |
title_full |
Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica : uma revisão sistemática |
title_fullStr |
Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica : uma revisão sistemática |
title_full_unstemmed |
Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica : uma revisão sistemática |
title_sort |
Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica : uma revisão sistemática |
author |
Bastiani, Ederson |
author_facet |
Bastiani, Ederson Mazzuco, Alex Eder da Rocha Reategui, Eliseo Berni |
author_role |
author |
author2 |
Mazzuco, Alex Eder da Rocha Reategui, Eliseo Berni |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastiani, Ederson Mazzuco, Alex Eder da Rocha Reategui, Eliseo Berni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional |
topic |
Tecnologia educacional Academic writing Intelligent tutoring systems Systematic literature review |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Academic writing Intelligent tutoring systems Systematic literature review |
description |
As habilidades de escrita representam uma parte crítica da comunicação durante a trajetória acadêmica dos estudantes, uma vez que trata de uma competência imprescindível aos estudantes, pois é por meio dela que ocorre a socialização e o reconhecimento dos discentes em suas áreas. Sabe-se, no entanto, que a produção da escrita acadêmica não é uma tarefa fácil. Neste sentido, este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura que busca identificar os estudos relevantes no que tange à utilização da tecnologia conhecida como sistema tutor inteligente como forma de apoio à escrita acadêmica. Esta revisão foi fundamentada nas diretrizes propostas por Kitchenham, contemplando buscas em repositórios científicos relevantes. Foram encontradas lacunas capazes de representar um campo fértil de pesquisa e desenvolvimento, como a ausência de aplicação de sistemas tutores inteligentes para auxiliar a escrita de projetos de pesquisa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-13T04:51:21Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/237136 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1516-084X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001137880 |
identifier_str_mv |
1516-084X 001137880 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/237136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Informática na educação : teoria & prática [recurso eletrônico]. Porto Alegre : UFRGS, Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologia na Educação, Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Vol. 23, n. 3 (2020), p. 85-99 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237136/2/001137880.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237136/1/001137880.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
491fe58a529d174b80510d2428733dbf df7554871d00b28bf325a2816c815e0f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447787036213248 |