Desenho de uma metodologia de intervenção a distância para apropriação e uso dos mapas conceituais em atividades educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/34276 |
Resumo: | Este trabalho apresenta o desenho de uma metodologia de intervenção interativa a distância que visa a potencialização de espaços de aprendizagem coletivas disponibilizados por um portal educacional que visa a apropriação e uso de uma abordagem construtivista dos mapas conceituais. Os resultados desta pesquisa consistem em um conjunto de atividades e procedimentos utilizados bem como a descrição das condutas adotadas pelos docentes nas intervenções a distância. Tais condutas estão categorizadas tanto em relação aos dispositivos usados quanto em relação ao feedback dos educadores em formação nos cursos. |
id |
UFRGS-2_f9ce7e5e3477e361218d03ed4cc9875c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/34276 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dutra, Italo ModestoEstrázulas, Mônica Baptista PereiraPiccinini, Carlos Augusto2011-11-11T01:18:54Z20071679-1916http://hdl.handle.net/10183/34276000684641Este trabalho apresenta o desenho de uma metodologia de intervenção interativa a distância que visa a potencialização de espaços de aprendizagem coletivas disponibilizados por um portal educacional que visa a apropriação e uso de uma abordagem construtivista dos mapas conceituais. Os resultados desta pesquisa consistem em um conjunto de atividades e procedimentos utilizados bem como a descrição das condutas adotadas pelos docentes nas intervenções a distância. Tais condutas estão categorizadas tanto em relação aos dispositivos usados quanto em relação ao feedback dos educadores em formação nos cursos.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. 10 f.Mapa conceitualMapa conceitual : Psicologia da aprendizagemDesenho de uma metodologia de intervenção a distância para apropriação e uso dos mapas conceituais em atividades educacionaisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000684641.pdf000684641.pdfTexto completoapplication/pdf475478http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34276/1/000684641.pdfd478c34d74b24e563ba6cf51fa86a2b7MD51TEXT000684641.pdf.txt000684641.pdf.txtExtracted Texttext/plain28414http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34276/2/000684641.pdf.txt7a87681ee3b45021d9f29d83a4300438MD52THUMBNAIL000684641.pdf.jpg000684641.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1845http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34276/3/000684641.pdf.jpg642a70299270540f939b8eb091d2a025MD5310183/342762018-10-10 07:52:45.642oai:www.lume.ufrgs.br:10183/34276Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:52:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenho de uma metodologia de intervenção a distância para apropriação e uso dos mapas conceituais em atividades educacionais |
title |
Desenho de uma metodologia de intervenção a distância para apropriação e uso dos mapas conceituais em atividades educacionais |
spellingShingle |
Desenho de uma metodologia de intervenção a distância para apropriação e uso dos mapas conceituais em atividades educacionais Dutra, Italo Modesto Mapa conceitual Mapa conceitual : Psicologia da aprendizagem |
title_short |
Desenho de uma metodologia de intervenção a distância para apropriação e uso dos mapas conceituais em atividades educacionais |
title_full |
Desenho de uma metodologia de intervenção a distância para apropriação e uso dos mapas conceituais em atividades educacionais |
title_fullStr |
Desenho de uma metodologia de intervenção a distância para apropriação e uso dos mapas conceituais em atividades educacionais |
title_full_unstemmed |
Desenho de uma metodologia de intervenção a distância para apropriação e uso dos mapas conceituais em atividades educacionais |
title_sort |
Desenho de uma metodologia de intervenção a distância para apropriação e uso dos mapas conceituais em atividades educacionais |
author |
Dutra, Italo Modesto |
author_facet |
Dutra, Italo Modesto Estrázulas, Mônica Baptista Pereira Piccinini, Carlos Augusto |
author_role |
author |
author2 |
Estrázulas, Mônica Baptista Pereira Piccinini, Carlos Augusto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra, Italo Modesto Estrázulas, Mônica Baptista Pereira Piccinini, Carlos Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mapa conceitual Mapa conceitual : Psicologia da aprendizagem |
topic |
Mapa conceitual Mapa conceitual : Psicologia da aprendizagem |
description |
Este trabalho apresenta o desenho de uma metodologia de intervenção interativa a distância que visa a potencialização de espaços de aprendizagem coletivas disponibilizados por um portal educacional que visa a apropriação e uso de uma abordagem construtivista dos mapas conceituais. Os resultados desta pesquisa consistem em um conjunto de atividades e procedimentos utilizados bem como a descrição das condutas adotadas pelos docentes nas intervenções a distância. Tais condutas estão categorizadas tanto em relação aos dispositivos usados quanto em relação ao feedback dos educadores em formação nos cursos. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-11-11T01:18:54Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/34276 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000684641 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000684641 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/34276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. 10 f. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34276/1/000684641.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34276/2/000684641.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34276/3/000684641.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d478c34d74b24e563ba6cf51fa86a2b7 7a87681ee3b45021d9f29d83a4300438 642a70299270540f939b8eb091d2a025 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447437779664896 |