Tecnologia assistiva de baixo custo no atendimento de alunos com deficiência física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43429 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi inserir recursos e procedimentos da tecnologia assistiva no atendimento de alunos com deficiência física. Participaram dois alunos com idades entre 17 e 19 anos, com diagnóstico de encefalopatia crônica não progressiva, sem alterações cognitivas, auditivas e visuais, sem linguagem oral. Os alunos frequentam sala de recurso multifuncional, atendimentos fonoaudiológicos e musicoterapia em um Núcleo de Apoio Integrado ao Atendimento Educacional Especializado. A coleta ocorreu no período de julho a dezembro de 2012. As etapas da pesquisa foram divididas em cinco procedimentos: 1- Uso de acionadores e mouses adaptados; 2- Uso de teclados adaptados; 3- Confecção de pranchas de comunicação suplementar e alternativa; 4- Utilização da prancha em ambientes naturais e 5- Capacitação dos familiares para o uso dos recursos. Os resultados indicaram que os recursos da TA possibilitaram aos alunos maior independência comunicativa, assim como possibilidades de interação com o contexto social, familiar e escolar. |
id |
UFRGS-7_41815b21807b911a915adb40382e34cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/43429 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologia assistiva de baixo custo no atendimento de alunos com deficiência físicaTecnologia assistiva. Comunicação suplementar e alternativa. InclusãoComunicação AlternativaO objetivo deste trabalho foi inserir recursos e procedimentos da tecnologia assistiva no atendimento de alunos com deficiência física. Participaram dois alunos com idades entre 17 e 19 anos, com diagnóstico de encefalopatia crônica não progressiva, sem alterações cognitivas, auditivas e visuais, sem linguagem oral. Os alunos frequentam sala de recurso multifuncional, atendimentos fonoaudiológicos e musicoterapia em um Núcleo de Apoio Integrado ao Atendimento Educacional Especializado. A coleta ocorreu no período de julho a dezembro de 2012. As etapas da pesquisa foram divididas em cinco procedimentos: 1- Uso de acionadores e mouses adaptados; 2- Uso de teclados adaptados; 3- Confecção de pranchas de comunicação suplementar e alternativa; 4- Utilização da prancha em ambientes naturais e 5- Capacitação dos familiares para o uso dos recursos. Os resultados indicaram que os recursos da TA possibilitaram aos alunos maior independência comunicativa, assim como possibilidades de interação com o contexto social, familiar e escolar.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4342910.22456/1982-1654.43429Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 2 (2013): Alternative Communication, Technology and Practice Assistive Social and PedagogicalInformática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 2 (2013): Comunicação Alternativa, Tecnologia Assistiva, Práticas Sociais e Pedagógicas1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43429/28006Sameshima, FabianaSilva, FelipeLima, NayelinGonçalves, Flaviainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-22T23:07:57Zoai:seer.ufrgs.br:article/43429Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2013-12-22T23:07:57Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia assistiva de baixo custo no atendimento de alunos com deficiência física |
title |
Tecnologia assistiva de baixo custo no atendimento de alunos com deficiência física |
spellingShingle |
Tecnologia assistiva de baixo custo no atendimento de alunos com deficiência física Sameshima, Fabiana Tecnologia assistiva. Comunicação suplementar e alternativa. Inclusão Comunicação Alternativa |
title_short |
Tecnologia assistiva de baixo custo no atendimento de alunos com deficiência física |
title_full |
Tecnologia assistiva de baixo custo no atendimento de alunos com deficiência física |
title_fullStr |
Tecnologia assistiva de baixo custo no atendimento de alunos com deficiência física |
title_full_unstemmed |
Tecnologia assistiva de baixo custo no atendimento de alunos com deficiência física |
title_sort |
Tecnologia assistiva de baixo custo no atendimento de alunos com deficiência física |
author |
Sameshima, Fabiana |
author_facet |
Sameshima, Fabiana Silva, Felipe Lima, Nayelin Gonçalves, Flavia |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Felipe Lima, Nayelin Gonçalves, Flavia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sameshima, Fabiana Silva, Felipe Lima, Nayelin Gonçalves, Flavia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia assistiva. Comunicação suplementar e alternativa. Inclusão Comunicação Alternativa |
topic |
Tecnologia assistiva. Comunicação suplementar e alternativa. Inclusão Comunicação Alternativa |
description |
O objetivo deste trabalho foi inserir recursos e procedimentos da tecnologia assistiva no atendimento de alunos com deficiência física. Participaram dois alunos com idades entre 17 e 19 anos, com diagnóstico de encefalopatia crônica não progressiva, sem alterações cognitivas, auditivas e visuais, sem linguagem oral. Os alunos frequentam sala de recurso multifuncional, atendimentos fonoaudiológicos e musicoterapia em um Núcleo de Apoio Integrado ao Atendimento Educacional Especializado. A coleta ocorreu no período de julho a dezembro de 2012. As etapas da pesquisa foram divididas em cinco procedimentos: 1- Uso de acionadores e mouses adaptados; 2- Uso de teclados adaptados; 3- Confecção de pranchas de comunicação suplementar e alternativa; 4- Utilização da prancha em ambientes naturais e 5- Capacitação dos familiares para o uso dos recursos. Os resultados indicaram que os recursos da TA possibilitaram aos alunos maior independência comunicativa, assim como possibilidades de interação com o contexto social, familiar e escolar. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43429 10.22456/1982-1654.43429 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43429 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.43429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43429/28006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 2 (2013): Alternative Communication, Technology and Practice Assistive Social and Pedagogical Informática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 2 (2013): Comunicação Alternativa, Tecnologia Assistiva, Práticas Sociais e Pedagógicas 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183091634176 |