MAPAS CONCEITUAIS: MODELAGE COLABORATIVA DO CONHECIMENTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6412 |
Resumo: | Este trabalho procura investigar as características cognitivas dos mapas conceituais para melhor aplicá-las e explrá-las na modelagem dos conceitos realizada pelos estudantes, em situação de sala de aula presencial e em situação de educação à distancia, usando o software CMap Tools desenvolvido pelo Institute for Human Cognition da Universidade de West Florida, cedido para o uso no PGIE/UFRGScomo ferramenta pedagógica. Na identificação dos principais processos cognitivos implicados na modelagem de conceitos, incluímos também a interação possibilita pelo usso deste software que permite aos alunos intervir colaborativamente na construção dos mapas conceituais uns dos outros. Além disso, o estudo das produções dos mapas conceituais dos estudantes proporciona o reconhecimento das propriedades estruturais subjacentes comuns dos conceitos dos individuos e de sua comunicação bem como a percepção da presença do desvio cognitivo que se constitui em um obstáculo significativo a aprendizage dos conceitos. |
id |
UFRGS-7_3f54b10f56348581b6638142d7b77c26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/6412 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
MAPAS CONCEITUAIS: MODELAGE COLABORATIVA DO CONHECIMENTOmodelização conceitualcogniçãoEADaprendizagemmapa conceitualtrabalho colaborativo..Este trabalho procura investigar as características cognitivas dos mapas conceituais para melhor aplicá-las e explrá-las na modelagem dos conceitos realizada pelos estudantes, em situação de sala de aula presencial e em situação de educação à distancia, usando o software CMap Tools desenvolvido pelo Institute for Human Cognition da Universidade de West Florida, cedido para o uso no PGIE/UFRGScomo ferramenta pedagógica. Na identificação dos principais processos cognitivos implicados na modelagem de conceitos, incluímos também a interação possibilita pelo usso deste software que permite aos alunos intervir colaborativamente na construção dos mapas conceituais uns dos outros. Além disso, o estudo das produções dos mapas conceituais dos estudantes proporciona o reconhecimento das propriedades estruturais subjacentes comuns dos conceitos dos individuos e de sua comunicação bem como a percepção da presença do desvio cognitivo que se constitui em um obstáculo significativo a aprendizage dos conceitos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2000-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/641210.22456/1982-1654.6412Computers in education: theory & practice; Vol. 3 No. 1 (2000): Novas Tecnologias na EducaçãoInformática na educação: teoria & prática; v. 3 n. 1 (2000): Novas Tecnologias na Educação1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6412/3854Amoretti, Maria Suzana MarcTarouco, Liane Margarida Rockenbachinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T13:08:04Zoai:seer.ufrgs.br:article/6412Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-24T13:08:04Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MAPAS CONCEITUAIS: MODELAGE COLABORATIVA DO CONHECIMENTO |
title |
MAPAS CONCEITUAIS: MODELAGE COLABORATIVA DO CONHECIMENTO |
spellingShingle |
MAPAS CONCEITUAIS: MODELAGE COLABORATIVA DO CONHECIMENTO Amoretti, Maria Suzana Marc modelização conceitual cognição EAD aprendizagem mapa conceitual trabalho colaborativo.. |
title_short |
MAPAS CONCEITUAIS: MODELAGE COLABORATIVA DO CONHECIMENTO |
title_full |
MAPAS CONCEITUAIS: MODELAGE COLABORATIVA DO CONHECIMENTO |
title_fullStr |
MAPAS CONCEITUAIS: MODELAGE COLABORATIVA DO CONHECIMENTO |
title_full_unstemmed |
MAPAS CONCEITUAIS: MODELAGE COLABORATIVA DO CONHECIMENTO |
title_sort |
MAPAS CONCEITUAIS: MODELAGE COLABORATIVA DO CONHECIMENTO |
author |
Amoretti, Maria Suzana Marc |
author_facet |
Amoretti, Maria Suzana Marc Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
author_role |
author |
author2 |
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amoretti, Maria Suzana Marc Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
dc.subject.por.fl_str_mv |
modelização conceitual cognição EAD aprendizagem mapa conceitual trabalho colaborativo.. |
topic |
modelização conceitual cognição EAD aprendizagem mapa conceitual trabalho colaborativo.. |
description |
Este trabalho procura investigar as características cognitivas dos mapas conceituais para melhor aplicá-las e explrá-las na modelagem dos conceitos realizada pelos estudantes, em situação de sala de aula presencial e em situação de educação à distancia, usando o software CMap Tools desenvolvido pelo Institute for Human Cognition da Universidade de West Florida, cedido para o uso no PGIE/UFRGScomo ferramenta pedagógica. Na identificação dos principais processos cognitivos implicados na modelagem de conceitos, incluímos também a interação possibilita pelo usso deste software que permite aos alunos intervir colaborativamente na construção dos mapas conceituais uns dos outros. Além disso, o estudo das produções dos mapas conceituais dos estudantes proporciona o reconhecimento das propriedades estruturais subjacentes comuns dos conceitos dos individuos e de sua comunicação bem como a percepção da presença do desvio cognitivo que se constitui em um obstáculo significativo a aprendizage dos conceitos. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6412 10.22456/1982-1654.6412 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6412 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.6412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6412/3854 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 3 No. 1 (2000): Novas Tecnologias na Educação Informática na educação: teoria & prática; v. 3 n. 1 (2000): Novas Tecnologias na Educação 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766181620482048 |