Estudando por vídeos: o Youtube como ferramenta de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lima Velho Junges, Débora
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gatti, Amanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/88586
Resumo: O artigo tem como objetivo verificar e analisar a utilização do Youtube como ferramenta de aprendizagem, com vistas a responder as seguintes questões: os alunos do Ensino Médio utilizam o Youtube como ferramenta de aprendizagem? Em caso afirmativo, como ocorre a prática de uso do Youtube como ferramenta de aprendizagem? A fundamentação teórica é vinculada à autores que abordam a temática das tecnologias educacionais. A metodologia se constituiu na aplicação de um questionário online com alunos que frequentavam o Ensino Médio Integrado. O exercício analítico identificou, dentre outros aspectos, as seguintes recorrências: a maioria dos jovens, além de utilizarem o Youtube no seu cotidiano, também faziam seu uso para fins de aprendizagem; em sua maioria, os participantes da pesquisa acreditavam que o acesso e a visualização de vídeos disponíveis no Youtube, relacionados à aprendizagem e à construção do conhecimento, influenciavam de forma positiva em seu desempenho escolar.
id UFRGS-7_39ac6b1df3003b8184a9b5f114491e37
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/88586
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Estudando por vídeos: o Youtube como ferramenta de aprendizagemYoutube. Ferramenta de aprendizagem. Tecnologias educacionais.Youtube como ferramenta de aprendizagemO artigo tem como objetivo verificar e analisar a utilização do Youtube como ferramenta de aprendizagem, com vistas a responder as seguintes questões: os alunos do Ensino Médio utilizam o Youtube como ferramenta de aprendizagem? Em caso afirmativo, como ocorre a prática de uso do Youtube como ferramenta de aprendizagem? A fundamentação teórica é vinculada à autores que abordam a temática das tecnologias educacionais. A metodologia se constituiu na aplicação de um questionário online com alunos que frequentavam o Ensino Médio Integrado. O exercício analítico identificou, dentre outros aspectos, as seguintes recorrências: a maioria dos jovens, além de utilizarem o Youtube no seu cotidiano, também faziam seu uso para fins de aprendizagem; em sua maioria, os participantes da pesquisa acreditavam que o acesso e a visualização de vídeos disponíveis no Youtube, relacionados à aprendizagem e à construção do conhecimento, influenciavam de forma positiva em seu desempenho escolar.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8858610.22456/1982-1654.88586Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes SociaisInformática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/88586/54535Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Lima Velho Junges, DéboraGatti, Amanda2021-03-14T20:40:42Zoai:seer.ufrgs.br:article/88586Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-03-14T20:40:42Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudando por vídeos: o Youtube como ferramenta de aprendizagem
title Estudando por vídeos: o Youtube como ferramenta de aprendizagem
spellingShingle Estudando por vídeos: o Youtube como ferramenta de aprendizagem
de Lima Velho Junges, Débora
Youtube. Ferramenta de aprendizagem. Tecnologias educacionais.
Youtube como ferramenta de aprendizagem
title_short Estudando por vídeos: o Youtube como ferramenta de aprendizagem
title_full Estudando por vídeos: o Youtube como ferramenta de aprendizagem
title_fullStr Estudando por vídeos: o Youtube como ferramenta de aprendizagem
title_full_unstemmed Estudando por vídeos: o Youtube como ferramenta de aprendizagem
title_sort Estudando por vídeos: o Youtube como ferramenta de aprendizagem
author de Lima Velho Junges, Débora
author_facet de Lima Velho Junges, Débora
Gatti, Amanda
author_role author
author2 Gatti, Amanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Lima Velho Junges, Débora
Gatti, Amanda
dc.subject.por.fl_str_mv Youtube. Ferramenta de aprendizagem. Tecnologias educacionais.
Youtube como ferramenta de aprendizagem
topic Youtube. Ferramenta de aprendizagem. Tecnologias educacionais.
Youtube como ferramenta de aprendizagem
description O artigo tem como objetivo verificar e analisar a utilização do Youtube como ferramenta de aprendizagem, com vistas a responder as seguintes questões: os alunos do Ensino Médio utilizam o Youtube como ferramenta de aprendizagem? Em caso afirmativo, como ocorre a prática de uso do Youtube como ferramenta de aprendizagem? A fundamentação teórica é vinculada à autores que abordam a temática das tecnologias educacionais. A metodologia se constituiu na aplicação de um questionário online com alunos que frequentavam o Ensino Médio Integrado. O exercício analítico identificou, dentre outros aspectos, as seguintes recorrências: a maioria dos jovens, além de utilizarem o Youtube no seu cotidiano, também faziam seu uso para fins de aprendizagem; em sua maioria, os participantes da pesquisa acreditavam que o acesso e a visualização de vídeos disponíveis no Youtube, relacionados à aprendizagem e à construção do conhecimento, influenciavam de forma positiva em seu desempenho escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/88586
10.22456/1982-1654.88586
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/88586
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.88586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/88586/54535
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais
Informática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183669399552