A exploração de modelos e os níveis de abstração nas construções criativas com robótica educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Daniel de Queiroz
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11579
Resumo: No presente estudo a robótica educacional é discutida no contexto da atividade escolar do ensino fundamental. Com base em estudos de caso, analisa a conduta dos Ss na exploração de modelos e os níveis de abstração envolvidos nas construções criativas com robótica educacional. Para tanto, foram explorados elementos teóricos envolvendo as definições de criatividade no contexto do desenvolvimento tecnológico e de robótica educacional construtivista, com base nos pressupostos da Epistemologia Genética de Jean Piaget. Foi possível observar que o uso bem sucedido dos modelos nas construções criativas esteve condicionado a possibilidade de reflexionamento e reflexão por parte dos sujeitos. Observou-se, também, que as transformações de controle podem servir de evidência para as construções criativas. Finalmente, constatouse também que a criatividade pode se revelar nas transformações do próprio pensamento, na abertura de novos possíveis, novas condições para o sujeito operar no campo das ações, mentais e objetivas, possibilitando ao sujeito exercer a criatividade e a invenção.
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