Estudos envolvendo criatividade, educação física e epistemologia genética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/65546 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é descrever e analisar os estudos que envolvem a criatividade no contexto da escola, em especial da aula de Educação Física, considerando a teoria Piagetiana sobre a construção do conhecimento. Apresenta-se um levantamento de oito artigos publicados entre 2008 e 2018. A maior parte deles é composta por artigos experimentais com foco em métodos de ensino e sujeitos com idades entre 12 e 14 anos. Os instrumentos mais utilizados são a entrevista, o diário de classe e testes KORA. Os conteúdos que mais surgem são os esportes tradicionais, como futsal, voleibol e atletismo. Foi possível encontrar relações entre os artigos e as idéias de Piaget, apontando para uma aula de Educação Física que valoriza a reflexão sobre a ação e o desenvolvimento da criatividade. |
id |
UFG-4_7fbb14acb560ff053d36e6e6f3aa6d21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/65546 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudos envolvendo criatividade, educação física e epistemologia genéticaEducação Física e Treinamento; Criatividade; Educação; Epistemologia Genética.O objetivo deste artigo é descrever e analisar os estudos que envolvem a criatividade no contexto da escola, em especial da aula de Educação Física, considerando a teoria Piagetiana sobre a construção do conhecimento. Apresenta-se um levantamento de oito artigos publicados entre 2008 e 2018. A maior parte deles é composta por artigos experimentais com foco em métodos de ensino e sujeitos com idades entre 12 e 14 anos. Os instrumentos mais utilizados são a entrevista, o diário de classe e testes KORA. Os conteúdos que mais surgem são os esportes tradicionais, como futsal, voleibol e atletismo. Foi possível encontrar relações entre os artigos e as idéias de Piaget, apontando para uma aula de Educação Física que valoriza a reflexão sobre a ação e o desenvolvimento da criatividade.Universidade Federal de Goiás2021-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/6554610.5216/rpp.v24.65546Pensar a Prática; Vol. 24 (2021)Pensar a Prática; v. 24 (2021)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/65546/36393Copyright (c) 2021 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Natálie dos ReisRheingantz Becker, Maria Luiza2022-03-10T13:26:58Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/65546Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:35.067169Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudos envolvendo criatividade, educação física e epistemologia genética |
title |
Estudos envolvendo criatividade, educação física e epistemologia genética |
spellingShingle |
Estudos envolvendo criatividade, educação física e epistemologia genética Rodrigues, Natálie dos Reis Educação Física e Treinamento; Criatividade; Educação; Epistemologia Genética. |
title_short |
Estudos envolvendo criatividade, educação física e epistemologia genética |
title_full |
Estudos envolvendo criatividade, educação física e epistemologia genética |
title_fullStr |
Estudos envolvendo criatividade, educação física e epistemologia genética |
title_full_unstemmed |
Estudos envolvendo criatividade, educação física e epistemologia genética |
title_sort |
Estudos envolvendo criatividade, educação física e epistemologia genética |
author |
Rodrigues, Natálie dos Reis |
author_facet |
Rodrigues, Natálie dos Reis Rheingantz Becker, Maria Luiza |
author_role |
author |
author2 |
Rheingantz Becker, Maria Luiza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Natálie dos Reis Rheingantz Becker, Maria Luiza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física e Treinamento; Criatividade; Educação; Epistemologia Genética. |
topic |
Educação Física e Treinamento; Criatividade; Educação; Epistemologia Genética. |
description |
O objetivo deste artigo é descrever e analisar os estudos que envolvem a criatividade no contexto da escola, em especial da aula de Educação Física, considerando a teoria Piagetiana sobre a construção do conhecimento. Apresenta-se um levantamento de oito artigos publicados entre 2008 e 2018. A maior parte deles é composta por artigos experimentais com foco em métodos de ensino e sujeitos com idades entre 12 e 14 anos. Os instrumentos mais utilizados são a entrevista, o diário de classe e testes KORA. Os conteúdos que mais surgem são os esportes tradicionais, como futsal, voleibol e atletismo. Foi possível encontrar relações entre os artigos e as idéias de Piaget, apontando para uma aula de Educação Física que valoriza a reflexão sobre a ação e o desenvolvimento da criatividade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/65546 10.5216/rpp.v24.65546 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/65546 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v24.65546 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/65546/36393 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 24 (2021) Pensar a Prática; v. 24 (2021) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874859706089472 |