Tecnologia assistiva de baixo custo no atendimento de alunos com deficiência física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sameshima, Fabiana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Felipe, Lima, Nayelin, Gonçalves, Flavia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43429
Resumo: O objetivo deste trabalho foi inserir recursos e procedimentos da tecnologia assistiva no atendimento de alunos com deficiência física. Participaram dois alunos com idades entre 17 e 19 anos, com diagnóstico de encefalopatia crônica não progressiva, sem alterações cognitivas, auditivas e visuais, sem linguagem oral. Os alunos frequentam sala de recurso multifuncional, atendimentos fonoaudiológicos e musicoterapia em um Núcleo de Apoio Integrado ao Atendimento Educacional Especializado. A coleta ocorreu no período de julho a dezembro de 2012. As etapas da pesquisa foram divididas em cinco procedimentos: 1- Uso de acionadores e mouses adaptados; 2- Uso de teclados adaptados; 3- Confecção de pranchas de comunicação suplementar e alternativa; 4- Utilização da prancha em ambientes naturais e 5- Capacitação dos familiares para o uso dos recursos. Os resultados indicaram que os recursos da TA possibilitaram aos alunos maior independência comunicativa, assim como possibilidades de interação com o contexto social, familiar e escolar.
id UFRGS-7_41815b21807b911a915adb40382e34cb
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/43429
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Tecnologia assistiva de baixo custo no atendimento de alunos com deficiência físicaTecnologia assistiva. Comunicação suplementar e alternativa. InclusãoComunicação AlternativaO objetivo deste trabalho foi inserir recursos e procedimentos da tecnologia assistiva no atendimento de alunos com deficiência física. Participaram dois alunos com idades entre 17 e 19 anos, com diagnóstico de encefalopatia crônica não progressiva, sem alterações cognitivas, auditivas e visuais, sem linguagem oral. Os alunos frequentam sala de recurso multifuncional, atendimentos fonoaudiológicos e musicoterapia em um Núcleo de Apoio Integrado ao Atendimento Educacional Especializado. A coleta ocorreu no período de julho a dezembro de 2012. As etapas da pesquisa foram divididas em cinco procedimentos: 1- Uso de acionadores e mouses adaptados; 2- Uso de teclados adaptados; 3- Confecção de pranchas de comunicação suplementar e alternativa; 4- Utilização da prancha em ambientes naturais e 5- Capacitação dos familiares para o uso dos recursos. Os resultados indicaram que os recursos da TA possibilitaram aos alunos maior independência comunicativa, assim como possibilidades de interação com o contexto social, familiar e escolar.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4342910.22456/1982-1654.43429Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 2 (2013): Alternative Communication, Technology and Practice Assistive Social and PedagogicalInformática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 2 (2013): Comunicação Alternativa, Tecnologia Assistiva, Práticas Sociais e Pedagógicas1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43429/28006Sameshima, FabianaSilva, FelipeLima, NayelinGonçalves, Flaviainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-22T23:07:57Zoai:seer.ufrgs.br:article/43429Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2013-12-22T23:07:57Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia assistiva de baixo custo no atendimento de alunos com deficiência física
title Tecnologia assistiva de baixo custo no atendimento de alunos com deficiência física
spellingShingle Tecnologia assistiva de baixo custo no atendimento de alunos com deficiência física
Sameshima, Fabiana
Tecnologia assistiva. Comunicação suplementar e alternativa. Inclusão
Comunicação Alternativa
title_short Tecnologia assistiva de baixo custo no atendimento de alunos com deficiência física
title_full Tecnologia assistiva de baixo custo no atendimento de alunos com deficiência física
title_fullStr Tecnologia assistiva de baixo custo no atendimento de alunos com deficiência física
title_full_unstemmed Tecnologia assistiva de baixo custo no atendimento de alunos com deficiência física
title_sort Tecnologia assistiva de baixo custo no atendimento de alunos com deficiência física
author Sameshima, Fabiana
author_facet Sameshima, Fabiana
Silva, Felipe
Lima, Nayelin
Gonçalves, Flavia
author_role author
author2 Silva, Felipe
Lima, Nayelin
Gonçalves, Flavia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sameshima, Fabiana
Silva, Felipe
Lima, Nayelin
Gonçalves, Flavia
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia assistiva. Comunicação suplementar e alternativa. Inclusão
Comunicação Alternativa
topic Tecnologia assistiva. Comunicação suplementar e alternativa. Inclusão
Comunicação Alternativa
description O objetivo deste trabalho foi inserir recursos e procedimentos da tecnologia assistiva no atendimento de alunos com deficiência física. Participaram dois alunos com idades entre 17 e 19 anos, com diagnóstico de encefalopatia crônica não progressiva, sem alterações cognitivas, auditivas e visuais, sem linguagem oral. Os alunos frequentam sala de recurso multifuncional, atendimentos fonoaudiológicos e musicoterapia em um Núcleo de Apoio Integrado ao Atendimento Educacional Especializado. A coleta ocorreu no período de julho a dezembro de 2012. As etapas da pesquisa foram divididas em cinco procedimentos: 1- Uso de acionadores e mouses adaptados; 2- Uso de teclados adaptados; 3- Confecção de pranchas de comunicação suplementar e alternativa; 4- Utilização da prancha em ambientes naturais e 5- Capacitação dos familiares para o uso dos recursos. Os resultados indicaram que os recursos da TA possibilitaram aos alunos maior independência comunicativa, assim como possibilidades de interação com o contexto social, familiar e escolar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43429
10.22456/1982-1654.43429
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43429
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.43429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43429/28006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 2 (2013): Alternative Communication, Technology and Practice Assistive Social and Pedagogical
Informática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 2 (2013): Comunicação Alternativa, Tecnologia Assistiva, Práticas Sociais e Pedagógicas
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183091634176