Protótipo do jogo educativo 2D: Folcjapu, sobre folclore brasileiro “Lenda do Japuaçu”, utilizando metodologia RETAIN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Firmino Junior, Gelson
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Galatto Cancillier, Sarah, Ambrosio, Pedro Gabriel, Vieira Machado, Lucas, Madeira, Kristian, Ramos Batanolli, João Alberto, Martins, Paulo João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/93948
Resumo: Os jogos digitais são uma das principais formas de expressão e entretenimento, e que a cada dia crescem seu campo de atuação. Uma dessas categorias chama-se Serious Games, onde o jogo é visto como dispositivo educacional, auxiliando na motivação para atingir objetivos, no desenvolvimento de estratégias, tomadas de decisões, entre outros. Neste trabalho foi desenvolvido um protótipo nesta linha, com um propósito de aprendizagem do folclore brasileiro, especialmente a Lenda do Japuaçu. Assim, o protótipo visa valorizar e ensinar elementos da cultura brasileira de forma lúdica. Utilizou-se o Unity 3D como motor gráfico, possibilitando a criação do protótipo e sua mecânica. A metodologia de construção e avaliação empregada chama-se RETAIN, a qual auxilia pesquisadores, desenvolvedores e educadores nos processos de criação e avaliação de Serious Games. A partir de sua aplicação coletaram-se dados para auxiliar na determinação de eficiência do jogo, tendo uma pontuação de 54,2 pontos, dos 63 disponíveis.
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