Usabilidade na web para crianças : uma análise do website Cartoon Network 2.5
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/37571 |
Resumo: | Este trabalho é fruto da percepção de que as necessidades das crianças em relação à usabilidade de websites e interfaces digitais são diferentes das apresentadas por adultos. Desta forma, procurou-se estudar como os fatores culturais, cognitivos e funcionais das crianças atuam sobre sua experiência na utilização de interfaces digitais. Além disso, o estudo de teorias sobre o design de interação e usabilidade possibilitou a realização de uma avaliação heurística de um website representativo para o público infantil (o Cartoon Network, 2.5 - Brasil) com o objetivo de entender e problematizar como as necessidades das crianças são atendidas neste ambiente. |
id |
UFRGS-2_cff51b843b591f8da757ee65395935ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37571 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Hauschild, Leonardo LoraschiPrimo, Alessandra TeixeiraMigowski, Ana Lucia2012-03-17T01:20:19Z2011http://hdl.handle.net/10183/37571000820150Este trabalho é fruto da percepção de que as necessidades das crianças em relação à usabilidade de websites e interfaces digitais são diferentes das apresentadas por adultos. Desta forma, procurou-se estudar como os fatores culturais, cognitivos e funcionais das crianças atuam sobre sua experiência na utilização de interfaces digitais. Além disso, o estudo de teorias sobre o design de interação e usabilidade possibilitou a realização de uma avaliação heurística de um website representativo para o público infantil (o Cartoon Network, 2.5 - Brasil) com o objetivo de entender e problematizar como as necessidades das crianças são atendidas neste ambiente.This paper comes from the perception that the necessities of children relating to website usability and digital interfaces are different from adult’s. Thus, we sought to study how cultural, cognitive and functional aspects in children act on their experience in using digital interfaces. In addition, the study of theories about interaction design and usability made possible the development of a heuristic evaluation of a website representative for children (Cartoon Network, 2.5 - Brazil) in order to understand and question how the needs of children are met in this environment.application/pdfporUsabilidadeCriançaDesign de interaçãoUsabilityWebChildrenHeuristic analysisInteraction designUsabilidade na web para crianças : uma análise do website Cartoon Network 2.5info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000820150.pdf.txt000820150.pdf.txtExtracted Texttext/plain122171http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37571/2/000820150.pdf.txt85f57110529eb28fab067d7764e3809bMD52ORIGINAL000820150.pdf000820150.pdfTexto completoapplication/pdf1870489http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37571/1/000820150.pdfff47a2afe577d21a1d6a6b1a4541f051MD51THUMBNAIL000820150.pdf.jpg000820150.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37571/3/000820150.pdf.jpg14a4a351ea19f873af5d466051610d41MD5310183/375712024-04-14 06:45:58.016141oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37571Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-14T09:45:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Usabilidade na web para crianças : uma análise do website Cartoon Network 2.5 |
title |
Usabilidade na web para crianças : uma análise do website Cartoon Network 2.5 |
spellingShingle |
Usabilidade na web para crianças : uma análise do website Cartoon Network 2.5 Hauschild, Leonardo Loraschi Usabilidade Criança Design de interação Usability Web Children Heuristic analysis Interaction design |
title_short |
Usabilidade na web para crianças : uma análise do website Cartoon Network 2.5 |
title_full |
Usabilidade na web para crianças : uma análise do website Cartoon Network 2.5 |
title_fullStr |
Usabilidade na web para crianças : uma análise do website Cartoon Network 2.5 |
title_full_unstemmed |
Usabilidade na web para crianças : uma análise do website Cartoon Network 2.5 |
title_sort |
Usabilidade na web para crianças : uma análise do website Cartoon Network 2.5 |
author |
Hauschild, Leonardo Loraschi |
author_facet |
Hauschild, Leonardo Loraschi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hauschild, Leonardo Loraschi |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Primo, Alessandra Teixeira |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Migowski, Ana Lucia |
contributor_str_mv |
Primo, Alessandra Teixeira Migowski, Ana Lucia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Usabilidade Criança Design de interação |
topic |
Usabilidade Criança Design de interação Usability Web Children Heuristic analysis Interaction design |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Usability Web Children Heuristic analysis Interaction design |
description |
Este trabalho é fruto da percepção de que as necessidades das crianças em relação à usabilidade de websites e interfaces digitais são diferentes das apresentadas por adultos. Desta forma, procurou-se estudar como os fatores culturais, cognitivos e funcionais das crianças atuam sobre sua experiência na utilização de interfaces digitais. Além disso, o estudo de teorias sobre o design de interação e usabilidade possibilitou a realização de uma avaliação heurística de um website representativo para o público infantil (o Cartoon Network, 2.5 - Brasil) com o objetivo de entender e problematizar como as necessidades das crianças são atendidas neste ambiente. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-03-17T01:20:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/37571 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000820150 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/37571 |
identifier_str_mv |
000820150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37571/2/000820150.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37571/1/000820150.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37571/3/000820150.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
85f57110529eb28fab067d7764e3809b ff47a2afe577d21a1d6a6b1a4541f051 14a4a351ea19f873af5d466051610d41 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224423693352960 |