Álbum de Figurinhas Online como ferramenta de Educação Ambiental em Museu de Biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/88672 |
Resumo: | A Mata Atlântica é considerada um dos 25 hotspots mundiais de biodiversidade, abrigando atualmente em suas áreas remanescentes 598 espécies ameaçadas. Para contribuir no conhecimento de algumas dessas espécies e no despertar para a conservação, propomos o álbum 'Por dentro da Mata Atlântica', como projeto do Programa de Capacitação Institucional da Difusão Científica do Instituto Nacional da Mata Atlântica. Após teste de uso e avaliação via questionário, observamos que 66,7% dos usuários foram alunos. A aparência e usabilidade foram aprovadas 81,8% e 63,6% dos usuários, respectivamente. Apenas 9,1% dos usuários revelaram não entender o conteúdo textual. As perguntas vinculadas às imagens foram compreendidas por 54,5% dos usuários. Foi considerada ferramenta educativa pelos professores e, 95,5% dos alunos gostariam de utilizar o jogo no ambiente escolar. Do total de usuários, 66,7% afirmaram que o álbum lhes acrescentou conhecimento, revelando seu potencial como ferramenta de educação ambiental e difusão científica. |
id |
UFRGS-7_333f737d79cb878786efdb764b17e7fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/88672 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Álbum de Figurinhas Online como ferramenta de Educação Ambiental em Museu de BiologiaJogo EducativoLudicidadePreservaçãoDivulgação CientíficaFerramenta EducativaA Mata Atlântica é considerada um dos 25 hotspots mundiais de biodiversidade, abrigando atualmente em suas áreas remanescentes 598 espécies ameaçadas. Para contribuir no conhecimento de algumas dessas espécies e no despertar para a conservação, propomos o álbum 'Por dentro da Mata Atlântica', como projeto do Programa de Capacitação Institucional da Difusão Científica do Instituto Nacional da Mata Atlântica. Após teste de uso e avaliação via questionário, observamos que 66,7% dos usuários foram alunos. A aparência e usabilidade foram aprovadas 81,8% e 63,6% dos usuários, respectivamente. Apenas 9,1% dos usuários revelaram não entender o conteúdo textual. As perguntas vinculadas às imagens foram compreendidas por 54,5% dos usuários. Foi considerada ferramenta educativa pelos professores e, 95,5% dos alunos gostariam de utilizar o jogo no ambiente escolar. Do total de usuários, 66,7% afirmaram que o álbum lhes acrescentou conhecimento, revelando seu potencial como ferramenta de educação ambiental e difusão científica.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTipoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8867210.22456/1982-1654.88672Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 1 (2019): Softwares Educativos, Ensino de Ciências, Metodologias AtivasInformática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 1 (2019): Softwares Educativos, Ensino de Ciências, Metodologias Ativas1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/88672/52876Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Mônica SalazarSena, Everton Messias SantosFilho, Arlindo Serpa2019-05-30T15:59:03Zoai:seer.ufrgs.br:article/88672Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-05-30T15:59:03Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Álbum de Figurinhas Online como ferramenta de Educação Ambiental em Museu de Biologia |
title |
Álbum de Figurinhas Online como ferramenta de Educação Ambiental em Museu de Biologia |
spellingShingle |
Álbum de Figurinhas Online como ferramenta de Educação Ambiental em Museu de Biologia Souza, Mônica Salazar Jogo Educativo Ludicidade Preservação Divulgação Científica Ferramenta Educativa |
title_short |
Álbum de Figurinhas Online como ferramenta de Educação Ambiental em Museu de Biologia |
title_full |
Álbum de Figurinhas Online como ferramenta de Educação Ambiental em Museu de Biologia |
title_fullStr |
Álbum de Figurinhas Online como ferramenta de Educação Ambiental em Museu de Biologia |
title_full_unstemmed |
Álbum de Figurinhas Online como ferramenta de Educação Ambiental em Museu de Biologia |
title_sort |
Álbum de Figurinhas Online como ferramenta de Educação Ambiental em Museu de Biologia |
author |
Souza, Mônica Salazar |
author_facet |
Souza, Mônica Salazar Sena, Everton Messias Santos Filho, Arlindo Serpa |
author_role |
author |
author2 |
Sena, Everton Messias Santos Filho, Arlindo Serpa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Mônica Salazar Sena, Everton Messias Santos Filho, Arlindo Serpa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo Educativo Ludicidade Preservação Divulgação Científica Ferramenta Educativa |
topic |
Jogo Educativo Ludicidade Preservação Divulgação Científica Ferramenta Educativa |
description |
A Mata Atlântica é considerada um dos 25 hotspots mundiais de biodiversidade, abrigando atualmente em suas áreas remanescentes 598 espécies ameaçadas. Para contribuir no conhecimento de algumas dessas espécies e no despertar para a conservação, propomos o álbum 'Por dentro da Mata Atlântica', como projeto do Programa de Capacitação Institucional da Difusão Científica do Instituto Nacional da Mata Atlântica. Após teste de uso e avaliação via questionário, observamos que 66,7% dos usuários foram alunos. A aparência e usabilidade foram aprovadas 81,8% e 63,6% dos usuários, respectivamente. Apenas 9,1% dos usuários revelaram não entender o conteúdo textual. As perguntas vinculadas às imagens foram compreendidas por 54,5% dos usuários. Foi considerada ferramenta educativa pelos professores e, 95,5% dos alunos gostariam de utilizar o jogo no ambiente escolar. Do total de usuários, 66,7% afirmaram que o álbum lhes acrescentou conhecimento, revelando seu potencial como ferramenta de educação ambiental e difusão científica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Tipo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/88672 10.22456/1982-1654.88672 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/88672 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.88672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/88672/52876 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 1 (2019): Softwares Educativos, Ensino de Ciências, Metodologias Ativas Informática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 1 (2019): Softwares Educativos, Ensino de Ciências, Metodologias Ativas 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183672545280 |