TRILHAS LÚDICAS NO ENSINO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Nascimento, Chaianne Kaialle
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: dos Santos Silva, Maria Mikaelly, Antas Diniz Neto, Edísio, Muniz de Souza, Thiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1186
Resumo: A utilização de atividades que perpassem o ensino tradicional e tragam mais motivação e novos esquemas cognitivos para os estudantes tem ganhado destaque dentro das salas de aula de ciências. Para tal, os jogos no ensino de química possibilitam a interação entre os estudantes e professores gerando discussões enriquecedoras durante o desenvolvimento da atividade lúdica. Assim, esse relato apresenta as experiências vivenciadas durante a aplicação de um jogo analógico com o tema substâncias e misturas, a partir da teoria da aprendizagem histórico-social, aplicado numa escola pública do Sertão do Pajeú - PE. A ação lúdica mostrou que o jogo possibilitou uma maior interação entre os alunos promovendo um ambiente favorável para a criação de novos esquemas cognitivos. Deste modo, foi perceptível que ao trilharem o tabuleiro, os jogadores (alunos) desenvolveram novas aprendizagens a partir da mediação entre os seus pares, aproximando sujeitos dantes não interessados pela temática proposta a uma completa integração a proposta lúdica pedagógica. Para os licenciandos em química, a ação demonstrou uma experiência relevante de como “fugir do ensino tradicional” e tornar o ensino mais dinâmico e participativo.
id URI-5_aba752b06a39b31d231c8aa4e377b07e
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/1186
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling TRILHAS LÚDICAS NO ENSINO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAEnsinoJogo educativo e didáticoLudicidadeA utilização de atividades que perpassem o ensino tradicional e tragam mais motivação e novos esquemas cognitivos para os estudantes tem ganhado destaque dentro das salas de aula de ciências. Para tal, os jogos no ensino de química possibilitam a interação entre os estudantes e professores gerando discussões enriquecedoras durante o desenvolvimento da atividade lúdica. Assim, esse relato apresenta as experiências vivenciadas durante a aplicação de um jogo analógico com o tema substâncias e misturas, a partir da teoria da aprendizagem histórico-social, aplicado numa escola pública do Sertão do Pajeú - PE. A ação lúdica mostrou que o jogo possibilitou uma maior interação entre os alunos promovendo um ambiente favorável para a criação de novos esquemas cognitivos. Deste modo, foi perceptível que ao trilharem o tabuleiro, os jogadores (alunos) desenvolveram novas aprendizagens a partir da mediação entre os seus pares, aproximando sujeitos dantes não interessados pela temática proposta a uma completa integração a proposta lúdica pedagógica. Para os licenciandos em química, a ação demonstrou uma experiência relevante de como “fugir do ensino tradicional” e tornar o ensino mais dinâmico e participativo.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/118610.31512/encitec.v13i2.1186Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 2 (2023); 207-2202237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1186/623Copyright (c) 2023 Chaianne Kaialle da Silva Nascimento, Maria Mikaelly dos Santos Silva, Edísio Antas Diniz, Thiago Muniz de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Nascimento, Chaianne Kaialle dos Santos Silva, Maria Mikaelly Antas Diniz Neto, Edísio Muniz de Souza, Thiago 2023-08-21T19:53:55Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1186Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-08-21T19:53:55Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv TRILHAS LÚDICAS NO ENSINO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title TRILHAS LÚDICAS NO ENSINO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
spellingShingle TRILHAS LÚDICAS NO ENSINO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
da Silva Nascimento, Chaianne Kaialle
Ensino
Jogo educativo e didático
Ludicidade
title_short TRILHAS LÚDICAS NO ENSINO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full TRILHAS LÚDICAS NO ENSINO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_fullStr TRILHAS LÚDICAS NO ENSINO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed TRILHAS LÚDICAS NO ENSINO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_sort TRILHAS LÚDICAS NO ENSINO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
author da Silva Nascimento, Chaianne Kaialle
author_facet da Silva Nascimento, Chaianne Kaialle
dos Santos Silva, Maria Mikaelly
Antas Diniz Neto, Edísio
Muniz de Souza, Thiago
author_role author
author2 dos Santos Silva, Maria Mikaelly
Antas Diniz Neto, Edísio
Muniz de Souza, Thiago
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Nascimento, Chaianne Kaialle
dos Santos Silva, Maria Mikaelly
Antas Diniz Neto, Edísio
Muniz de Souza, Thiago
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Jogo educativo e didático
Ludicidade
topic Ensino
Jogo educativo e didático
Ludicidade
description A utilização de atividades que perpassem o ensino tradicional e tragam mais motivação e novos esquemas cognitivos para os estudantes tem ganhado destaque dentro das salas de aula de ciências. Para tal, os jogos no ensino de química possibilitam a interação entre os estudantes e professores gerando discussões enriquecedoras durante o desenvolvimento da atividade lúdica. Assim, esse relato apresenta as experiências vivenciadas durante a aplicação de um jogo analógico com o tema substâncias e misturas, a partir da teoria da aprendizagem histórico-social, aplicado numa escola pública do Sertão do Pajeú - PE. A ação lúdica mostrou que o jogo possibilitou uma maior interação entre os alunos promovendo um ambiente favorável para a criação de novos esquemas cognitivos. Deste modo, foi perceptível que ao trilharem o tabuleiro, os jogadores (alunos) desenvolveram novas aprendizagens a partir da mediação entre os seus pares, aproximando sujeitos dantes não interessados pela temática proposta a uma completa integração a proposta lúdica pedagógica. Para os licenciandos em química, a ação demonstrou uma experiência relevante de como “fugir do ensino tradicional” e tornar o ensino mais dinâmico e participativo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1186
10.31512/encitec.v13i2.1186
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1186
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v13i2.1186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1186/623
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 2 (2023); 207-220
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333232504832