Avaliação da Usabilidade de Websites: um estudo de caso com usuários idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Sidney Calebe
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mattedi, Adriana Prest, Seabra, Rodrigo Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/59436
Resumo: O estudo analisa o impacto que a idade exerce na usabilidade de websites, comparando usuários jovens e idosos, com base em critérios abordados na literatura científica. O envelhecimento da população e o crescente uso da internet acentua a relevância deste estudo, tendo como foco características inerentes aos idosos. O método utilizado nesta pesquisa propôs três tarefas em dois websites e a usabilidade foi investigada a partir da análise do desempenho baseado no tempo e nas percepções dos voluntários por meio de questionários. As principais conclusões alcançadas são: os idosos obtiveram desempenhos, em geral, inferiores aos jovens na realização das tarefas; a facilidade de aprendizado foi verificada e mensurada nos dois grupos de voluntários; fatores como a experiência no uso da tecnologia tornaram o desempenho dos idosos semelhantes ao dos jovens.
id UFRGS-7_2875b1bd04b368852030ace0ff5d09d2
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/59436
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Avaliação da Usabilidade de Websites: um estudo de caso com usuários idososTecnologiasInteraçãoO estudo analisa o impacto que a idade exerce na usabilidade de websites, comparando usuários jovens e idosos, com base em critérios abordados na literatura científica. O envelhecimento da população e o crescente uso da internet acentua a relevância deste estudo, tendo como foco características inerentes aos idosos. O método utilizado nesta pesquisa propôs três tarefas em dois websites e a usabilidade foi investigada a partir da análise do desempenho baseado no tempo e nas percepções dos voluntários por meio de questionários. As principais conclusões alcançadas são: os idosos obtiveram desempenhos, em geral, inferiores aos jovens na realização das tarefas; a facilidade de aprendizado foi verificada e mensurada nos dois grupos de voluntários; fatores como a experiência no uso da tecnologia tornaram o desempenho dos idosos semelhantes ao dos jovens.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2016-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/5943610.22456/1982-1654.59436Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 2 (2016): TECNOLOGIA ASSISTIVA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTÉTICAInformática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 2 (2016): TECNOLOGIA ASSISTIVA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTÉTICA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/59436/39112Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Sidney CalebeMattedi, Adriana PrestSeabra, Rodrigo Duarte2016-12-03T05:01:50Zoai:seer.ufrgs.br:article/59436Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2016-12-03T05:01:50Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da Usabilidade de Websites: um estudo de caso com usuários idosos
title Avaliação da Usabilidade de Websites: um estudo de caso com usuários idosos
spellingShingle Avaliação da Usabilidade de Websites: um estudo de caso com usuários idosos
Ribeiro, Sidney Calebe
Tecnologias
Interação
title_short Avaliação da Usabilidade de Websites: um estudo de caso com usuários idosos
title_full Avaliação da Usabilidade de Websites: um estudo de caso com usuários idosos
title_fullStr Avaliação da Usabilidade de Websites: um estudo de caso com usuários idosos
title_full_unstemmed Avaliação da Usabilidade de Websites: um estudo de caso com usuários idosos
title_sort Avaliação da Usabilidade de Websites: um estudo de caso com usuários idosos
author Ribeiro, Sidney Calebe
author_facet Ribeiro, Sidney Calebe
Mattedi, Adriana Prest
Seabra, Rodrigo Duarte
author_role author
author2 Mattedi, Adriana Prest
Seabra, Rodrigo Duarte
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Sidney Calebe
Mattedi, Adriana Prest
Seabra, Rodrigo Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias
Interação
topic Tecnologias
Interação
description O estudo analisa o impacto que a idade exerce na usabilidade de websites, comparando usuários jovens e idosos, com base em critérios abordados na literatura científica. O envelhecimento da população e o crescente uso da internet acentua a relevância deste estudo, tendo como foco características inerentes aos idosos. O método utilizado nesta pesquisa propôs três tarefas em dois websites e a usabilidade foi investigada a partir da análise do desempenho baseado no tempo e nas percepções dos voluntários por meio de questionários. As principais conclusões alcançadas são: os idosos obtiveram desempenhos, em geral, inferiores aos jovens na realização das tarefas; a facilidade de aprendizado foi verificada e mensurada nos dois grupos de voluntários; fatores como a experiência no uso da tecnologia tornaram o desempenho dos idosos semelhantes ao dos jovens.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/59436
10.22456/1982-1654.59436
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/59436
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.59436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/59436/39112
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 2 (2016): TECNOLOGIA ASSISTIVA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTÉTICA
Informática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 2 (2016): TECNOLOGIA ASSISTIVA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTÉTICA
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183176568832