A exploração de modelos e os níveis de abstração nas construções criativas com robótica educacional
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11579 |
Resumo: | No presente estudo a robótica educacional é discutida no contexto da atividade escolar do ensino fundamental. Com base em estudos de caso, analisa a conduta dos Ss na exploração de modelos e os níveis de abstração envolvidos nas construções criativas com robótica educacional. Para tanto, foram explorados elementos teóricos envolvendo as definições de criatividade no contexto do desenvolvimento tecnológico e de robótica educacional construtivista, com base nos pressupostos da Epistemologia Genética de Jean Piaget. Foi possível observar que o uso bem sucedido dos modelos nas construções criativas esteve condicionado a possibilidade de reflexionamento e reflexão por parte dos sujeitos. Observou-se, também, que as transformações de controle podem servir de evidência para as construções criativas. Finalmente, constatouse também que a criatividade pode se revelar nas transformações do próprio pensamento, na abertura de novos possíveis, novas condições para o sujeito operar no campo das ações, mentais e objetivas, possibilitando ao sujeito exercer a criatividade e a invenção. |
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