Usabilidade na web para crianças : uma análise do website Cartoon Network 2.5

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hauschild, Leonardo Loraschi
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37571
Resumo: Este trabalho é fruto da percepção de que as necessidades das crianças em relação à usabilidade de websites e interfaces digitais são diferentes das apresentadas por adultos. Desta forma, procurou-se estudar como os fatores culturais, cognitivos e funcionais das crianças atuam sobre sua experiência na utilização de interfaces digitais. Além disso, o estudo de teorias sobre o design de interação e usabilidade possibilitou a realização de uma avaliação heurística de um website representativo para o público infantil (o Cartoon Network, 2.5 - Brasil) com o objetivo de entender e problematizar como as necessidades das crianças são atendidas neste ambiente.
id UFRGS-2_cff51b843b591f8da757ee65395935ff
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37571
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hauschild, Leonardo LoraschiPrimo, Alessandra TeixeiraMigowski, Ana Lucia2012-03-17T01:20:19Z2011http://hdl.handle.net/10183/37571000820150Este trabalho é fruto da percepção de que as necessidades das crianças em relação à usabilidade de websites e interfaces digitais são diferentes das apresentadas por adultos. Desta forma, procurou-se estudar como os fatores culturais, cognitivos e funcionais das crianças atuam sobre sua experiência na utilização de interfaces digitais. Além disso, o estudo de teorias sobre o design de interação e usabilidade possibilitou a realização de uma avaliação heurística de um website representativo para o público infantil (o Cartoon Network, 2.5 - Brasil) com o objetivo de entender e problematizar como as necessidades das crianças são atendidas neste ambiente.This paper comes from the perception that the necessities of children relating to website usability and digital interfaces are different from adult’s. Thus, we sought to study how cultural, cognitive and functional aspects in children act on their experience in using digital interfaces. In addition, the study of theories about interaction design and usability made possible the development of a heuristic evaluation of a website representative for children (Cartoon Network, 2.5 - Brazil) in order to understand and question how the needs of children are met in this environment.application/pdfporUsabilidadeCriançaDesign de interaçãoUsabilityWebChildrenHeuristic analysisInteraction designUsabilidade na web para crianças : uma análise do website Cartoon Network 2.5info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000820150.pdf.txt000820150.pdf.txtExtracted Texttext/plain122171http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37571/2/000820150.pdf.txt85f57110529eb28fab067d7764e3809bMD52ORIGINAL000820150.pdf000820150.pdfTexto completoapplication/pdf1870489http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37571/1/000820150.pdfff47a2afe577d21a1d6a6b1a4541f051MD51THUMBNAIL000820150.pdf.jpg000820150.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37571/3/000820150.pdf.jpg14a4a351ea19f873af5d466051610d41MD5310183/375712024-04-14 06:45:58.016141oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37571Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-14T09:45:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Usabilidade na web para crianças : uma análise do website Cartoon Network 2.5
title Usabilidade na web para crianças : uma análise do website Cartoon Network 2.5
spellingShingle Usabilidade na web para crianças : uma análise do website Cartoon Network 2.5
Hauschild, Leonardo Loraschi
Usabilidade
Criança
Design de interação
Usability
Web
Children
Heuristic analysis
Interaction design
title_short Usabilidade na web para crianças : uma análise do website Cartoon Network 2.5
title_full Usabilidade na web para crianças : uma análise do website Cartoon Network 2.5
title_fullStr Usabilidade na web para crianças : uma análise do website Cartoon Network 2.5
title_full_unstemmed Usabilidade na web para crianças : uma análise do website Cartoon Network 2.5
title_sort Usabilidade na web para crianças : uma análise do website Cartoon Network 2.5
author Hauschild, Leonardo Loraschi
author_facet Hauschild, Leonardo Loraschi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hauschild, Leonardo Loraschi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Primo, Alessandra Teixeira
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Migowski, Ana Lucia
contributor_str_mv Primo, Alessandra Teixeira
Migowski, Ana Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Usabilidade
Criança
Design de interação
topic Usabilidade
Criança
Design de interação
Usability
Web
Children
Heuristic analysis
Interaction design
dc.subject.eng.fl_str_mv Usability
Web
Children
Heuristic analysis
Interaction design
description Este trabalho é fruto da percepção de que as necessidades das crianças em relação à usabilidade de websites e interfaces digitais são diferentes das apresentadas por adultos. Desta forma, procurou-se estudar como os fatores culturais, cognitivos e funcionais das crianças atuam sobre sua experiência na utilização de interfaces digitais. Além disso, o estudo de teorias sobre o design de interação e usabilidade possibilitou a realização de uma avaliação heurística de um website representativo para o público infantil (o Cartoon Network, 2.5 - Brasil) com o objetivo de entender e problematizar como as necessidades das crianças são atendidas neste ambiente.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-03-17T01:20:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/37571
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000820150
url http://hdl.handle.net/10183/37571
identifier_str_mv 000820150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37571/2/000820150.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37571/1/000820150.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37571/3/000820150.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 85f57110529eb28fab067d7764e3809b
ff47a2afe577d21a1d6a6b1a4541f051
14a4a351ea19f873af5d466051610d41
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224423693352960