Desenho de uma metodologia de intervenção a distância para apropriação e uso dos mapas conceituais em atividades educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Italo Modesto
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Estrázulas, Mônica Baptista Pereira, Piccinini, Carlos Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/34276
Resumo: Este trabalho apresenta o desenho de uma metodologia de intervenção interativa a distância que visa a potencialização de espaços de aprendizagem coletivas disponibilizados por um portal educacional que visa a apropriação e uso de uma abordagem construtivista dos mapas conceituais. Os resultados desta pesquisa consistem em um conjunto de atividades e procedimentos utilizados bem como a descrição das condutas adotadas pelos docentes nas intervenções a distância. Tais condutas estão categorizadas tanto em relação aos dispositivos usados quanto em relação ao feedback dos educadores em formação nos cursos.
id UFRGS-2_f9ce7e5e3477e361218d03ed4cc9875c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/34276
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dutra, Italo ModestoEstrázulas, Mônica Baptista PereiraPiccinini, Carlos Augusto2011-11-11T01:18:54Z20071679-1916http://hdl.handle.net/10183/34276000684641Este trabalho apresenta o desenho de uma metodologia de intervenção interativa a distância que visa a potencialização de espaços de aprendizagem coletivas disponibilizados por um portal educacional que visa a apropriação e uso de uma abordagem construtivista dos mapas conceituais. Os resultados desta pesquisa consistem em um conjunto de atividades e procedimentos utilizados bem como a descrição das condutas adotadas pelos docentes nas intervenções a distância. Tais condutas estão categorizadas tanto em relação aos dispositivos usados quanto em relação ao feedback dos educadores em formação nos cursos.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. 10 f.Mapa conceitualMapa conceitual : Psicologia da aprendizagemDesenho de uma metodologia de intervenção a distância para apropriação e uso dos mapas conceituais em atividades educacionaisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000684641.pdf000684641.pdfTexto completoapplication/pdf475478http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34276/1/000684641.pdfd478c34d74b24e563ba6cf51fa86a2b7MD51TEXT000684641.pdf.txt000684641.pdf.txtExtracted Texttext/plain28414http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34276/2/000684641.pdf.txt7a87681ee3b45021d9f29d83a4300438MD52THUMBNAIL000684641.pdf.jpg000684641.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1845http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34276/3/000684641.pdf.jpg642a70299270540f939b8eb091d2a025MD5310183/342762018-10-10 07:52:45.642oai:www.lume.ufrgs.br:10183/34276Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:52:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenho de uma metodologia de intervenção a distância para apropriação e uso dos mapas conceituais em atividades educacionais
title Desenho de uma metodologia de intervenção a distância para apropriação e uso dos mapas conceituais em atividades educacionais
spellingShingle Desenho de uma metodologia de intervenção a distância para apropriação e uso dos mapas conceituais em atividades educacionais
Dutra, Italo Modesto
Mapa conceitual
Mapa conceitual : Psicologia da aprendizagem
title_short Desenho de uma metodologia de intervenção a distância para apropriação e uso dos mapas conceituais em atividades educacionais
title_full Desenho de uma metodologia de intervenção a distância para apropriação e uso dos mapas conceituais em atividades educacionais
title_fullStr Desenho de uma metodologia de intervenção a distância para apropriação e uso dos mapas conceituais em atividades educacionais
title_full_unstemmed Desenho de uma metodologia de intervenção a distância para apropriação e uso dos mapas conceituais em atividades educacionais
title_sort Desenho de uma metodologia de intervenção a distância para apropriação e uso dos mapas conceituais em atividades educacionais
author Dutra, Italo Modesto
author_facet Dutra, Italo Modesto
Estrázulas, Mônica Baptista Pereira
Piccinini, Carlos Augusto
author_role author
author2 Estrázulas, Mônica Baptista Pereira
Piccinini, Carlos Augusto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Italo Modesto
Estrázulas, Mônica Baptista Pereira
Piccinini, Carlos Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Mapa conceitual
Mapa conceitual : Psicologia da aprendizagem
topic Mapa conceitual
Mapa conceitual : Psicologia da aprendizagem
description Este trabalho apresenta o desenho de uma metodologia de intervenção interativa a distância que visa a potencialização de espaços de aprendizagem coletivas disponibilizados por um portal educacional que visa a apropriação e uso de uma abordagem construtivista dos mapas conceituais. Os resultados desta pesquisa consistem em um conjunto de atividades e procedimentos utilizados bem como a descrição das condutas adotadas pelos docentes nas intervenções a distância. Tais condutas estão categorizadas tanto em relação aos dispositivos usados quanto em relação ao feedback dos educadores em formação nos cursos.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-11-11T01:18:54Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/34276
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000684641
identifier_str_mv 1679-1916
000684641
url http://hdl.handle.net/10183/34276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. 10 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34276/1/000684641.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34276/2/000684641.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34276/3/000684641.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d478c34d74b24e563ba6cf51fa86a2b7
7a87681ee3b45021d9f29d83a4300438
642a70299270540f939b8eb091d2a025
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790178720382976