Protótipo do jogo educativo 2D: Folcjapu, sobre folclore brasileiro “Lenda do Japuaçu”, utilizando metodologia RETAIN
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/93948 |
Resumo: | Os jogos digitais são uma das principais formas de expressão e entretenimento, e que a cada dia crescem seu campo de atuação. Uma dessas categorias chama-se Serious Games, onde o jogo é visto como dispositivo educacional, auxiliando na motivação para atingir objetivos, no desenvolvimento de estratégias, tomadas de decisões, entre outros. Neste trabalho foi desenvolvido um protótipo nesta linha, com um propósito de aprendizagem do folclore brasileiro, especialmente a Lenda do Japuaçu. Assim, o protótipo visa valorizar e ensinar elementos da cultura brasileira de forma lúdica. Utilizou-se o Unity 3D como motor gráfico, possibilitando a criação do protótipo e sua mecânica. A metodologia de construção e avaliação empregada chama-se RETAIN, a qual auxilia pesquisadores, desenvolvedores e educadores nos processos de criação e avaliação de Serious Games. A partir de sua aplicação coletaram-se dados para auxiliar na determinação de eficiência do jogo, tendo uma pontuação de 54,2 pontos, dos 63 disponíveis. |
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Protótipo do jogo educativo 2D: Folcjapu, sobre folclore brasileiro “Lenda do Japuaçu”, utilizando metodologia RETAINJogos digitaisFolclore brasileiroJapuaçuProtótipoRETAINOs jogos digitais são uma das principais formas de expressão e entretenimento, e que a cada dia crescem seu campo de atuação. Uma dessas categorias chama-se Serious Games, onde o jogo é visto como dispositivo educacional, auxiliando na motivação para atingir objetivos, no desenvolvimento de estratégias, tomadas de decisões, entre outros. Neste trabalho foi desenvolvido um protótipo nesta linha, com um propósito de aprendizagem do folclore brasileiro, especialmente a Lenda do Japuaçu. Assim, o protótipo visa valorizar e ensinar elementos da cultura brasileira de forma lúdica. Utilizou-se o Unity 3D como motor gráfico, possibilitando a criação do protótipo e sua mecânica. A metodologia de construção e avaliação empregada chama-se RETAIN, a qual auxilia pesquisadores, desenvolvedores e educadores nos processos de criação e avaliação de Serious Games. A partir de sua aplicação coletaram-se dados para auxiliar na determinação de eficiência do jogo, tendo uma pontuação de 54,2 pontos, dos 63 disponíveis.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9394810.22456/1982-1654.93948Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile LearningInformática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile Learning1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/93948/59325Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFirmino Junior, GelsonGalatto Cancillier, SarahAmbrosio, Pedro GabrielVieira Machado, LucasMadeira, KristianRamos Batanolli, João AlbertoMartins, Paulo João2021-03-14T20:38:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/93948Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-03-14T20:38:56Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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