Avaliação da Usabilidade de Websites: um estudo de caso com usuários idosos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/59436 |
Resumo: | O estudo analisa o impacto que a idade exerce na usabilidade de websites, comparando usuários jovens e idosos, com base em critérios abordados na literatura científica. O envelhecimento da população e o crescente uso da internet acentua a relevância deste estudo, tendo como foco características inerentes aos idosos. O método utilizado nesta pesquisa propôs três tarefas em dois websites e a usabilidade foi investigada a partir da análise do desempenho baseado no tempo e nas percepções dos voluntários por meio de questionários. As principais conclusões alcançadas são: os idosos obtiveram desempenhos, em geral, inferiores aos jovens na realização das tarefas; a facilidade de aprendizado foi verificada e mensurada nos dois grupos de voluntários; fatores como a experiência no uso da tecnologia tornaram o desempenho dos idosos semelhantes ao dos jovens. |
id |
UFRGS-7_2875b1bd04b368852030ace0ff5d09d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/59436 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da Usabilidade de Websites: um estudo de caso com usuários idososTecnologiasInteraçãoO estudo analisa o impacto que a idade exerce na usabilidade de websites, comparando usuários jovens e idosos, com base em critérios abordados na literatura científica. O envelhecimento da população e o crescente uso da internet acentua a relevância deste estudo, tendo como foco características inerentes aos idosos. O método utilizado nesta pesquisa propôs três tarefas em dois websites e a usabilidade foi investigada a partir da análise do desempenho baseado no tempo e nas percepções dos voluntários por meio de questionários. As principais conclusões alcançadas são: os idosos obtiveram desempenhos, em geral, inferiores aos jovens na realização das tarefas; a facilidade de aprendizado foi verificada e mensurada nos dois grupos de voluntários; fatores como a experiência no uso da tecnologia tornaram o desempenho dos idosos semelhantes ao dos jovens.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2016-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/5943610.22456/1982-1654.59436Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 2 (2016): TECNOLOGIA ASSISTIVA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTÉTICAInformática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 2 (2016): TECNOLOGIA ASSISTIVA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTÉTICA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/59436/39112Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Sidney CalebeMattedi, Adriana PrestSeabra, Rodrigo Duarte2016-12-03T05:01:50Zoai:seer.ufrgs.br:article/59436Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2016-12-03T05:01:50Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da Usabilidade de Websites: um estudo de caso com usuários idosos |
title |
Avaliação da Usabilidade de Websites: um estudo de caso com usuários idosos |
spellingShingle |
Avaliação da Usabilidade de Websites: um estudo de caso com usuários idosos Ribeiro, Sidney Calebe Tecnologias Interação |
title_short |
Avaliação da Usabilidade de Websites: um estudo de caso com usuários idosos |
title_full |
Avaliação da Usabilidade de Websites: um estudo de caso com usuários idosos |
title_fullStr |
Avaliação da Usabilidade de Websites: um estudo de caso com usuários idosos |
title_full_unstemmed |
Avaliação da Usabilidade de Websites: um estudo de caso com usuários idosos |
title_sort |
Avaliação da Usabilidade de Websites: um estudo de caso com usuários idosos |
author |
Ribeiro, Sidney Calebe |
author_facet |
Ribeiro, Sidney Calebe Mattedi, Adriana Prest Seabra, Rodrigo Duarte |
author_role |
author |
author2 |
Mattedi, Adriana Prest Seabra, Rodrigo Duarte |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Sidney Calebe Mattedi, Adriana Prest Seabra, Rodrigo Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias Interação |
topic |
Tecnologias Interação |
description |
O estudo analisa o impacto que a idade exerce na usabilidade de websites, comparando usuários jovens e idosos, com base em critérios abordados na literatura científica. O envelhecimento da população e o crescente uso da internet acentua a relevância deste estudo, tendo como foco características inerentes aos idosos. O método utilizado nesta pesquisa propôs três tarefas em dois websites e a usabilidade foi investigada a partir da análise do desempenho baseado no tempo e nas percepções dos voluntários por meio de questionários. As principais conclusões alcançadas são: os idosos obtiveram desempenhos, em geral, inferiores aos jovens na realização das tarefas; a facilidade de aprendizado foi verificada e mensurada nos dois grupos de voluntários; fatores como a experiência no uso da tecnologia tornaram o desempenho dos idosos semelhantes ao dos jovens. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/59436 10.22456/1982-1654.59436 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/59436 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.59436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/59436/39112 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 2 (2016): TECNOLOGIA ASSISTIVA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTÉTICA Informática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 2 (2016): TECNOLOGIA ASSISTIVA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTÉTICA 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183176568832 |