Estudos envolvendo criatividade, educação física e epistemologia genética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Natálie dos Reis
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rheingantz Becker, Maria Luiza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/65546
Resumo: O objetivo deste artigo é descrever e analisar os estudos que envolvem a criatividade no contexto da escola, em especial da aula de Educação Física, considerando a teoria Piagetiana sobre a construção do conhecimento. Apresenta-se um levantamento de oito artigos publicados entre 2008 e 2018. A maior parte deles é composta por artigos experimentais com foco em métodos de ensino e sujeitos com idades entre 12 e 14 anos. Os instrumentos mais utilizados são a entrevista, o diário de classe e testes KORA. Os conteúdos que mais surgem são os esportes tradicionais, como futsal, voleibol e atletismo. Foi possível encontrar relações entre os artigos e as idéias de Piaget, apontando para uma aula de Educação Física que valoriza a reflexão sobre a ação e o desenvolvimento da criatividade.
id UFG-4_7fbb14acb560ff053d36e6e6f3aa6d21
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/65546
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling Estudos envolvendo criatividade, educação física e epistemologia genéticaEducação Física e Treinamento; Criatividade; Educação; Epistemologia Genética.O objetivo deste artigo é descrever e analisar os estudos que envolvem a criatividade no contexto da escola, em especial da aula de Educação Física, considerando a teoria Piagetiana sobre a construção do conhecimento. Apresenta-se um levantamento de oito artigos publicados entre 2008 e 2018. A maior parte deles é composta por artigos experimentais com foco em métodos de ensino e sujeitos com idades entre 12 e 14 anos. Os instrumentos mais utilizados são a entrevista, o diário de classe e testes KORA. Os conteúdos que mais surgem são os esportes tradicionais, como futsal, voleibol e atletismo. Foi possível encontrar relações entre os artigos e as idéias de Piaget, apontando para uma aula de Educação Física que valoriza a reflexão sobre a ação e o desenvolvimento da criatividade.Universidade Federal de Goiás2021-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/6554610.5216/rpp.v24.65546Pensar a Prática; Vol. 24 (2021)Pensar a Prática; v. 24 (2021)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/65546/36393Copyright (c) 2021 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Natálie dos ReisRheingantz Becker, Maria Luiza2022-03-10T13:26:58Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/65546Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:35.067169Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Estudos envolvendo criatividade, educação física e epistemologia genética
title Estudos envolvendo criatividade, educação física e epistemologia genética
spellingShingle Estudos envolvendo criatividade, educação física e epistemologia genética
Rodrigues, Natálie dos Reis
Educação Física e Treinamento; Criatividade; Educação; Epistemologia Genética.
title_short Estudos envolvendo criatividade, educação física e epistemologia genética
title_full Estudos envolvendo criatividade, educação física e epistemologia genética
title_fullStr Estudos envolvendo criatividade, educação física e epistemologia genética
title_full_unstemmed Estudos envolvendo criatividade, educação física e epistemologia genética
title_sort Estudos envolvendo criatividade, educação física e epistemologia genética
author Rodrigues, Natálie dos Reis
author_facet Rodrigues, Natálie dos Reis
Rheingantz Becker, Maria Luiza
author_role author
author2 Rheingantz Becker, Maria Luiza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Natálie dos Reis
Rheingantz Becker, Maria Luiza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física e Treinamento; Criatividade; Educação; Epistemologia Genética.
topic Educação Física e Treinamento; Criatividade; Educação; Epistemologia Genética.
description O objetivo deste artigo é descrever e analisar os estudos que envolvem a criatividade no contexto da escola, em especial da aula de Educação Física, considerando a teoria Piagetiana sobre a construção do conhecimento. Apresenta-se um levantamento de oito artigos publicados entre 2008 e 2018. A maior parte deles é composta por artigos experimentais com foco em métodos de ensino e sujeitos com idades entre 12 e 14 anos. Os instrumentos mais utilizados são a entrevista, o diário de classe e testes KORA. Os conteúdos que mais surgem são os esportes tradicionais, como futsal, voleibol e atletismo. Foi possível encontrar relações entre os artigos e as idéias de Piaget, apontando para uma aula de Educação Física que valoriza a reflexão sobre a ação e o desenvolvimento da criatividade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/65546
10.5216/rpp.v24.65546
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/65546
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v24.65546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/65546/36393
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 24 (2021)
Pensar a Prática; v. 24 (2021)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874859706089472