MAPAS CONCEITUAIS: MODELAGE COLABORATIVA DO CONHECIMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amoretti, Maria Suzana Marc
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6412
Resumo: Este trabalho procura investigar as características cognitivas dos mapas conceituais para melhor aplicá-las e explrá-las na modelagem dos conceitos realizada pelos estudantes, em situação de sala de aula presencial e em situação de educação à distancia, usando o software CMap Tools desenvolvido pelo Institute for Human Cognition da Universidade de West Florida, cedido para o uso no PGIE/UFRGScomo ferramenta pedagógica. Na identificação dos principais processos cognitivos implicados na modelagem de conceitos, incluímos também a interação possibilita pelo usso deste software que permite aos alunos intervir colaborativamente na construção dos mapas conceituais uns dos outros. Além disso, o estudo das produções dos mapas conceituais dos estudantes proporciona o reconhecimento das propriedades estruturais subjacentes comuns dos conceitos dos individuos e de sua comunicação bem como a percepção da presença do desvio cognitivo que se constitui em um obstáculo significativo a aprendizage dos conceitos.
id UFRGS-7_3f54b10f56348581b6638142d7b77c26
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/6412
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling MAPAS CONCEITUAIS: MODELAGE COLABORATIVA DO CONHECIMENTOmodelização conceitualcogniçãoEADaprendizagemmapa conceitualtrabalho colaborativo..Este trabalho procura investigar as características cognitivas dos mapas conceituais para melhor aplicá-las e explrá-las na modelagem dos conceitos realizada pelos estudantes, em situação de sala de aula presencial e em situação de educação à distancia, usando o software CMap Tools desenvolvido pelo Institute for Human Cognition da Universidade de West Florida, cedido para o uso no PGIE/UFRGScomo ferramenta pedagógica. Na identificação dos principais processos cognitivos implicados na modelagem de conceitos, incluímos também a interação possibilita pelo usso deste software que permite aos alunos intervir colaborativamente na construção dos mapas conceituais uns dos outros. Além disso, o estudo das produções dos mapas conceituais dos estudantes proporciona o reconhecimento das propriedades estruturais subjacentes comuns dos conceitos dos individuos e de sua comunicação bem como a percepção da presença do desvio cognitivo que se constitui em um obstáculo significativo a aprendizage dos conceitos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2000-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/641210.22456/1982-1654.6412Computers in education: theory & practice; Vol. 3 No. 1 (2000): Novas Tecnologias na EducaçãoInformática na educação: teoria & prática; v. 3 n. 1 (2000): Novas Tecnologias na Educação1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6412/3854Amoretti, Maria Suzana MarcTarouco, Liane Margarida Rockenbachinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T13:08:04Zoai:seer.ufrgs.br:article/6412Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-24T13:08:04Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv MAPAS CONCEITUAIS: MODELAGE COLABORATIVA DO CONHECIMENTO
title MAPAS CONCEITUAIS: MODELAGE COLABORATIVA DO CONHECIMENTO
spellingShingle MAPAS CONCEITUAIS: MODELAGE COLABORATIVA DO CONHECIMENTO
Amoretti, Maria Suzana Marc
modelização conceitual
cognição
EAD
aprendizagem
mapa conceitual
trabalho colaborativo..
title_short MAPAS CONCEITUAIS: MODELAGE COLABORATIVA DO CONHECIMENTO
title_full MAPAS CONCEITUAIS: MODELAGE COLABORATIVA DO CONHECIMENTO
title_fullStr MAPAS CONCEITUAIS: MODELAGE COLABORATIVA DO CONHECIMENTO
title_full_unstemmed MAPAS CONCEITUAIS: MODELAGE COLABORATIVA DO CONHECIMENTO
title_sort MAPAS CONCEITUAIS: MODELAGE COLABORATIVA DO CONHECIMENTO
author Amoretti, Maria Suzana Marc
author_facet Amoretti, Maria Suzana Marc
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
author_role author
author2 Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amoretti, Maria Suzana Marc
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
dc.subject.por.fl_str_mv modelização conceitual
cognição
EAD
aprendizagem
mapa conceitual
trabalho colaborativo..
topic modelização conceitual
cognição
EAD
aprendizagem
mapa conceitual
trabalho colaborativo..
description Este trabalho procura investigar as características cognitivas dos mapas conceituais para melhor aplicá-las e explrá-las na modelagem dos conceitos realizada pelos estudantes, em situação de sala de aula presencial e em situação de educação à distancia, usando o software CMap Tools desenvolvido pelo Institute for Human Cognition da Universidade de West Florida, cedido para o uso no PGIE/UFRGScomo ferramenta pedagógica. Na identificação dos principais processos cognitivos implicados na modelagem de conceitos, incluímos também a interação possibilita pelo usso deste software que permite aos alunos intervir colaborativamente na construção dos mapas conceituais uns dos outros. Além disso, o estudo das produções dos mapas conceituais dos estudantes proporciona o reconhecimento das propriedades estruturais subjacentes comuns dos conceitos dos individuos e de sua comunicação bem como a percepção da presença do desvio cognitivo que se constitui em um obstáculo significativo a aprendizage dos conceitos.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6412
10.22456/1982-1654.6412
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6412
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.6412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6412/3854
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 3 No. 1 (2000): Novas Tecnologias na Educação
Informática na educação: teoria & prática; v. 3 n. 1 (2000): Novas Tecnologias na Educação
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766181620482048